..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 30/01/2014
 
Região Noroeste é a maior produtora de grãos de MG
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

Região Noroeste é a maior produtora de grãos de MG
LOC: O Noroeste de Minas se destacou como maior região produtora de grãos do estado em 2013, atingindo dois vírgula nove milhões de toneladas, segundo o IBGE. O que representa quase 24 por cento da colheita estadual. A produção total de grãos no estado fechou 2013 em doze milhões de toneladas. A assessora técnica da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais Márcia Paiva comenta sobre esse resultado.

Começa:

Termina:

Tempo:

LOC: A produção de grãos no Triângulo Mineiro ficou em segundo lugar no estado com produção de dois virgula oito milhões de toneladas, equivalente vinte e três por cento. O Alto Paranaíba produziu dois virgula seis milhões de toneladas, o que representa vinte e dois por cento da safra estadual.

Tempo:
BG

Receita do setor de implementos cresce 16%

Loc: As empresas de máquinas e implementos agrícolas ligadas à Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) tiveram faturamento de 13 bilhões de reais no ano passado, um aumento de 16 por cento sobre 2012. O desempenho recorde ficou ligeiramente acima da estimativa de crescimento de 15 por cento. O resultado foi impulsionado pela conjuntura de preços altos dos produtos agrícolas, safra volumosa e juros extremamente atrativos do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), do BNDES. Para este ano, a entidade estima um recuo de 5 por cento no faturamento frente a 2013. O desempenho inferior deverá ser provocado pela queda na rentabilidade dos produtores rurais, aumento de custos para combater pragas, como a lagarta helicoverpa, e preços mais baixos da soja.

Tempo:

BG

Copa Brasil Orgânico e Sustentável tem inscrições prorrogadas

Loc: Os empreendimentos da agricultura familiar com intenção de participar da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável têm até o próximo dia 14 de fevereiro para se inscreverem. As inscrições para participar do evento foram prorrogadas e podem ser feitas no site do Ministério do Desenvolvimento Social. A ficha deve ser preenchida e enviada para Audrei dos Santos Soares no seguinte e-mail: audrei.soares@mds.gov.br. Para os agricultores familiares essa é uma oportunidade de promover seus produtos durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016 que serão realizadas no Brasil. Os empreendimentos selecionados terão quiosques montados em dez cidades-sede da Copa e participarão durante sete dias em cada cidade, entre os dias 11 a 27 de junho de 2014, dependendo do local. Cada estande contará com a participação de seis empreendimentos da agricultura familiar representando seus produtos.

Tempo:

BG

Cotações nominais de suínos são recordes para janeiro

Loc: Os preços do suíno vivo e da carne suína alcançaram neste mês as maiores médias nominais para janeiro da série histórica do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), iniciada em 2004. O que sustenta os preços em patamares elevados é o cenário de oferta restrita de animais para abate. Na média de janeiro de 2014, a carcaça comum suína é cotada a quase seis reais o quilo. A produção de carne suína deve alcançar 3,46 milhões de toneladas em 2014, o que representa um pequeno aumento de quase um por cento em relação ao ano anterior. A produção em 2013 alcançou 3 milhões e 400 mil toneladas, informa a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). Segundo o diretor de Mercado Interno da Abipecs, Jurandi Soares Machado, as carcaças suínas estarão um pouco mais pesadas este ano, o que indica uma leve recuperação da oferta de carne suína.

Tempo:

Tempo total:




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados