..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 31/01/2014
 
Emater em Ação - 31/01/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO - 31/01/2014

VH/AB ERTURA

Loc.: Olá, amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora. Após dois anos de receitas baixas na pecuária de corte, a arroba do boi gordo voltou a subir mais do que as despesas em 2013. E o novo tomate desenvolvido pela Embrapa apresenta elevados teores de um antioxidante tido como eficiente na prevenção de doenças degenerativas e cardiovasculares. Confira ainda a previsão do tempo e a agenda de eventos agropecuários.


VH/FIQUE POR DENTRO

Arroba do boi gordo sobe acima dos custos de produção em 2013

Loc: Após dois anos de receita insuficiente para cobrir os custos de produção na pecuária de corte, a arroba do boi gordo voltou a subir mais do que as despesas em 2013. Esta alta é justificada pela oferta restrita de animais e pelo aquecimento do consumo. Enquanto os preços pagos aos pecuaristas pela arroba valorizaram mais de 17 por cento, o Custo de Operação Efetivo (COE) que engloba os gastos do dia a dia na atividade, cresceu 9 por cento no ano passado. O coordenador técnico de Bovinocultura da Emater Minas, José Alberto Avila está otimista com o mercado do boi:

Sonora: g1- a48 José Alberto Ávila.

Começa: 00'20'' - “ A perspectiva para ...”

Termina: 01' 18'' “... custo de produção.”

Tempo:

Nota pé: Outro fator que contribuiu para a elevação dos preços pagos ao pecuarista foi o bom desempenho das exportações, que ajudou a reduzir a quantidade de animais destinada ao mercado interno. Do lado do consumo, a elevação dos preços das carnes suína e de frango foi outro fator que estimulou a procura maior pela carne bovina.

Tempo:
BG

Novo tomate antioxidante ajuda na prevenção de doenças

Loc: O novo tomate desenvolvido pela Embrapa apresenta elevados teores do carotenoide licopeno, antioxidante tido como eficiente na prevenção de doenças degenerativas e cardiovasculares. A cultivar BRS Zamir do tipo cereja atende ainda ao segmento de cozinha gourmet pelos equilibrados teores de açúcares e ácidos. E a demanda por tomates especiais, do tipo “gourmet”, tem crescido muito no Brasil. De acordo com o pesquisador Leonardo Boiteux, coordenador do Programa de Melhoramento de Tomate, o desempenho do BRS Zamir, tanto na parte sensorial, conservação pós-colheita, como na produtividade, colocam esse híbrido entre os melhores em termos de desempenho agronômico. Para os produtores rurais, as vantagens da cultivar são agregadas a outros componentes de cultivo, a exemplo da produtividade e durabilidade pós-colheita. São em média oito quilos por planta e duração de até 15 dias na prateleira, após ser colhido.

Tempo:

BG

Área equivalente à do Brasil pode estar degradada até 2050

Loc: Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) alerta que o mundo pode ter 849 milhões de hectares degradados até 2050 se os padrões atuais de uso da terra forem mantidos. A área é equivalente ao território do Brasil. Segundo o estudo, a necessidade de produzir alimentos para uma população global em crescimento levou a agricultura a ocupar 30 por cento das terras do mundo, o que resultou em degradação e perda de biodiversidade em 23 por cento dos solos. Entre 1961 e 2007, as terras cultiváveis tiveram expansão de 11 por cento, e o percentual continua a crescer, diz o documento. O relatório foi divulgado no dia 24 de janeiro, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. A ONU alerta que como a terra é um recurso limitado é preciso nos tornar mais eficientes na forma de produzir e consumir.

Tempo:

Produtores de Delfinópolis aderem ao Minha Casa Minha Vida Rural

Loc: Treze agricultores familiares de Delfinópolis, no Sul de Minas, conquistarão a casa própria por meio do Programa Nacional de Habitação Rural, que é integrado ao “Minha Casa Minha Vida Rural”. O contrato foi assinado em dezembro e o início das obras está marcado para o mês de fevereiro. A Emater-MG ficou responsável por reunir a documentação dos interessados e encaminhar à Agência de Desenvolvimento Sustentável e Habitação do Sul de Minas (Adeslago). Para a construção da casa própria rural, o governo federal fornece um subsídio de 28 mil e 500 reais em materiais de construção, assim como a planta dos imóveis e assistência técnica. A prefeitura está incumbida da terraplanagem do terreno. O beneficiado fica responsável pela mão de obra. Para participar do programa, o agricultor rural precisa ter terreno próprio, ou ter contrato de comodato, de parceria ou arrendamento de no mínimo dez anos com seus pais, não podendo ser com outra pessoa.

Tempo:

Tempo total:



VH/O TEMPO (31/01/13)

Loc: O final de semana será ensolarado com muito calor em Minas Gerais. E mesmo com a previsão de chuva isoladas no Sul do Estado, a umidade relativa do ar fica baixa na maior parte dos municípios. Mas atenção à elevada radiação ultravioleta, com índice entre 12 e 13, considerado extremo em uma escala que vai até 15. É necessário uso de filtro solar e muita hidratação. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):

No sábado, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Sul, Sudoeste, Zona da Mata, Rio Doce e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca à tarde. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 10.

BG

No domingo, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Sul, Sudoeste, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Névoa seca no Triangulo mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Centro, Norte e Noroeste. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 11.

BG

Na segunda feira, céu claro a parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no final do período no Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste, Noroeste e região metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 12.

Tempo:

VH/AGENDA

Principais eventos agropecuários do estado 31/01/2014

Loc: No dia primeiro de fevereiro acontece, em Aguanil, região Oeste do estado, um dia de campo sobre a cultura de milho. Serão realizadas palestras sobre o uso racional de fertilizantes na cultura e Produção e Qualidade da Silagem no milho.

BG

No dia 4 de fevereiro, em Mutum, e no dia 6, em Porto Firme, serão realizadas mais duas etapas do Circuito Zona da Mata de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta. O foco dos dias de campos é o milho destinado a silagem, cultivado em integração com a braquiária, utilizada como pastagem para o gado durante o inverno. Outros modelos de integração, como a pecuária com lavoura e floresta, está previsto na programação do circuito. A entrada é franca.

BG

No dia 7 de fevereiro, haverá em Buritizeiro, no Norte de Minas, a Caminhada pela bacia do córrego Tataira, O objetivo do evento é realizar um diagnóstico da situação do local, além de levantar dados como a quantidade de pessoas beneficiadas pelo córrego.

BG

Mais informações sobre os eventos estão disponíveis no portal da Emater.

Tempo:

Tempo total:

BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia, um excelente fim de semana e até a próxima segunda-feira.

VH/ENCERRAMENTO

Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal

Jornalistas: Flávia Freitas

Estagiário: Henrique Menezes

Coordenação Geral: Giordanna Meirelles

Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Tempo total do programa:




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados