..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 29/01/2014
 
Emater em Ação - 29/01/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO - 29/01/2014

VH/ABERTURA

Loc.: Olá, amigos! A pecuária brasileira vive uma boa fase com aumento das exportações e do mercado interno. A valorização da arroba também está provocando uma alta na cotação do bezerro de corte em Minas Gerais como comenta o coordenador técnico de Bovinocultura da Emater-Minas José Alberto de Ávila. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário e a previsão do tempo. Eu sou Maurício Almeida e é um prazer estar com vocês em mais um Emater em Ação.


VH/ FIQUE POR DENTRO

Alta da cotação de bezerro de corte em Minas Gerais

Loc: O preço médio do bezerro de corte, no período de janeiro a novembro alcançou mais de 700 reais por cabeça, valor 6 por cento maior que o registrado em 2011, considerado o melhor ano para vendas do segmento na virada do século. Em 2012, a cotação apresentou aumento de 11 por cento, segundo dados da Esalq/BM&F. O coordenador técnico de Bovinocultura da Emater Minas, José Alberto Avila comenta a razão desse crescimento.

Sonora: José Alberto Ávila.

Começa: “ ...”

Termina: “...”

Tempo:

Nota pé: A carne bovina respondeu nos dez primeiro meses de 2013 por 42 por cento da receita das exportações do complexo de carnes de Minas, que inclui frango, suínos e perus e somou cerca de 841 milhões de dólares.

Tempo:

BG

Lançamento da Fenicafé 2014 acontece em Araguari

Loc: A Associação dos Cafeicultores de Araguari realizou na quarta-feira, dia 29, o lançamento da Fenicafé 2014 (Feira Nacional de Cafeicultura Irrigada). A Fenicafé será realizada de 18 a 20 de março em Araguari, no Triângulo Mineiro. O evento vai sediar três grandes encontros: Encontro Nacional de Irrigação de Cafeicultura do Cerrado, a Feira de Irrigação em Café do Brasil e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. A proposta da feira é oferecer aos produtores informações sobre novas tecnologias e tendências da cafeicultura irrigada.

Tempo:

BG

Quantidade de fruta terá destaque no rótulo das bebidas

Loc: A partir de julho de 2014, a indústria deverá informar no rótulo das bebidas não alcoólicas o percentual de polpa da fruta ou suco usado nos ingredientes. A medida do Ministério da Agricultura visa informar com mais clareza ao consumidor o que está sendo ofertado. Segundo o chefe da Divisão de Bebidas do Ministério, Marlos Vicenzi, todos os refrigerantes, refrescos e chás devem declarar o percentual. Em dezembro de 2014, a regra passa a valer também para os néctares e sucos tropicais. Para ser chamada de suco, a bebida deve conter 100 por cento da fruta. No caso do néctar deve ter em sua composição um percentual mínimo do suco ou polpa. Já a partir de 2015, haverá aumento do percentual mínimo obrigatório de suco ou polpa para os néctares de laranja e uva, que será feito de forma gradual partindo-se dos atuais 30 para 40 por cento em janeiro e finalmente 50 por cento em janeiro de 2016.

Tempo:

BG

Governo define critérios para venda de sêmen de ovinos

Loc: O Governo publicou uma Instrução Normativa que estabelece os requisitos sanitários para processamento e comercialização de sêmen de caprinos e de ovinos no território brasileiro. Dentre os objetivos da medida está o de complementar as atividades de fiscalização da produção. De acordo com o texto, a colheita, o processamento, a distribuição e a comercialização desse material só podem ocorrer em Centros de Coleta e Processamento de Sêmen, registrados no Ministério da Agricultura. Para ingresso nesses centros, os reprodutores deverão ter documento oficial de trânsito animal, bem como de atestado de saúde emitido por médico veterinário registrado no Conselho de Medicina Veterinária. No caso de rebanhos já certificados pelo Mapa, como livres de doenças, não é necessário a realização dos testes, desde que seja apresentada a declaração assinada pelo médico veterinário responsável.

Tempo:

Tempo total:


VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 24 e 25 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 23 reais e 50 centavos e 24 reais e 50 centavos. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 25 reais e 50 centavos e 27 reais e 50 centavos. Já no Noroeste, a saca ficou entre 22 reais e 50 centavos e 23 reais e 50 centavos.

BG

Na última semana, a soja foi negociada no Noroeste entre 59 e 60 reais, a saca de 60 quilos. No Triângulo Mineiro, o produto foi cotado entre 61 e 62 reais.

BG

O feijão carioquinha foi negociado entre 80 e 81 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 92 reais e 50 centavos e 105 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 80 e 85 reais. Na região do Triangulo Mineiro foi cotado entre 94 e 107 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.

BG

A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 277 e 288 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 265 e 280 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 285 a 302 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 295 e 300 reais.

BG

A arroba do boi gordo foi cotada entre 106 e 110 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 104 e 105 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 100 e 101 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 98 e 100 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 101 a 103 reais.

BG

A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 23 a 29 de Janeiro de 2014.

Tempo:


VH/O TEMPO (29/01/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):

Na quinta feira, céu claro a parcialmente nublado passando a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no final do período no Noroeste, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 12.

BG

Na sexta feira, céu parcialmente nublado no Triangulo Mineiro, Alto Paranaíba, Vale do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce. Nas demais regiões, tempo claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 13.

BG

No sábado, céu parcialmente nublado no Sul, Sudeste, Vale do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce. Nas demais regiões, tempo claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 13.

Tempo:

BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela audiência e amanhã estamos de volta.


VH/ENCERRAMENTO

Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal

Jornalista: Flávia Freitas

Estagiária: Henrique Menezes

Coordenação Geral: Giordanna Meirelles

Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Tempo total do programa:




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados