..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 13/02/2014
 
Governo de Minas cria projeto de regionalização dos frigoríf
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

Governo de Minas cria projeto de regionalização dos frigoríficos

Loc:
O Governo de Minas Gerais vai desenvolver um projeto de regionalização dos frigoríficos. A iniciativa foi anunciada pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Zé Silva ao participar de uma reunião, em Belo Horizonte, com coordenadores regionais do IMA e representantes do Ministério da Agricultura. De acordo com Zé Silva, o estado viabilizará o projeto dos abatedouros regionalizados:
Sonora: Zé Silva
Começa: “ O problema do abate clandestino...”
Termina: “...ovinos e caprinos.”
Tempo: 01'32"

Nota pé:
Foram discutidos também, os planos de inclusão no estado, do Suasa (Sistema Unificado de Atenção a Sanidade), que conta com o repasse de quase 9 milhões de reais para a execução neste ano. Os recursos serão investidos em novos equipamentos, capacitação e aquisição de materiais utilizados nos sistemas de inspeção do IMA. Serão aplicados na área vegetal e animal, inclusive em campanhas de vacinação, vazios sanitários e controle de doenças, como aftosa, brucelose e entre outras.
Tempo:02'25"
BG

Produção deve crescer 3,3% em Minas Gerais

Loc:
A produção de grãos em Minas Gerais deverá crescer 3 vírgula 3 por cento na safra 2013/2014. De acordo com dados do quinto Levantamento da Safra de Grãos da Conab, o Estado será responsável pela produção de 12 milhões e meio de toneladas de grãos. O aumento da produção mineira será impulsionado pelas culturas de soja, algodão e feijão de primeira safra. Os prejuízos com a seca que vem prejudicando as principais culturas do Estado ainda não foram contabilizados. Segundo o superintendente do INAES, Pierre Vilela, a seca deve causar perdas significativas na produtividade das culturas.  Ao que tudo indica a produção de milho será a mais afetada, já que o cereal está na fase de formação dos grãos, o que exige umidade. Também existe o risco de não se implantar a safrinha. A soja deverá ser o grão a sofrer menos impacto, isso porque os produtores tem investido cada vez mais nas sementes precoces, o que antecipou a colheita.
Tempo:45"
BG

Seca eleva custos da produção de leite

Loc:
A produção de leite em Minas Gerais já está sofrendo as conseqüências negativas da estiagem prolongada. Além do comprometimento das pastagens, o que obriga produtores a alimentar animais com ração, as altas temperaturas também interferem na produtividade do rebanho. Em algumas regiões, como é o caso do Triângulo Mineiro, pecuaristas já trabalham com racionamento de água. De acordo com o engenheiro agrônomo, José Carlos Peixoto Modesto da Silva, a principal conseqüência da seca é o aumento dos custos para os pecuaristas. As situações mais graves foram registradas no Sul de Minas e no Triângulo, onde a produção do leite está em queda. De acordo com a Scot Consultoria, mesmo com a redução nas duas regiões produtoras, a oferta de leite a média estadual é crescente e suficiente para que os preços do leite não apresentem alta. A tendência é que a partir de março, a oferta fique mais limitada à demanda, que deve ser ampliada após o carnaval.
Tempo:51"
BG

Pronatec Campo abre 120 mil vagas para cursos

Loc:
O Governo Federal autorizou a abertura de cerca de 120 mil vagas em 204 tipos de cursos do Pronatec Campo (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo) no primeiro semestre. São cursos de educação profissional e tecnológica para os diferentes públicos do meio rural. Os institutos federais, as escolas vinculadas às universidades federais, redes estaduais e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) oferecem os cursos em 594 municípios de todo o País. Os interessados devem procurar as delegacias do MDA para se informar sobre os cursos ofertados no seu estado e verificar disponibilidade de vaga para o semestre. As delegacias fazem a pré-matrícula. Os alunos terão até sete dias para ir à instituição de ensino e confirmar a matrícula.
Tempo:46"
Tempo total:04'49"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados