..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 27/01/2014
 
Pronaf ultrapassa R$ 10 bilhões contratados na safra 2013/14
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

 

Pronaf ultrapassa R$ 10 bilhões contratados na safra 2013/2014

Loc: O Pronaf, programa de crédito do Ministério do Desenvolvimento Agrário, emprestou em apenas cinco meses da safra 2013/2014 10 bilhões e meio de reais a agricultores familiares em todo o País. Se comparado com o mesmo período na safra passada, o valor é 33 por cento maior. De julho a novembro de 2013 foram realizados mais de 958 mil contratos do Pronaf. O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, diz que há um crescimento do programa.

Sonora: Valter Bianchini

Começa: “Nós estamos vendo um crescimento...”

Termina: “… bons preços para a maior parte dos produtos”.

Tempo:

Nota pé: Segundo Bianchini, a estimativa é que o Pronaf chegue a 12 bilhões reais nos primeiros seis meses da safra 2013/2014. Para contratar uma das 16 linhas de crédito, o produtor precisa ter a DAP, Declaração de Aptidão ao Pronaf, que identifica o agricultor familiar. Com a DAP e o CPF, o agricultor deve procurar o banco que vai determinar o limite de crédito e autorizar a elaboração do projeto Técnico de Financiamento, que é feita no escritório local da Emater.

Tempo:

 

BG

 

Cotações da soja recuam com entrada de safra recorde

Loc: O avanço da colheita recorde de soja no Brasil tem pressionado as cotações internas, apontam os pesquisadores do Cepea. A estimativa é que as vendas antecipadas neste ano foram menores que nas temporadas passadas. Paralelamente, o clima está favorável em boa parte das regiões produtoras. Na Argentina, o tempo também está ajudando no plantio, mas noutras partes da América do Sul a falta de chuva pode limitar o desenvolvimento do grão. Por enquanto, no físico brasileiro, os preços recuaram bruscamente, refletindo não só a entrada da safra nacional, mas também fatores externos. O Indicador ESALQ/BM&FBovespa teve retração de sete vírgulas 85 por cento entre 17 e 24 de janeiro, com saca a 68 reais. Ao ser convertido para dólar, o Indicador registrou forte baixa de 10 por cento se comparado à sexta-feira anterior.

 

BG

 

Prorrogadas inscrições para Prêmio Produtor do Ano Brapex 2014

Loc: O prazo para o produtor de mamão se inscrever no Prêmio Produtor do Ano Brapex foi prorrogado para 31 de janeiro. A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), entidade promotora do concurso, adiou a data devido ao trabalho de recuperação das lavouras da fruta afetadas pelas chuvas no início de janeiro. O prêmio tem o objetivo de reconhecer, valorizar e divulgar esforços dos produtores de mamão no cultivo da fruta. A novidade desta edição é a premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados, além de troféu personalizado. O primeiro lugar receberá dois mil reais. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 5 de abril durante o Festival Nacional do Mamão, em Linhares, no Espírito Santo. O regulamento completo pode ser acessado no site da Brapex.

Tempo:

 

BG

 

Emater realiza Dia do Leite no município de Chalé

Loc: O escritório local da Emater-MG de Chalé, com apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, realiza o Dia do Leite, na quinta-feira, dia 30 de janeiro, a partir de uma hora da tarde, na Câmara Municipal. Os participantes poderão assistir a palestras sobre qualidade do leite, higiene no processamento da bebida e crédito rural. Segundo o engenheiro agrônomo Carlos Alberto, da Emater-Minas, “o evento está voltado para o uso racional de tecnologias na exploração leiteira, visando a criação de um protocolo de boas práticas”. A finalidade é melhoria da qualidade final do leite e seus derivados, garantindo assim a segurança alimentar e o aprimoramento profissional dos pecuarista. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no escritório local da Emater.

Tempo:




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados