..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 05/02/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 05/02/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 05/02/2014

VH/ABERTURA

Loc.:
Olá, amigos! Minas Gerais é o primeiro estado a implantar uma política Estadual de agroecologia e produção orgânica. Uma nova lei, sancionada pelo Governador Antonio Anastasia, tem como objetivo ampliar e fortalecer a produção, o processamento e o consumo de produtos agroecológicos e orgânicos. E calor forte e poucas chuvas devem castigar lavouras nas próximas semanas. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário e a previsão do tempo. Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora.

VH/ FIQUE POR DENTRO

MG implanta política Estadual de agroecologia

Loc:
Minas Gerais é o primeiro estado a implantar uma política Estadual de agroecologia e produção orgânica. Sancionada pelo Governador Antonio Anastasia em janeiro, a lei 21.146 tem como objetivo ampliar e fortalecer a produção, o processamento e o consumo de produtos agroecológicos, orgânicos e em transição agroecológica com ênfase nos mercados locais e regionais. O coordenador de apoio de Agroecologia da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, Eugênio Resende diz que a lei traz vários benefícios.
Começa:"Esse é um marco ..." 
Termina:"...usam agrotóxicos."
Tempo:1'22"

LOC:
Segundo o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Zé Silva, a criação desse marco legal é o passo inicial para a realização de um diagnóstico e a elaboração de políticas públicas voltadas para toda a cadeia de orgânicos.
Tempo:02'21"
BG

Calor forte e poucas chuvas devem castigar lavouras

Loc:
As altas temperaturas, associadas a baixos volumes de chuva, têm levado as lavouras de soja de várias regiões do país ao estresse hídrico e térmico. Ainda é cedo para mensurar com exatidão as reais perdas nos índices de produtividade, mas é fato que a safra brasileira de soja terá reduções significativas esse ano. Em muitas localidades, as temperaturas ao longo do dia ultrapassam os 40 graus, o que leva à paralisação do metabolismo da planta. E como grande parte delas está em fase de granação e até mesmo florescimento, há o abortamento dos botões florais e uma redução no tamanho dos grãos. As maiores quebras serão observadas nas variedades de ciclo mais longo, já que as lavouras que estão sendo colhidas agora são de ciclo mais curto, plantadas entre setembro e início de outubro. Mas como mais de 80 por cento das lavouras no Brasil deverão ser colhidas após a segunda quinzena de fevereiro, o tempo seco e quente irá trazer consequências negativas à produção de soja no Brasil.
Tempo:01'22"
BG

Lavouras Comunitárias serão ampliadas no Campo das Vertentes

Loc:
O Programa Lavouras Comunitárias é desenvolvido pela Emater-MG, em parceria com as prefeituras, será ampliada para beneficiar pelo menos 100 famílias dos municípios de Senhora dos Remédios e Capela Nova, no Campo das Vertentes. A base do programa é a parceria entre o poder público, proprietários de terra e meeiros. O extensionista Odair Gerônimo diz que neste sistema de parceria, o poder público entra com o preparo de solo e os insumos, os proprietários com a terra e os meeiros com mão de obra. Todas as atividades são exercidas de forma coletiva. Atualmente, cerca de 40 famílias são beneficiadas, em 20 hectares cultivados com milho, feijão e hortaliças, nos dois municípios. Para participar do Programa Lavouras Comunitárias, os interessados devem fazer a inscrição no escritório da Emater-MG, após a inscrição, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) se reúne e avalia quais famílias se adequam ao programa.
Tempo:01'08"
BG

Dólar em alta eleva exportação de frango em janeiro

Loc:
As exportações brasileiras de carne de frango cresceram 3 por cento em janeiro em relação ao mês do ano passado, segundo levantamento da Ubabef (União Brasileira de Avicultura). Ao todo, foram embarcadas 300 mil toneladas, incluindo frango inteiro, cortes, salgados e industrializados. Apesar das queda dos preços em dólar, por causa da valorização da moeda americana, houve aumento de 12 por cento em reais, com vendas chegando a 1 bilhão e 350 mil tonelada em janeiro de 2014. Segundo o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra, “o resultado do mês foi recebido com otimismo e sinaliza avanços no clima de recuperação, mostrando cenários de bons resultados para a exportação neste ano”.
Tempo:01'07"
Tempo total:05'30"


VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc:
A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 20 e 25 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 23 e 24 reais. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 27 e 29 reais e no Noroeste, a saca ficou entre 22 reais e 50 centavos e 23 reais.
BG
Na última semana, a soja foi negociada no Noroeste entre 59 e 60 reais, a saca de 60 quilos. No Triângulo Mineiro, o produto foi cotado entre 58 e 60 reais.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 75 e 80 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 78 e 80 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 80 e 85 reais. Na região do Triangulo Mineiro foi cotado entre 94 e 107 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 280 e 340 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 290 e 322 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 315 a 350 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 300 e 315 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 108 e 110 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 104 e 105 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 100 e 102 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 96 e 98 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 98 a 100 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 30 de Janeiro a 5 de fevereiro de 2014.
Tempo:02'22"

VH/O TEMPO (05/02/14)

Loc:
Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta feira, céu parcialmente nublado no Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 14.
BG
Na sexta feira, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada na Zona da Mata e Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, tempo claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 15.
BG
No sábado, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Sul, Sudeste, Oeste, Triangulo, Alto Paranaíba. Dia parcialmente nublado na região Metropolitana, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Vale do Rio Doce. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 35 graus, a mínima de 15.
Tempo:01'15"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui, mas amanhã estamos de volta e você é meu convidado especial. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO

Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:10'34"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados