..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 13/02/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 13/02/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 13/02/2014

VH/ABERTURA


Olá amigos! Eu sou Sebastião Avelar e no Emater em Ação de hoje, vamos falar sobre a proposta do Governo de Minas Gerais de viabilizar a criação de abatedouros regionalizados. E a produção de leite em Minas Gerais já está sofrendo as conseqüências da estiagem prolongada. Além do comprometimento das pastagens, as altas temperaturas também interferem na produtividade do rebanho. Já no quadro Tire Sua Dúvida, o assunto é o preço da terra nua em Minas Gerais.

VH/FIQUE POR DENTRO

Governo de Minas cria projeto de regionalização dos frigoríficos

Loc:
O Governo de Minas Gerais vai desenvolver um projeto de regionalização dos frigoríficos. A iniciativa foi anunciada pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Zé Silva ao participar de uma reunião, em Belo Horizonte, com coordenadores regionais do IMA e representantes do Ministério da Agricultura. De acordo com Zé Silva, o estado viabilizará o projeto dos abatedouros regionalizados:
Sonora: Zé Silva
Começa: “ O problema do abate clandestino...”
Termina: “...ovinos e caprinos.”
Tempo: 01'32"

Nota pé:
Foram discutidos também, os planos de inclusão no estado, do Suasa (Sistema Unificado de Atenção a Sanidade), que conta com o repasse de quase 9 milhões de reais para a execução neste ano. Os recursos serão investidos em novos equipamentos, capacitação e aquisição de materiais utilizados nos sistemas de inspeção do IMA. Serão aplicados na área vegetal e animal, inclusive em campanhas de vacinação, vazios sanitários e controle de doenças, como aftosa, brucelose e entre outras.
Tempo:02'25"
BG

Produção deve crescer 3,3% em Minas Gerais

Loc:
A produção de grãos em Minas Gerais deverá crescer 3 vírgula 3 por cento na safra 2013/2014. De acordo com dados do quinto Levantamento da Safra de Grãos da Conab, o Estado será responsável pela produção de 12 milhões e meio de toneladas de grãos. O aumento da produção mineira será impulsionado pelas culturas de soja, algodão e feijão de primeira safra. Os prejuízos com a seca que vem prejudicando as principais culturas do Estado ainda não foram contabilizados. Segundo o superintendente do INAES, Pierre Vilela, a seca deve causar perdas significativas na produtividade das culturas.  Ao que tudo indica a produção de milho será a mais afetada, já que o cereal está na fase de formação dos grãos, o que exige umidade. Também existe o risco de não se implantar a safrinha. A soja deverá ser o grão a sofrer menos impacto, isso porque os produtores tem investido cada vez mais nas sementes precoces, o que antecipou a colheita.
Tempo:45"
BG

Seca eleva custos da produção de leite

Loc:
A produção de leite em Minas Gerais já está sofrendo as conseqüências negativas da estiagem prolongada. Além do comprometimento das pastagens, o que obriga produtores a alimentar animais com ração, as altas temperaturas também interferem na produtividade do rebanho. Em algumas regiões, como é o caso do Triângulo Mineiro, pecuaristas já trabalham com racionamento de água. De acordo com o engenheiro agrônomo, José Carlos Peixoto Modesto da Silva, a principal conseqüência da seca é o aumento dos custos para os pecuaristas. As situações mais graves foram registradas no Sul de Minas e no Triângulo, onde a produção do leite está em queda. De acordo com a Scot Consultoria, mesmo com a redução nas duas regiões produtoras, a oferta de leite a média estadual é crescente e suficiente para que os preços do leite não apresentem alta. A tendência é que a partir de março, a oferta fique mais limitada à demanda, que deve ser ampliada após o carnaval.
Tempo:51"
BG

Pronatec Campo abre 120 mil vagas para cursos

Loc:
O Governo Federal autorizou a abertura de cerca de 120 mil vagas em 204 tipos de cursos do Pronatec Campo (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo) no primeiro semestre. São cursos de educação profissional e tecnológica para os diferentes públicos do meio rural. Os institutos federais, as escolas vinculadas às universidades federais, redes estaduais e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) oferecem os cursos em 594 municípios de todo o País. Os interessados devem procurar as delegacias do MDA para se informar sobre os cursos ofertados no seu estado e verificar disponibilidade de vaga para o semestre. As delegacias fazem a pré-matrícula. Os alunos terão até sete dias para ir à instituição de ensino e confirmar a matrícula.
Tempo:46"
Tempo total:04'49"

VH/O TEMPO (13/02/14)

Loc:
Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na sexta feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isolada no Triangulo, Alto Paranaíba, Sul, Oeste. Há possibilidade de chuva isolada no Noroeste, Campo da Vertentes, Zona da Mata e região metropolitana. Nas demais regiões céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 13.
BG
No sábado, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Triangulo, Alto Paranaíba, Sul, Sudoeste e Oeste. Céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isolada no Noroeste, Zona da Mata, Centro, Campo das Vertentes e região Metropolitana. Nas demais regiões, dia parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 34 graus, a mínima de 14.
BG
No domingo, céu nublado com pancadas de chuva no Sul, Sudoeste, Oeste, Triangulo, Alto Paranaíba, Zona da Mata e Oeste. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado com chuva isolada. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 15.
Tempo:01'12"

VH/TIRE SUA DÚVIDA

Valores de terra nua

Loc:
O produtor Luiz Bonasio gostaria de saber quais os valores de terra nua dos últimos anos para poder usar esses dados na declaração de ITR (Imposto Territorial Rural). Quem responde a pergunta do Luiz é o auxiliar técnico da Unidade de Planejamento, Estratégia e Corporativa da Emater Minas, Alfredo Corrêa.
Sonora: Alfredo Corrêa
Começa:" E fizemos..."
Termina: "...2013."
Tempo:53"

Nota pé:
E se você tem alguma dúvida faça como o Luiz, entre em contato conosco. É muito simples! Basta enviar um e-mail para radioemater@emater.mg.gov.br. Repetindo o nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br. Para facilitar nossa ajuda, diga nome, município e a sua pergunta. Participe você também e Tire a sua Dúvida!
BG

Loc:
O Emater em Ação de hoje fica por aqui, mas amanhã estamos de volta. Até lá!
Tempo: 01'37"

VH/ENCERRAMENTO

Loc.:
Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:08'48"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados