..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 12/02/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 12/02/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO - 12/02/2014

VH/ABERTURA

Loc.: Olá, amigos! Hoje o Emater em Ação apresenta a história de uma produtora de  bananas da região Sudoeste de Minas Gerais que montou uma fábrica de doces para aproveitar as frutas que iam para o lixo por estarem foram do padrão de mercado. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário e a previsão do tempo. Eu sou Sebastião Avelar e o programa de hoje começa agora.

VH/ FIQUE POR DENTRO

Delfinópolis ganha agroindústria de doces

Loc: No município de Delfinópolis, no Sul do estado, a cultura da banana é a principal atividade econômica da cidade. A cultura gera renda para pequenos e grandes bananicultores, movimenta o comércio e garante trabalho para agricultores familiares. De acordo com o extensionista da Emater Minas, Sávio Marinho, a área de cultivo da banana só vem crescendo na região.
Sonora: Sávio Marinho
Começa: “Este ano...”
Termina:“...maior que temos hoje.”
Tempo:  19"

Loc: Na propriedade de Ivanir Barros, a maior parte da produção é destinada a atacadistas. As impróprias para comercialização, despencadas ou maduras eram descartadas. Foi então que ela decidiu criar uma agroindústria de doces e a ideia deu certo como comenta a produtora:
Sonora: Ivanir Barros
Começa: “ Já fazem ...”
Termina: “...gostando muito.”
Tempo:  17"

Nota pé: Com um lucro de cerca de mil e quinhentos reais mensais, a agroindústria foi criada por meio de recursos próprios e de credito do Pronaf através do projeto da Emater Minas.
Tempo:01'20"
BG

Emater-MG capacita agricultores para convivência com o semi-árido

Loc: Quase todos os anos, cenas de animais mortos ou debilitados se repetem no Norte de Minas. Diante desse cenário, a Emater-MG de Gameleiras começou a mobilizar pequenos produtores que lidam com a pecuária para uma demonstração técnica sobre a produção manual de feno, utilizando a “Prensa de Madeira”, desenvolvida pela Embrapa. O processo de fenação consiste em cortar o capim no seu ponto ideal de maturação antes do florescimento da gramínea ao sol durante 36 a 48 horas e posteriormente prensar esse capim, formando fardos que serão armazenados em local protegido do sol e chuva. Como o período de seca no Norte de Minas pode se prolongar por meses, a produção de alimentos para seca deve ser usada em todas as propriedades. De acordo com o extensionista agropecuário Valdiney Antunes Alves, “o feno é um alimento de fácil produção e de baixo custo, além de não necessitar de maquinário para produção em pequenas áreas”.
Tempo:53"
BG

Produtor pode não exercer contrato de opção do café

Loc: Os produtores de café, titulares dos Contratos de Opção de Venda, lançados no ano passado pelo governo e que optarem pelo não exercício, estão isentos de multas ou penalidades. A decisão foi divulgada em comunicado da Conab. Em contrapartida, os produtores ou cooperativas que desejarem exercer esses contratos têm até a próxima sexta, dia 14, para entregar os documentos necessários, relacionados ao local de plantio do café, à superintendência regional da Conab. O exercício das opções deve ocorrer em março e o valor do exercício ficou estipulado em 343 reais a saca. Atualmente, o café com características similares aos exigidos nas opções está cotado em cerca de 350 reais a saca.
Tempo:42"
BG

Parcela extra do Safra-Garantia para agricultores familiares

Loc: A Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário autorizou o pagamento de adicional do benefício Garantia Safra. O valor é de 155 reais mensais por família, a ser pago até abril, relativos à safra 2012/2013 para os agricultores que aderiram ao Garantia-Safra e que já tiveram recibo o pagamento das cinco parcelas, no total de 760 reais do benefício. Segundo a portaria, os pagamentos serão realizados a partir deste mês, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. A resolução também prorroga os prazos de negociação entre agricultores familiares e assentados da reforma agrária e agentes financeiros. Os agricultores familiares que têm operações de custeio do Pronaf contratadas até 30 de junho de 2010 têm até o dia 30 de junho de 2014 para manifestar formalmente o interesse em recompor o pagamento das dívidas.
Tempo:53"
Tempo total:03'49"

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 25 e 26 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 23 reais e 50 centavos  e 25 reais. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 27 e 30 reais e no Noroeste, a saca ficou entre 23 e 23 reais e 50 centavos.
BG
Na última semana, a soja foi negociada no Noroeste entre 59 e 60 reais, a saca de 60 quilos. No Triângulo Mineiro, o produto foi cotado entre 59 e 60 reais e 50 centavos.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 80 e 85 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 100 e 120 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 90 e 95 reais. Na região do Triangulo Mineiro, o valor ficou entre 75 e 110 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 300 e 360 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 310 e 330 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 315 a 340 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 340 e 350 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 108 e 110 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, o preço ficou entre 104 e 105 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 104 e 105 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 96 e 98 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 98 a 104 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 6 a 12 de fevereiro de 2014.
Tempo:1'52"

VH/O TEMPO (12/02/14)

Loc: Em Minas Gerais, as pancadas de chuva se concentram no Triângulo Mineiro e no Sul do Estado. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta-feira, céu claro a parcialmente nublado com chuva isolada no Sul, Oeste, Triangulo, Alto Paranaíba e Noroeste. Nas demais regiões, dia claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 13.
BG
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isolada no Triangulo, Alto Paranaíba, Sul e Oeste. Há possibilidade de chuva isolada no Noroeste, Região Metropolitana, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus, a mínima de 13.
BG
No sábado, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isolada no Triangulo, Alto Paranaíba, Sul, Oeste. Há possibilidade de chuva isolada no Noroeste, Região Metropolitana, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Nas demais regiões, dia claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus, a mínima de 13.
Tempo:01'11"

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela audiência e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO
Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:07'55"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados