..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 11/02/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 11/02/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 11/02/2014

VH/ABERTURA


Olá produtoras, produtores e amigos do campo! Um levantamento do Sindiveg (Sindicato Nacional da Industria de Produtos para Defesa Vegetal) constatou um grande aumento de agroquímicos ilegais no Brasil em 2013.  No ano passado, as apreensões totalizaram quase 35 toneladas, mais de 166 por cento de aumento em relação a 2012. E a Femagri 2014, realizada até sexta-feira em Guaxupé, traz  inovações que ajudam o produtor a diminuir custos. Eu sou Terezinha Leite e o Emater em Ação começa agora.

VH/FIQUE POR DENTRO

Campanha contra defensivos ilegais

Loc:
O Sindiveg (Sindicato Nacional da Industria de Produtos para Defesa Vegetal) está com uma campanha contra o uso de defensivos ilegais no país. Até 2010, os produtos falsificados representavam 5 por cento de apreensões no ano de 2010, mas em 2013, esse número subiu para 50 por cento. Os produtos falsificados ganharam mercado na comercialização e se equiparam aos de contrabando. Em 2013, as apreensões totalizaram quase 35 toneladas, mais de 166 por cento de aumento em relação ao ano anterior. Os estados que lideram as apreensões são Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. O coordenador técnico da Emater Minas, Wilson Rosa, explica as consequências do uso de produtos ilegais na agricultura.
Sonora:  Wilson Rosa
Começa:“ Primeira coisa ...”
Termina: “...ao agricultor.”
Tempo:  01'13"

Nota pé:
A recomendação para os agricultores é de que adquiram os defensivos agrícolas de revendedores cooperativas e canais de distribuição credenciados pelas indústrias, sempre acompanhados dos documentos exigidos pela Lei, a nota fiscal e a receita agronômica.
Tempo:02'42"
BG

Conab prevê safra recorde de 193,6 milhões de toneladas

Loc:
A produção de grãos na safra 2013/2014, em fase de colheita em algumas regiões do país, deve alcançar recorde de 193 milhões e meio de toneladas, o que corresponde a um aumento de 3 vírgula 6 por cento em comparação com o período anterior. O resultado é da última pesquisa da Conab, divulgada na terça-feira, dia 11. Em comparação ao levantamento anterior, de janeiro, houve uma redução de 3,1 milhões de toneladas, por causa da redução da produção de milho segunda safra. Conforme os técnicos da Conab, isso já era esperado, tendo em vista os preços desestimulantes e o elevado estoque do grão. A cultura da soja continua como o maior destaque. A oleaginosa deve ter um crescimento de 10 vírgula 4 por cento, 8 milhões e meio de toneladas a mais do que na safra anterior. A quinta pesquisa da Conab sobre a safra de grãos 2013/2014 já sinalizava possíveis problemas de falta de chuva em algumas áreas produtoras. Em Goiás, "no sul e leste do Estado, houve regiões com longos períodos de estiagem, que podem acarretar em redução na produtividade dos grãos, informam os técnicos.
Tempo:01'32"
BG

Fiscais apreendem alimentos para animais em MG

Loc:
Fiscais Federais Agropecuários do Sefip (Serviço de Fiscalização de Insumos Pecuários de Minas Gerais) apreenderam, em 2013, 18 toneladas de ração, entre outros produtos, devido infrações das normas de fabricação e comercialização de alimentos para animais. O Sefip recebeu 47 comunicados para apuração de denúncias, no ano passado, por meio da ouvidoria do Ministério da Agricultura. Desse total, 25 denúncias já foram apuradas e finalizadas. As demais estão em fase de finalização. De acordo com o fiscal federal agropecuário, Antônio Samarão Gonçalves, a maioria delas se refere a indústrias clandestinas e o comércio ilegal de alimentos para animais.
Tempo:55"
BG

Femagri 2014 apresenta tecnologia de baixo custo
Loc:
A Femagri (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas da Cooxupé) acontece do dia 12 ao dia 14, em Guaxupé, no Sul de Minas. O evento traz para o produtor inovações que ajudam a diminuir os custos de produção. Um dos destaques deste ano é a “Revolvedora de Café”, um maquinário para a secagem de grão no terreiro. O equipamento torna possível a automatização desta etapa de beneficiamento do café. O Gerente de Planejamento, da Cooxupé, Elmo Donizetti de Cistolo, explica que “com esta tecnologia é possível mexer no terreiro o dia todo, revolvendo o grão e promovendo uma secagem mais eficiente e com menor custo. O valor do maquinário pode ser pago em uma safra. A tecnologia ainda possui revolvimento regular e programável e funciona dia e noite, podendo reduzir o tempo de secagem do grão para até sete dias. Esse ano, a FEMAGRI conta com 140 estandes e mais de 110 expositores divididos em 107 mil metros quadrados.
Tempo:1'14"
Tempo total: 06'24"

VH/O TEMPO (11/02/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta-feira, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba e Sul. Nas demais regiões, tempo claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 13.
BG
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com chuva isolada no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste. Nas demais regiões, tempo claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 13.
BG
Na sexta-feira, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Noroeste, Triangulo, Alto Paranaíba, Sul, Oeste e Jequitinhonha. Nas demais regiões, dia claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 14.
Tempo:01'22"

VH/BATE PAPO


Novo recorde na venda de mel


Loc: A exportação de mel em 2014 deve chegar a 55 milhões de dólares, superando os 54 milhões de 2013. O Brasil está entre os dez principais produtores e exportadores do mundo. Os eventos, que acontecerão no país este ano, como a Copa do Mundo, devem impulsionar ainda mais o mercado, além da diversificação dos mercados compradores como Canadá e China. Sobre este panorama de crescimento, Henrique Menezes conversou com o coordenador o de Pequenos Animais da Emater Minas, Dirceu Alves Ferreira sobre o impacto que a Copa do Mundo trará nas exportações do produto, a influencia do dólar nas vendas do mel e a razão desse recorde nas vendas.
Sonora: Dirceu Alves Ferreira
Começa:" O mel brasileiro..."
Termina:"...aqui dentro do brasil."
Tempo:01'49"

Nota pé
–A fim de aumentar as vendas para o exterior este ano, a Apex Brasil ( Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), aposta em eventos como o Carnaval e Copa do Mundo, em que os produtos estarão expostos aos turistas e empresários estrangeiros como exemplo, a cachaça de mel e a castanha com mel, dois produtos nacionais com valores de exportações.
Tempo:03'11"
BG
O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela audiência e amanhã estamos de volta com as cotações do mercado agropecuário e as notícias do dia. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.:
Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida e Paulo de Ávila
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa: 11'59"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados