..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 23/12/2013
 
Leite tem alta dos preços pago ao produtor
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

Leite tem alta dos preços pago ao produtor

Loc: Os preços do leite pagos ao produtor atingiram níveis recordes em 2013, com alta de mais de 25 por cento de janeiro a outubro. O cenário neste período foi ainda mais favorável aos pecuaristas com a estabilidade dos custos de produção no país. O coordenador estadual de Bovinocultura da Emater-Minas, Feliciano Nogueira, comenta a razão desse crescimento e fala sobre a tendência para o próximo ano. 
Sonora: - Feliciano Nogueira
Começa:- “Na verdade, existe um conjunto...”
Termina: - “...remuneração do produto.”
Tempo:01'47" 

Nota pé: Quanto aos itens que compõem os custos de produção, houve queda nos principais insumos utilizados na alimentação. Dentre os fatores que influenciaram as baixas estão o fato de o Brasil ter produzido safra recorde de grãos, puxada principalmente pela soja e pelo milho e a recuperação da produção americana, depois da estiagem de 2012. 
Tempo:02'46"
BG

Governo vai comprar R$ 20 milhões em café da agricultura familiar

Loc: O governo federal aprovou a compra de 25 mil sacas de café no Espírito Santo. O investimento de 7 milhões e meio de reais alcançará diretamente mil e quatrocentos produtores, de cinco cooperativas de agricultores familiares do Estado. A compra faz parte de ações para melhorar as condições da cafeicultura no país. Em todo o Brasil, o investimento será de 20 milhões reais para a compra de cerca de 70 mil sacas de café. Serão beneficiados três mil e quinhentos produtores da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.  A entrega da mercadoria está prevista para a segunda quinzena de janeiro de 2014. De acordo com o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Josean de Castro, a expectativa é que o mercado reaja, melhorando os preços de venda para outras famílias.
Tempo:51"
BG

Embrapa lança cultivar de alho para pequenos produtores

Loc: Para oferecer ao pequeno produtor de alho um material produtivo e uniforme, a Embrapa Hortaliças está lançando a cultivar BRS Hozan. A variedade apresenta alta qualidade de bulbos (cabeças) e, nas condições tropicais do país dispensa a vernalização, tratamento no qual o alho-semente fica armazenado por um período em câmara fria, com temperatura entre 3 e 5 graus centígrados. A vernalização minimiza os impactos do clima quente no desenvolvimento da cultura. Segundo o pesquisador Francisco Vilela, o alho BRS Hozan é uma opção para o pequeno agricultor devido ao menor custo de produção, já que não há necessidade de investir em câmaras frias. Outra vantagem é a aparência do bulbo que se destaca pelahomogeneidade, além de ter maior percentual de bulbos comerciais. A cultivar também tem resistência parcial à mancha-púrpura e à ferrugem do alho. Quem se interessar em adquirir alho-semente da cultivar BRS Hozan deve entrar em contato com a Embrapa Produtos e Mercados, no site www.embrapa.br/cultivares
Tempo:01'18"
BG

Defesa agropecuária avança na informatização de MG

Loc: O IMA está realizando a entrega de 812 tablets e impressoras térmicas em todo o território mineiro para fortalecer as ações do campo. Até julho de 2014, todas as unidades descentralizadas receberão os equipamentos. Desde 2012, o Instituto está desenvolvendo o Projeto Inova IMA com a missão de informatizar os processos de defesa agropecuária no campo. Assim, será garantido o cumprimento das normas, a perfeita coleta dos dados, agregando maior transparência e credibilidade ao trabalho desenvolvido pela instituição. Para o diretor do instituto, Altino Rodrigues Neto, o trabalho de controle e fiscalização dos produtos de origem animal e vegetal ganhará mais agilidade e precisão. O Inova IMA tem duração de 24 meses e é coordenado pelo diretor-geral do IMA e financiado pela Fapemig, através de um Termo de Cooperação Técnica com Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.
Tempo:01'02"
Tempo total:06'




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados