..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 17/02/2014
 
Encontros regionais discutem desafios da agropecuária
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

Encontros regionais discutem desafios da agropecuária

Loc: A Secretaria de Agricultura de Minas Gerais realiza em fevereiro uma série de encontros regionais. O objetivo é debater os desafios do setor agropecuário. Após os encontros, será elaborada uma agenda estratégica, que norteará as políticas públicas do setor até 2030. O primeiro acontece encontro nesta terça-feira, dia 17, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Em pauta, na agenda, estão os grandes desafios para humanidade nas próximas décadas ligados à agricultura como pobreza, produção de alimentos, meio ambiente, recursos hídricos e energia. O secretário de Agricultura, Zé Silva comenta as ações da agenda:
Sonora: Zé Silva
Começa: “ A primeira ação ...”
Termina: “...seu produto.”
Tempo:03' 

Nota pé: Os próximos encontros serão no dia 19, em Unaí; dia 21, em Almenara; dia 24, em Montes Claros; dia 25 em Governador Valadares; dia 26 em Divinópolis e fechando os encontros, dia 27, em Alfenas, no Sul de Minas.
Tempo:03'56"
BG

Minas Gerais proíbe uso de Benzoato de Emamectina

Loc: O IMA proibiu a aplicação de defensivos à base de Benzoato de Emamectina no combate à Helicoverpa armigera. A decisão atendeu a parecer do Ministério Público Federal, apesar de Minas Gerais ter declarado “emergência fitossanitária” desde novembro de 2013. A justificativa do IMA é de que o estado pratica o sistema de “vazio sanitário” nas culturas de soja, algodão e feijão. O instituto sustenta ainda que as lavouras têm acompanhamento de engenheiros agrônomos, e que Minas Gerais já possui 18 produtos cadastrados para o controle da helicoverpa. Até agora 89 municípios mineiros foram infestados pela lagarta. O MP diz que recomendou a proibição de acordo com decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que proibiu a substância em anos anteriores.
Tempo:47"
BG

Embrapa pesquisa cultivar de sorgo para geração de energia

Loc: A Embrapa tem desenvolvido uma tecnologia de geração energia a partir do processamento de sorgo biomassa. A semente está sendo cultivada, especificamente para esse fim, em um projeto-piloto no Triângulo Mineiro e, em breve, vai passar a ser comercializada em todo o país. Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo André May, o material está em processo de registro junto ao Ministério da Agricultura. Em seguida, a tecnologia será repassada para um licenciado que comercializará o produto. A escolha do sorgo se justifica pelos baixos custos e rapidez de cultivo, além do fato de o processo ser totalmente mecanizável. A planta será utilizada de forma complementar a duas culturas já destinadas aos insumos energéticos: a cana-de-açúcar e o eucalipto. Na comparação com os outros dois produtos, o sorgo se mostrou rentável e lucrativo. Além disso, possui um ciclo produtivo mais rápido, o que o torna um diferencial competitivo.
Tempo:56"
BG

Extrativismo do pequi amplia renda no Norte de Minas

Loc: O consumo e a comercialização do pequi in natura é uma importante fonte de renda para a população do Norte de Minas. O fruto é encontrado com abundância no cerrado. Em Jequitaí, o extrativismo do pequi se concentra entre os meses de dezembro e janeiro. Nessa época, o fruto é um reforço alimentar e de renda para aproximadamente 300 famílias extrativistas do município. Com o objetivo de incentivar a prática e a conservação do cerrado, os técnicos da Emater-MG fizeram recentemente duas capacitações em beneficiamento do fruto nas comunidades rurais de Lavandeira e Barrocão. Trinta agricultores familiares participaram. Durante o curso, eles aprenderam a fazer polpa de pequi em conserva, pequi congelado, além de boas práticas de fabricação de alimentos e manejo para o extrativismo sustentável. Segundo o extensionista da Emater Minas João Denilson Oliveira, o processamento aumenta o prazo de validade do produto e pode também aumentar o lucro em até duas vezes, quando comparado com a venda do fruto in natura.
Tempo:57"
Tempo total:06'37"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados