..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 23/01/2014
 
Município de Capela Nova pretende ampliar PNAE
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

Município de Capela Nova, região Central de Minas Gerais, espera aumentar número de produtores beneficiados com Programa Nacional de Alimentação Escolar


LOC: O municípo de Capela Nova, região Central de Minas Gerais, espera aumentar em 2014 o número de produtores que participam do PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar. O programa tem garantido a inserção de produtos da agricultura familiar no mercado institucional, fortalecendo o setor em muitos municípios mineiros. De acordo com o técnico da Emater-MG, Odair José Gerônimo, a expectativa para este ano é que o número de produtores que participam do PNAE passe de oito para treze.


Sonora: Odair José Gerônimo

Começa: “O Programa Nacional...”

Termina: “...Capela Nova.”

Tempo: 01'16''


LOC: Os principais produtos vendidos pelos agricultores às escolas de Capela Nova por meio PNAE são: alface, cebolinha, pimentão, abobora, cebola, banana, mexerica, beterraba e limão entre outros. De acordo com o técncio da Emater-MG, em Capela Nova, cada agricultor beneficiado pelo PNAE recebe em média cerca R$ 5.000,00 por ano. Em 2013, a Emater-MG orientou cerca de 6.936 produtores para que eles participassem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). iares. As atribuições da Emater-MG no programa são bem amplas e abrangem desde a assistência técnica, mobilização de agricultores, emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), orientação e elaboração de projetos até capacitação dos agricultores em boas práticas de produção.


BG

 

Valor financiado pela agricultura familiar no Pronaf aumentou em 2013

LOC: Em 2013, agricultores familiares brasileiros fizeram mais de dois milhões de contratos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para financiar sua produção. O valor é 11,3% superior ao do ano de 2012 e 38,6% maior que o de 2011. O número de contratos foi 12,9% superior ao de 2012 e 34% maior em relação a 2011. De acordo com secretário da secrataria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, “A evolução do Pronaf em 2013 significa um valor quase dez vezes maior ao que foi aplicado em 2002. Para ele, isso demonstra o quanto o Pronaf evoluiu como política pública, apoiando a agricultura familiar.

Tempo:

BG


Minas é o primeiro estado a ter uma Política de Agroecologia e Produção Orgânica

LOC: Minas Gerais é o primeiro estado a implementar uma Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. Sancionada neste mês pelo governador Antonio Anastasia, a Lei nº 21.146/14 tem como objetivo ampliar e fortalecer a produção, o processamento e o consumo de produtos agroecológicos, orgânicos e em transição agroecológica, com ênfase nos mercados locais e regionais. As ações serão destinadas prioritariamente aos agricultores familiares, urbanos e aos povos e comunidades tradicionais. Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Zé Silva, a criação desse marco legal é o passo inicial para a realização de um diagnóstico e a elaboração de ações voltadas para toda a cadeia: produção, comercialização, beneficiamento, instrumentos para financiamento e até incentivos fiscais.

Tempo:




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados