..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 21/01/2014
 
Emater em Ação - 21/01/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 21/01/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e é uma satisfação estar novamente com você. No programa de hoje você vai saber: Emater-MG garante investimentos para a cafeicultura familiar do Estado; Governo federal facilita importação de defensivo contra helicoverpa. Confira ainda um bate-papo com o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Zé Silva, que vai falar sobre as metas da secretaria para os próximos anos.


VH/FIQUE POR DENTRO

 

Emater-MG garante investimentos para a cafeicultura familiar do Estado


LOC: A Emater Minas venceu chamada pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para prestar assistência técnica para a agricultura familiar na modalidade “Sustentabilidade para a Cadeia da Cafeicultura”. A previsão é iniciar o cronograma de atividades no mês de fevereiro. O projeto beneficiará cerca de duas mil e seiscentas famílias de 77 municípios das regiões Leste e Sul de Minas. De acordo com coordenador Técnico estadual de Planejamento e Gestão Estratégica, Cláudio Augusto Bortolini, o objetivo é capacitar e aprimorar os processos produtivos, o que é fundamental para agregar valor à produção cafeeira”.


SONORA: Cláudio Augusto Bortolini/ coordenador Técnico estadual de Planejamento e Gestão Estratégica

Início: “ A chamada publica...”

Fim: … produtor de café.”

 

NOTA PÉ: O contrato com o MDA foi assinado no final de 2013. A Emater-MG tem prazo de três anos para cumpri-lo.

Tempo:1'04''

Tempo total:


Governo federal facilita importação de defensivo contra helicoverpa


LOC: O Mapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, publicou no Diário Oficial da União a Portaria 31, com o objetivo de com aglizar o processo de importação e utilização do inseticida usado no controle da lagarta Helicoverpa armigera. A decisão foi tomada diante do agravamento dos ataques da lagarta Helicoverpa armigera às lavouras de soja, milho, algodão, feijão e tomate. A CNA, Confederação da Agricultrua e Pecuária do Brasil, avaliou de maneira positiva a iniciativa do Mapa. De acordo com a CNA, a medida permite que os Estados realizem uma estimativa da área ocupada pelas culturas atacadas pela lagarta Helicoverpa e quantificar o volume a ser importado do inseticida. A Helicoverpa armigera é uma praga que tem se alastrado por todas as regiões agrícolas do Brasil. Seu controle tem elevado os custos de produção, fator que, somado às perdas de produção, tem comprometido a renda do produtor.


Tempo:

BG

Venda da safra brasileira de soja 2013/2014 está atrasada em relação ao ano anterior

LOC: As vendas da safra brasileira de soja 2013/14 estão atrasadas ante igual período do ano anterior, segundo levantamento da consultoria Céleres. Até 10 de janeiro, as vendas estavam em 41,7 por cento da safra, contra 55,9 por cento de um ano antes. Os produtores estão relutantes em se comprometer com vendas devido os baixos preços internacionais, e ainda estão capitalizados após a comercialização da safra recorde do ano passado. No entanto, de acordo com analistas da Céleres, as condições do mercado poderão deteriorar em vez de melhorar para os produtores brasileiros.

Tempo:

BG

LOC: Comunicado: a solenidade de início das obras de recuperação de 500 quilômetros de estradas vicinais do Projeto Jaíba foi adiada. O evento que seria realizado amanhâ, 22 de janeiro, foi suspenso por incompatibilidade da agenda das autoridades envolvidas. Em breve será anunciada uma nova data para a cerimônia.



tempo

BG

VH/O TEMPO (15/01/2014)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):

BG

Na quarta feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Triângulo Mineiro, Oeste, Central Mineira, Metropolitana, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Demais regiões, parcialmente nublado com chuva isolada. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 12.

BG

Na quinta- feira, céu Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Noroeste. Demais regiões, parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva isolada. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 13.

Tempo:

BATE-PAPO

LOC: A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais está preparando uma agenda para o setor até 2030. O objetivo é avaliar os obstáculos que já foram superados na última década, analisar os novos desafios para o desenvolvimento do setor e criar ações a longo prazo. Em entrevista à jornalista Giordanna Meirelles, o secretário de Agricultrua de Minas Gerais, o deputado Federal Zé Silva, falou sobre as metas da secretaria para os próximos anos.

SONORA: Zé Silva/ secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

Início: “Primeiro grande desafio...”

Fim: “...mais importantes.”

Tempo:4'32''

Tempo total:

BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.


VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal

Jornalista: Flávia Freitas

Estagiário: Henrique Menezes

Coordenação Geral: Giordanna Meirelles

Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.

Tempo total do programa:




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados