..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 17/01/2014
 
Emater em Ação - 17/01/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 17/01/2014

VH/ABERTURA

Produtores e produtoras, amigos do campo! É um grande prazer estarmos juntos novamente. No programa de hoje você vai saber: Os impactos para o mercado brasileiro com a decisão do governo argentino de importar tomates do Brasil; Preço do algodão em pluma inicia o ano com alta ; Café permanece como sexto item das exportações do agronegócio. Saiba ainda a previsão do tempo e a agenda com os eventos agropecuários. Eu sou Sebastião Avelar e o Emater em Ação começa agora.



VH/FIQUE POR DENTRO

Argentina anuncia importação de tomates do Brasil



Loc:Na ultima semana ,A presidente argentina Cristina Kirchner ordenou ao ministro da Economia, Axel Kicillof, que implemente a importação de tomates Made in Brazil. O anúncio foi realizado pelo chefe do gabinete de ministros, Jorge Capitanich, que disse que a compra dos tomates do país vizinho tem o objetivo de garantir o abastecimento do produto, já que existem riscos de escassez devido a problemas climáticos nos próximos dez dias. O coordenador técnico de fruticultura da Emater Minas, Georgeton Silveira, comenta o que este acordo pode influenciar aos produtores.

Sonora: Georgeton Silveira
Começa: “Na realidade...”
Termina: “...preços da época.”
Tempo:

Nota pé: O preço do quilo do tomate nas quitandas está cerca de 10 pesos ( 3 reais e 80centavos) em média na capital do país. Capitanich afirmou que o objetivo são os "preços protegidos" e também afirma que o governo pode decidir nos próximos dias a importação de outros produtos alimentícios no exterior com o objetivo de combater a eventual alta de preços de seus similares nacionais



Café permanece como sexto item das exportações do agronegócio


LOC: De acordo com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o café brasileiro participou, em 2013, com 5,3% da balança do agronegócio brasileiro. O produto foi o sexto item da pauta das exportações atrás do complexo soja, carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais, cerais, farinha e preparações.. As exportações de café. O Brasil participou com 33,6% do mercado internacional. Permanecem como principais compradores de café verde, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Itália. Segundo ainda o Ministério da Agricultura, o consumo no mercado interno foi de 21 milhões de sacas de café.

Tempo:

BG


Preço do algodão em pluma inicia o ano com alta de 3,52%


LOC: A demanda das industrias nacionais volta a aquecer o mercado de algodão em pluma. É o que aposta um levantamento feito pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Os preços da pluma já subiram 3,52% em janeiro. O levantamento mostra que, mesmo com a retomada dos negócios, a disparidade entre o preço ofertado pelo comprador e o pedido pelo vendendo dificulta a efetivação de negócios. Essa situação também limita a ação de comerciantes. A expectativa é que aconteça a redução da oferta nas próximas semanas , período de entressafra.


Tempo:

BG

VH/O TEMPO (17/01/2014)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):

BG

No sábado, céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no Noroeste, Central Mineira, Rio Doce, Campo das Vertentes, Zona da Mata e região metropolitana de Belo Horizonte. Demais regiões, parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isolada. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 13.

BG

No domingo, céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no Noroeste, Centro, região metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e Vale do Rio Doce. Demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isolada. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 15.

Tempo:



Tempo total:

VH/AGENDA

Principais eventos agropecuários do estado 17/01/2014


Entre os dias 18 a 26 de Janeiro, acontece a festa da uva ma cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais.



No dia 22 de janeiro, no Centro Cultural de Mocambinho, no município de Jaíba, região do Norte de Minas. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, deputado federal José Silva, convida para a solenidade de anúncio de início das obras de recuperação de 500 quilômetros de estradas vicinais do Projeto Jaíba. As obras serão realizadas pela Ruralminas, numa parceria com a Codevasf.


Acontece no dia 19 de janeiro em Uberaba, região do Triangulo Mineiro, às 16 horas, mais uma edição do Leilão de Gado de Corte da Leilopec, onde serão ofertados mais de dois mil animais para cria, recria e engorda. Mais Informações no telefone: (34)3326-5000.


Mais informações sobre os eventos estão disponíveis no portal da Emater.
Tempo total:



O Emater em Ação fica por aqui. Obrigado pela audiência e até a próxima segunda feira,até lá.



VH/ENCERRAMENTO

Loc.:Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal

Jornalista: Flávia Freitas

Estagiário: Henrique Menezes

Coordenação Geral: Giordanna Meirelles

Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.

Tempo total do programa:








Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados