..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 08/01/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 08/01/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 08/01/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e é uma satisfação estar novamente com você. No programa de hoje você vai saber: José Silva Soares assume Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; 2014 promete mais espaço para as carnes brasileiras; Receita de exportações de frango cresce 3,4% em 2013. Confira ainda o mercado agropecuário e a previsão do tempo.

VH/FIQUE POR DENTRO

José Silva Soares assume Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

LOC: O deputado federal Zé Silva assinou na última sexta-feira, dia três de janeiro, o termo de posse como secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. Segundo Zé Silva, a proposta é construir uma agenda positiva para a agricultura mineira para os próximos dez anos, otimizando programas e projetos que já vem sendo executados pela Secretaria.

Sonora: José Silva Soares/ secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Início: “Primeiramente é continuar...”
Fim: “...desenvolvimento de Minas Gerais.”
Tempo:1"
 
LOC:
Zé Silva também disse que será repensada a relação da Secretaria de Agricultura  com as instituições vinculadas: Emater-MG, Epamig, IMA e Ruralminas, dentro de um processo construtivo e participativo, visando à melhoria do desempenho de todo o sistema operacional da agricultura.

Sonora: José Silva Soares/ secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Início: “Queremos fortalecer...”
Fim: “...liderança da secretaria.”
Tempo: 35"

Nota pé: José Silva Soares é engenheiro agrônomo, com especialização CEO Internacional pela Fundação Getúlio Vargas e especializações em Piscicultura, Solos e Meio Ambiente. Em 2010 elegeu-se deputado federal. Foi presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG); presidiu a Associação Brasileira das Entidades Públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer); organizou e participou de missões técnicas à França, Itália, Portugal, Luxemburgo, Bélgica, Chile, Argentina e Peru.
Tempo:03'03"
BG

2014 promete mais espaço para as carnes brasileiras

LOC:  O Mapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, negocia a abertura de novos mercados para as exportações de carnes brasileiras. Este ano, a maior expectativa é uma possível conquista do acesso da carne brasileira aos Estados Unidos.  O país norte-americano é o maior importador mundial de carne bovina e é referência para diversos outros mercados quanto a questões sanitárias. As negociações estão avançadas também com a China e  Arábia Saudita, que é outro mercado importante. Ainda há a expectativa de abertura de mercado da Coreia do Sul para a carne suína de Santa Catarina. O país é o quinto maior mercado importador do produto e é considerado estratégico para a diversificação das exportações brasileiras.
Tempo:5"
BG

Receita de exportações de frango cresce 3,4% em 2013

LOC: De acordo com a Ubabef, União Brasileira de Avicultura, as exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processada) recuaram 0,7% em 2013, totalizando 3,891 milhões de toneladas. Porém, a receita teve um crescimento de 3,4% e atingiu US$ 7,966 bilhões. O balanço divulgado para Ubabef indica que, em dezembro do ano passado, os embarques recuaram 4,4% no volume e também na receita, em 13,9%. Mesmo com as baixas no último mês de 2013, segundo a entidade, o ano consolidou um período de recuperação para a avicultura. De acordo com a Ubabef,  no primeiro semestre de 2013, as exportações do setor sofreram os impactos da crise ocorrida no ano anterior. Mas, no segundo semestre, o ritmo do setor foi recuperado, permitindo quase alcançar o mesmo desempenho em volume dos dois anos anteriores.
Tempo:01'10"
Tempo total:05'05"
BG

VH/O TEMPO (08/01/2014)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
BG
Na quinta feira, céu claro a parcialmente nublado passando a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no final do período no Triângulo Mineiro, Sul, Sudoeste, Oeste e Zona da Mata. Demais regiões, parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 12.
BG
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Vale dos Rios Jequitinhonha e Mucuri. Demais áreas, claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 13.
Tempo:54"

VH / DE OLHO NO MERCADO

LOC: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 24 e 25 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 23 e 25 reais. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 25 e 28 reais. Já no Noroeste, a saca ficou entre 24 reais e 24 reais e 50 centavos.
BG

Na última semana, a soja foi negociada no Noroeste entre 69 e 70 reais, a saca de 60 quilos. No Triângulo Mineiro, o produto foi cotado entre 66 reais e 71 reais e 50 centavos.
BG

O feijão carioquinha foi negociado entre 85 e 95 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 106 e 115 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 105 e 110 reais. Na região do Triangulo Mineiro foi cotado entre 107 e 120 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG

A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 260 e 271 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 260 e 270 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 265 a 270 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 270 e 275 reais.
BG

A arroba do boi gordo foi cotada entre 105 e 110 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 104 e 106 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 105 e 106 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 98 e 100 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 102 a 106 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater Minas para o período de 02 a 08 de janeiro de 2014.
Tempo:03'24"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.:
Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 09'45"

 




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados