..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 04/02/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 04/02/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 04/02/2014

VH/ABERTURA

Olá produtoras, produtores e amigos do campo!  O Ministério da Agricultura levou ao Ministério da Fazenda a proposta de incluir a partir de março a carne suína na pauta dos produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). E o presidente da Emater Minas, José Ricardo Roseno assume à oficialmente a presidência da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural).  Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora.

VH/FIQUE POR DENTRO

Presidente da Emater-MG assume a presidência da Asbraer

Loc: Na quarta-feira, dia 5 de fevereiro, o presidente da Emater Minas, José Ricardo Roseno assume à oficialmente a presidência da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural). Na prática, Roseno se tornou presidente da Asbraer, desde o último dia 22 de janeiro, quando ocupou o cargo, após a saída de Júlio Zoé de Brito, da direção do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco). Roseno comenta sobre os desafios no cargo:
Sonora: José Ricardo Roseno
Começa: "É com certeza..."
Termina: "...para toda sociedade."
Tempo: 01'34"
 
Nota pé: Criada em 1990, a Asbraer é uma associação que congrega 27 entidades estaduais públicas de assistência técnica e extensão rural. O grupo abrange 96 por cento dos municípios do país, atendendo mais de 2 milhões de agricultores familiares por ano e movimentando um efetivo de 26 mil profissionais de extensão rural, em cerca de cinco mil escritórios no país.
Tempo:01'05"
BG

Carne suína deve ser incluída na política de preços mínimos

Loc: O Ministério da Agricultura levou ao Ministério da Fazenda a proposta de incluir a partir de março a carne suína na pauta dos produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). A proposta deve ser analisada na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional. O pleito atende ao setor, que reivindica um preço mínimo para a carne suína desde 2012. Nesse ano, os criadores tiveram prejuízo devido à disparada dos preços dos grãos, que impactou no custo de produção. Havia uma expectativa de que a carne suína seria incluída no PGPM em dezembro. A intenção do Ministério de incluir a proteína no PGPM em março se deve ao fato de que historicamente nesse mês os preços pagos aos produtores começam a cair, com pico de baixa em junho e julho.
Tempo:53"
BG

BNDES abre financiamento para pequeno produtor agroecológico

Loc: Mulheres, jovens, quilombolas, indígenas, demais povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares que cultivam a terra com base no sistema de produção agroecológico ou orgânico podem preparar seus projetos para edital que será publicado dentro de um mês. A partir do dia 17 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para o edital de Chamada Pública do BNDES e da Conab, no valor de 15 milhões de reais, voltado para o fortalecimento de cooperativas ou associações de produtores rurais de base familiar. As inscrições ficarão abertas até 31 de março. Os investimentos serão aplicados em estruturação de circuitos locais e regionais de produção, beneficiamento, processamento, armazenamento e comercialização, com o objetivo de melhorar suas condições de atuação no mercado governamental de alimentos, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ou para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Tempo:01'04"
BG

Caminhada pela bacia do córrego Tataira em Buritizeiro

Loc: Na quarta-feira, dia 5, haverá uma caminhada pela bacia do córrego Tataira. O evento  é uma iniciativa da equipe local da Emater-MG em Buritizeiro, no Norte de Minas, a Câmara Municipal e o Codema (Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente). O objetivo da visita é realizar um diagnóstico da situação do local, além de levantar dados como a quantidade de pessoas beneficiadas pelo córrego. A ação é uma demanda apresentada pela Associação dos Apicultores de Cachoeira do Teobaldo (Aapicate), que também acompanhará o trabalho. Os extensionistas da Emater-MG farão fotos, vídeos e documentação sobre o Tataira, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores da comunidade de Cachoeira do Teobaldo.
Tempo:47"
Tempo total:06'27"

VH/O TEMPO (04/02/14)

Loc: Em Minas Gerais, previsão de chuvas rápidas nas áreas de divisa com os outros Estados. O padrão de chuvas irregulares deve se manter até o início da outra semana. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta feira, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Sul, Sudoeste, Triangulo, Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 14.
BG

Na quinta feira, céu parcialmente nublado no Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 14 graus.
BG

Na sexta feira, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada na Zona da Mata e Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 35 graus, a mínima de 15.
Tempo:01'14"

VH/BATE PAPO

Emater Minas planeja atender mais de 12 mil jovens rurais em 2014

Loc: Em 2014, a Emater Minas vai continuar investindo no atendimento aos filhos e filhas de agricultores familiares. Além das capacitações destinadas aos jovens rurais, trabalho já conduzido pelo Projeto Transformar, o novo Programa da Juventude Rural vai focar na formação de grupos de jovens. A proposta é incentivar o associativismo e a busca de soluções coletivas para os problemas cotidianos desse segmento. A meta para este ano é atender mais de 12 mil jovens em 32 unidade regionais da empresa, contemplando 719 municípios do Estado. Henrique Menezes conversou com a coordenadora do programa, Maria Edinice Soares, sobre a iniciativa.
Sonora: Maria Edinice Soares
Começa:'' “A proposta do Juventude Rural ...”
Termina:'' “... propriedade rural.”
Tempo:02'44"

Nota pé: Em sete anos de Projeto Transformar, a Emater capacitou mais de 8 mil jovens no Estado. Só nos últimos dois anos foram quase mil e trezentos capacitados, sendo que, em 2013, o projeto atuou em 150 municípios.
Tempo total:03'53"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela audiência e amanhã estamos de volta com as cotações do mercado agropecuário e as notícias do dia. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida e Paulo de Ávila
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa:13'02"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados