..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 14/02/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 14/02/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO -  14/02/2013

VH/AB ERTURA

Loc:
Olá, amigos!  2014 tem sido um ano atípico por causa da estiagem nos meses de janeiro e fevereiro. Os produtores vem sofrendo com a falta da chuva e as hortaliças, precisam de mais irrigação, o que eleva os custos de produção. E pesquisa internacional aponta que Brasil está em segundo lugar entre os países que mais cultivam transgênicos no mundo. Confira ainda a agenda de eventos agropecuários no Estado e a previsão do tempo.

VH/ FIQUE POR DENTRO

Estiagem ameaça produção de hortaliças

Loc:
Os meses de janeiro e fevereiro são marcados por fortes chuvas e temporais, que danificam plantações. Mas 2014 tem sido um ano atípico, pois os produtores vem sofrendo com a falta da chuva. As hortaliças, sem chuva, não vingam o suficiente, sendo assim, é preciso aumentar a irrigação e elevar o custo de produção para tentar salvar as plantações. Mas até agora a falta de chuva não afetou as produções e nem os preços diz o coordenador de Horticultura da Emater Minas, Georgeton Silveira.
Sonora: Georgeton Silveira
Começa: “ Por enquanto ”
Termina: “ queda de  34 por cento ”
Tempo: 01'09"

Nota pé:
De acordo com o Ceasa, entre as hortaliças que também apresentaram queda anual, estão também a alface com 13 por cento, a moranga híbrida com 12 e meio por cento e a cenoura com dois vírgula 4 por cento. Entre as altas, o destaque é o berinjela com aumento de 81 por cento nos preços, apesar do aumento na oferta do legume em quase 20 por cento.
Tempo:02'03"
BG

Brasil é o segundo país que mais cultiva transgênicos

Loc:
O Brasil ocupa o segundo lugar entre os países que mais cultivam transgênicos ou variedades geneticamente modificadas de grãos e fibras do mundo. O país perde apenas para os Estados Unidos, segundo documento divulgado no, dia 13, pelo Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (I.S.A.A.A, na sigla em inglês). Em 2013, os produtores brasileiros cultivaram 40 milhões de hectares com soja, milho e algodão transgênicos, enquanto os norte-americanos semearam 70 milhões de hectares. A Argentina ficou em terceiro lugar, com 24 milhões de hectares. Entre 2012 e 2013, o Brasil registrou aumento de 10 por cento na área plantada, com adoção de 92 por cento para a soja, 90 por cento para o milho e 47 por cento para o algodão.
Tempo:46"
BG

Negócios na Femagri devem superar edições anteriores

Loc:
A reação dos preços do café no mercado contribuiu para o fechamento de bons negócios na Femagri, feira de máquinas e equipamentos voltados para o setor que aconteceu até sexta, dia 14, em Guaxupé, no Sul de Minas. Apesar da cautela com relação ao mercado e a estiagem, a feira está surpreendendo os organizadores em movimento de produtores e volume de negócios. No primeiro dia do evento, sete mil pessoas compareceram. De acordo com o superintendente de Desenvolvimento do Cooperado, Jose Eduardo Santos Junior, em comparação aos dois últimos anos, houve de 40 a 45 por cento a mais de negócios em 2014. Em as razões para esse crescimento, está a escassez de mão-de-obra que obriga os cafeicultores a investir mais em equipamentos e máquinas.
Tempo:43"

Economia com o Horário de Verão de é 0,5% em MG

Loc:
O Horário de Verão termina à zero hora do próximo domingo, dia 16, quando os relógios das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste devem ser atrasados em uma hora. Nos 119 dias de vigência da medida, a Cemig verificou, em sua área de concessão, uma redução diária da demanda máxima de 4 por cento, o que equivale a 340 MW, valor 6 por cento superior ao ano passado. Essa energia é suficiente para atender uma demanda de ponta de uma cidade de 750 mil habitantes, equivalente à soma das cidades de Juiz de Fora e Sete Lagoas. Além disso, com relação ao consumo de energia, foi obtida uma economia de meio por cento, que representa 35 megawatts médios  ou cerca de 100 mil megawatts hora, durante todo o período do Horário de Verão. Essa economia é suficiente para abastecer Belo Horizonte durante oito dias. No Brasil todo,  a economia no sistema elétrico foi de quatro e meio por cento de redução na demanda máxima. Essa redução de demanda seria suficiente para abastecer uma cidade com cinco milhões de habitantes no horário de pico.
Tempo:01'04"
Tempo total:04'37"

VH/O TEMPO (14/02/14)

Loc:
Em Minas Gerais, a frente fria traz chuvas generalizadas para o Triângulo e Sul do Estado. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
No sábado, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Triangulo, Alto Paranaíba, Sul, Sudoeste e Oeste. Céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isolada no Noroeste, Zona da Mata, Centro, Campo das Vertentes e região Metropolitana. Nas demais regiões, dia parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 34 graus, a mínima de 14.
BG
No domingo, céu nublado com pancadas de chuva no Sul, Sudoeste, Oeste, Triangulo, Alto Paranaíba, Zona da Mata e Oeste. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado com chuva isolada. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 15.
BG
Na segunda-feira, céu nublado com chuva no Noroeste, Triangulo e Alto Paranaíba. Céu nublado com chuva no Sul, Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Rio Doce, Centro e região Metropolitana. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 13.
Tempo:01'21"

VH/AGENDA

Principais eventos agropecuários do estado 14/02/2014

Loc:
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais vai realizar a partir da próxima semana uma série de encontros regionais para debater os novos desafios do setor.  O primeiro será em Uberaba, no Triângulo, no dia 18. Os outros encontros serão no dia 19 em Unaí, no Noroeste e Alto Paranaíba e, dia 21, em Almenara.
BG
No dia 20 de fevereiro, tem encontro de divulgação do plano de apoio técnico e financeiro para o setor agropecuário, na Câmera Municipal de Belo Vale, às seis e meia da tarde. A realização é do Banco do Brasil, Prefeitura Mmunicipal e Emater­MG.
BG
Mais informações sobre os eventos estão disponíveis no portal da Emater.
Tempo total:46"
BG

O programa de hoje fica por aqui, um bom final de semana para todos e até segunda-feira.

VH/ENCERRAMENTO

Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalistas: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:07'58"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados