..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 28/01/2014
 
Emater em Ação - 281/01/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 28/01/2014

VH/ABERTURA

Olá produtoras, produtores e amigos do campo! O aumento da produtividade na primeira safra de feijão em Minas Gerais e nas demais regiões produtoras do país elevou a oferta do grão e tem provocado uma queda significativa de preços. No Emater em Ação de hoje, você vai conhecer quais são os projetos da Epamig para 2014, além da previsão do tempo para os próximos três dias. Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora.


VH/FIQUE POR DENTRO

Maior oferta reduz preço do feijão

Loc: A recuperação da produtividade na primeira safra de feijão em Minas Gerais e nas demais regiões produtoras do país tem aumentado a oferta e provocado uma queda significativa no preço do produto. A redução nos valores pagos pelo feijão já era esperada devido ao período de colheita da safra, o que eleva a oferta no mercado. A tendência é de novas reduções como comenta o coordenador técnico de Culturas da Emater Minas, Wilson Rosa.

Sonora: Wilson Rosa.

Começa: “ ...”

Termina: “....”

Tempo:

Nota pé: A produtividade esperada é de cerca de uma tonelada e meia por hectares, crescimento de cerca de 46 por cento, frente aos 818 quilos registrados em igual período de 2013. Caso atingida a produtividade estimada, será um novo recorde no Estado. Na safra anterior, a produtividade foi gravemente prejudicada pela infestação com a mosca branca e pelo clima desfavorável.

Tempo:

BG

Cafeicultores têm até sexta para manifestar interesse de renegociar

Loc: Termina nesta sexta, dia 31, o prazo para que cafeicultores beneficiados pela resolução 4.301, de 9 de janeiro de 2014, formalizem intenção de renegociar junto às instituições financeiras credoras. Após se inscrever, os produtores terão até 15 de julho para concretizar a renegociação das parcelas das operações de crédito referentes a custeio, investimento e comercialização feitas no intervalo entre julho de 2013 e junho de 2014. A medida do Conselho Monetário Nacional (CMN) trata da renegociação de parcelas de financiamentos rurais vinculadas a lavouras de café arábica.

Tempo:

BG

Uberaba vai sediar encontro regional de agricultura mineira

Loc: O município de Uberaba, no Triângulo, vai sediar um dos encontros regionais programados pela Secretaria de Agricultura de Minas Gerais. O objetivo é construir uma agenda estratégica, que irá nortear as políticas públicas do setor até 2030. O encontro no município está previsto para a segunda quinzena de fevereiro. Serão sete encontros pelo Estado. Segundo o secretário Zé Silva, estes encontros são fundamentais porque servirão de plataforma para o debate sobre o desenvolvimento da agricultura e pecuária em Minas Gerais e no país. Zé Silva diz que, após ouvir os representantes dos diversos segmentos, será elaborado um documento final que vai contar com a colaboração de especialistas e pessoas renomadas do agronegócio mineiro e nacional, como o ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli; o Presidente da Embrapa, Maurício Lopes; o pesquisador da Embrapa, Paulo Martins; o especialista em políticas públicas, Sérgio Paganini e o sociólogo Rudá Ricci.

Tempo:

BG

BNDES abre financiamento para pequeno produtor agroecológico

Loc: Mulheres, jovens, quilombolas, indígenas, demais povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares que cultivam a terra com base no sistema de produção agroecológico ou orgânico podem preparar seus projetos para edital que será publicado dentro de um mês. A partir do dia 17 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para o edital de Chamada Pública do BNDES e da Conab, no valor de 15 milhões de reais, voltado para o fortalecimento de cooperativas ou associações de produtores rurais de base familiar. As inscrições ficarão abertas até 31 de março. Os investimentos serão aplicados em estruturação de circuitos locais e regionais de produção, beneficiamento, processamento, armazenamento e comercialização, com o objetivo de melhorar suas condições de atuação no mercado governamental de alimentos, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ou para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Tempo:

Tempo total:



VH/O TEMPO (28/01/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):

Na quarta feira, céu parcialmente nublado a nublado com chuva isolada no Rio Doce. Céu parcialmente nublado no Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, tempo claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 e a mínima de 12 graus.

BG

Na quinta feira, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Noroeste, vale do Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, dia claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 12.

BG

Na sexta feira, céu parcialmente nublado no Triangulo Mineiro, Alto Paranaíba, Vale do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce. Nas demais regiões, tempo claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 13.

Tempo:



VH/BATE PAPO

EPAMIG vai modificar fazendas experimentais em 2014

Loc: A Epamig estuda a implantação de uma Unidade Especial em Unaí. O acordo contempla a Secretaria de Estado de Agricultura, a Emater-MG, o IMA, a Coanor, o Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí, a Secretaria de Agricultura municipal e a Escola Agrícola de UNAÍ, que cederá a infraestrutura necessária para a instalação da Unidade Especial. A empresa tem ainda outros projetos para 2014. Em entrevista a jornalista Flávia Freitas, o presidente da Epamig, Marcelo Lana, comenta sobre as atividades do ano:

Sonora (G2/B9): Marcelo Lana

Começa:

Termina:

Tempo:

Nota pé: A implantação da EPAMIG em Unaí atende a uma demanda dos próprios produtores rurais que pleitearam a instalação de uma unidade da empresa no Noroeste mineiro. A região tem cerca de 20 municípios com economia fortemente voltada para a agricultura.

Tempo total:

BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigada pela audiência e amanhã estamos de volta com as cotações do mercado agropecuário e as notícias do dia. Até lá.


VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Apoio Técnico: Maurício Almeida e Paulo de Ávila

Jornalista: Flávia Freitas

Estagiário: Henrique Menezes

Coordenação Geral: Giordanna Meirelles

Tempo total do programa:




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados