..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 10/01/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 10/01/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 10/01/2014

VH/ABERTURA

Produtores e produtoras, amigos do campo! É um grande prazer estarmos juntos novamente. No programa de hoje você vai saber: Plantadeira de Sementes de Hortaliças em Canteiros construída por produtor facilita cultivo de hortaliças; Previsão indica safra recorde de grãos em Minas Gerais neste ano; Cepea indica alta da Cotação do café arábica. E ainda teremos a previsão do tempo para o fim de semana. Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora.

VH/FIQUE POR DENTRO

Plantadeira de Sementes de Hortaliças em Canteiros construída por produtor facilita cultivo de hortaliças

LOC: Hoje você vai conhecer o segundo colocado da 6ª edição do Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural, uma iniciativa da Emater-MG em parceria com o Banco do Brasil. Com o projeto Plantadeira de Sementes de Hortaliças em Canteiros, o produtor Gilberth Mendes Gonçalves Dias, do município de Brasília de Minas,  Norte do Estado,  conquistou o segundo lugar do Prêmio.  A plantadeira foi construída com o reaproveitamento de materiais já descartados, como garrafa pet, madeira, pneus e potes de manteiga. De acordo com o produtor, o aparelho facilita e otimiza os trabalhos no cultivo de hortaliças.
Sonora:  Gilberth Mendes Gonçalves Dias
Começa: “Facilita porque melhora...”
Termina: “...menos trabalho.”
Tempo:29"

Nota pé: A premiação da 6ª edição do Criatividade Rural aconteceu em dezembro do ano passado. O prêmio tem como objetivos estimular, identificar e divulgar inovações tecnológicas, que gerem impactos positivos nas áreas social, econômica, cultural e ambiental do meio rural. Os vencedores são escolhidos de acordo com os critérios: criatividade, exequibilidade, sustentabilidade, potencial de inclusão social e mérito dos projetos.
Tempo:01'43"
BG

Previsão indica safra recorde de grãos em Minas Gerais neste ano

LOC:  Minas Gerais deve colher uma safra recorde de grãos em 2014. É o que indica o estudo divulgado pela Conab, Companhia Nacional de Abastecimento. De acordo com o levantamento, a colheita deste ano deve atingir 12,4 milhões de toneladas. Um crescimento de 2,6% em relação ao ano passado. O secretário de Agricultura de Minas Gerais, deputado federal Zé Silva, explica que o crescimento da safra estadual será impulsionado principalmente pela cultura da soja. Segundo Zé Silva, a  produção de soja no Estado deverá crescer cerca de 12,5%, acima da média nacional e que a rentabilidade apresentada pela soja fez com que muitos produtores optassem pela cultura em substituição ao milho. A previsão da Conab mostra que a safra de soja em Minas irá atingir 3,8 milhões de toneladas. Outra cultura que deve registrar crescimento em Minas, de acordo com a Conab, é o feijão de primeira safra. Os produtores do Estado devem colher 211 mil toneladas. Um crescimento de 38,4%. A Conab também divulgou a primeira previsão da safra de café de 2014. O estudo indica que Minas deverá colher 26,6 milhões de sacas, com uma variação percentual de 2,9% para mais ou para menos. A região do Cerrado se destacou com um aumento previsto de até 23,7% na produção, podendo atingir 6,4 milhões de sacas.
Tempo:1'32"
BG

Cotação do café arábica sobe em dezembro

LOC:  De acordo com o Cepea, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada,  os preços internos dos cafés arábica e robusta avançaram em dezembro e continuam sinalizando recuperação em janeiro. Para o arábica, após cinco meses de quedas consecutivas, as cotações foram impulsionadas pelo aumento nos preços externos da variedade. De acordo com o Cepea, essa alta esteve atrelada à expectativa de maior demanda pelo arábica por causa dos elevados valores do robusta e das especulações do mercado. A média do indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, saca de 60 kg, em dezembro, foi 9,8% superior de novembro. Em janeiro, a alta acumulada do indicador é de 4,14%. Com relação ao robusta, o Cepea indica que a forte retração de vendedores e a demanda por parte de agentes com maior necessidade de aquisição influenciaram os aumentos. O indicador Cepea/Esalq do tipo 6, peneira 13 acima, saca de 60 kg, em dezembro, teve aumento de 12,2% em relação a novembro. Em janeiro, a elevação é de 3,56%.
Tempo:01'16"
BG

Governo mineiro lança segunda etapa do Minas Comunica

LOC: Na segunda-feira, 13 de janeiro, será realizada cerimônia de lançamento do programa Minas Comunica II. O evento acontecerá a partir das 14h, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O objetivo do programa é disponibilizar o acesso aos serviços de telecomunicações, especialmente ao serviço móvel. O Comunica Minas II beneficiará 359 municípios no Estado. A partir do lançamento do programa, será publicado o edital de Chamada Pública para a contratação de operadoras ou consórcios interessados. Na primeira etapa do programa, Minas Comunica I, foram beneficiados 412 municípios que não tinham acesso ao sinal de telefonia móvel, com um investimento total de 280 milhões de reais, sendo 163,5 milhões do Governo de Minas e 118 milhões de contrapartida das operadoras. A previsão é que em 24 meses a segunda etapa do programa esteja concluída.
Tempo:01'03"
Tempo total: 05'42"

VH/O TEMPO (03/01/14)

LOC: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
No sábado, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Noroeste, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste e Oeste. Demais regiões, claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus, a mínima de 13 graus.

BG
No domingo, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Sul/Sudoeste, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Oeste. Demais regiões, claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus, a mínima de 14 graus.
BG

Na segunda feira, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Sul/Sudoeste, Oeste, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Vale do Mucuri e Jequitinhonha. Demais regiões, claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus, a mínima de 14 graus.
Tempo:01'12"

VH/AGENDA

Haverá no período de 12 a 14 de janeiro, em Viçosa, região da Zona da Mata, o curso de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, e uma capacitação sobre Seleção de doadores de embriões e ovócitos bovinos.

Também em Viçosa, entre os dias 15 e 17 de janeiro, acontece os curso de Anestesias e Cardiologia em Pequenos Animais, e o treinamento sobre produção de milho no sistema do plantio direto.

Mais informações sobre os eventos estão disponíveis no portal da Emater.
Tempo total:41"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela audiência e amanhã estamos de volta. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO

LOC: Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida e Paulo de Ávila
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa: 09'02"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados