..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 10/02/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 10/02/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 10/02/2014

VH/ABERTURA


Olá amigos! Eu sou Sebastião Avelar e é uma satisfação estar com você. A estiagem prolongada e altas temperaturas tem prejudicado o desenvolvimento da safra 2014 de café na região Sul do estado. Além da queda no rendimento do café, a qualidade também deve ser comprometida. O mercado do boi continua com preços em alta. Houve variações positivas em nove praças pecuárias pesquisadas pelo Cepea. Confira ainda na dica técnica como utilizar o leite azedo em pulverizações nas plantações para o combate a pragas e doenças.

VH/FIQUE POR DENTRO

Estiagem prejudica safra de café no Sul de Minas

Loc:
A estiagem prolongada e altas temperaturas tem prejudicado o desenvolvimento da safra 2014 de café na região Sul do estado. Além da queda no rendimento do café, a qualidade também deve ser comprometida e os efeitos da estiagem devem ser sentidos também na safra de 2015. A falta de chuvas interfere no período mais importante da safra, quando ocorre o enchimento dos grãos, como comenta o coordenador de cafeicultura da Emater Minas, Marcelo Felipe:
Sonora: Marcelo Felipe
Começa:“ A estiagem que assola ...”
Termina: “...em maio.”
Tempo:54" 

Nota pé:
Com o período de estiagem, os cafezais estão sujeitos a infestações de pragas e manifestações de doenças próprias da seca. No Sul de Minas, já existem relatos do aparecimento do bicho minério e cercoporiose e que causam queda de folhas, amadurecimento precoce e queda prematura dos frutos. 
Tempo:01'40"
BG

Mercado do boi gordo segue registrando preços firmes

Loc:
O mercado do boi encerrou a semana do dia 7 com preços em alta. Houve variações positivas nas referências para o boi gordo em nove praças pecuárias, pesquisadas pelo Cepea. Em São Paulo, a referência subiu e está em 116 reais a arroba. As escalas de abate dos frigoríficos paulistas atendem, em média, quatro dias úteis. Já as programações mais longas apresentam falhas. Em Mato Grosso do Sul, houve alta nos preços das três praças pecuárias. Com a proximidade da segunda quinzena de fevereiro, a demanda pode esfriar, o que deve pressionar as cotações da carne. O preço do bezerro de ano, com sete arrobas, está cotado, em média, em 800 reais por cabeça.
Tempo:39"
BG

Emater-MG capacita técnicos para atuar no Plano Brasil Sem Miséria

Loc:
De 10 a 12 de fevereiro, acontece a capacitação do plano Brasil Sem Miséria, na Unidade da Regional da Emater-MG, em Capelinha. O encontro reúne os técnicos dos escritórios locais da Regional, envolvidos no programa para o atendimento de 673 famílias de agricultores familiares. O contrato será executado em 2014 e 2015, período para o qual se prevê a realização de diagnóstico, elaboração de projeto produtivo, visitas individuais para acompanhamento e assistência técnica, além de reuniões de avaliação. O projeto produtivo será custeado com recursos do  Ministério do Desenvolvimento Agrário, e cada família receberá dois mil e 400 reais. A capacitação realizada pela Emater-MG tem o objetivo de preparar os técnicos para a execução do contrato, com a utilização de um software disponibilizado pelo MDA para o cadastramento e lançamento das informações dos agricultores atendidos.
Tempo:49"
BG

Soro de leite de vaca é usado na terminação de cordeiros

Loc:
O soro do leite de vaca é uma alternativa eficaz, e mais barata, para alimentação dos rebanhos de ovinos. É o que comprova o trabalho que pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos têm feito no Ceará. De acordo com a pesquisadora Luciana Shiotsuki, o soro é um subproduto rico em proteína, muitas vezes descartado pela indústria leiteira, mas a sua utilização na dieta dos cordeiros pode reduzir os custos de produção. Os pesquisadores estão comparando os benefícios de usar uma dieta à base de ração de milho, sorgo, ureia e feno de capim tifton – cara para a região Nordeste – e os ganhos obtidos com a utilização do soro do leite de vaca. Ao final do teste, além do certificado avaliando o potencial de crescimento, o animal será certificado pelo seu potencial como reprodutor.
Tempo:41"
Tempo total:03'54"

VH/O TEMPO (10/02/14)

Loc:
O tempo seco persiste em grande parte da região Sudeste. Porém, ao longo da tarde, as instabilidades trazem chuva muito mal distribuída em pontos isolados, como Triângulo e sul de Minas. De uma maneira geral, os acumulados ainda serão baixos. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na terça-feira, céu parcialmente nublado nos vales do Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri. Névoa seca no Norte, Noroeste, Central, Metalúrgica e Oeste. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 13.
BG
Na quarta-feira, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Sul e Triangulo. Névoa seca no Norte, Noroeste, Central, Metalúrgica e Oeste. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 14.
BG
Na quinta-feira, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Sul e Triangulo. Névoa seca no Norte, Noroeste, Central, Metalúrgica e Oeste. Nas demais regiões, dia claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 14.
Tempo:58"

VH/DICA TÉCNICA

Pulverização de plantações com leite azedo

Loc:
Hoje, na Dica Técnica, o extensionista da Emater Minas, André Henriques ensina como utilizar o leite azedo em pulverizações nas plantações para o combate a pragas e doenças.
Sonora: André Henriques
Começa: “ A utilização...”
Termina: “...meio ambiente.”
Tempo:53"

Nota pé
– Na quinta-feira é dia do quadro Tire sua Dúvida. Você pode perguntar o que quiser sobre qualquer atividade agropecuária que a equipe de profissionais da Emater-Minas responde. Escreve para gente! O nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br, repetindo radioemater@emater.mg.gov.br.
Tempo total:  01'26"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.:
Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 07'06"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados