..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 20/12/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 20/12/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO -  20/12/2013

VH/AB ERTURA

Loc.: Olá, amigos! A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que autoriza o Executivo a criar a Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural). A nova agência vai atuar em parceria com a Embrapa para auxiliar pequenos e médios agricultores em projetos que contribuam para o aumento da produtividade e a melhoria das atividades rurais. E a lagarta helicoverpa continua causando prejuízos. A praga provocou quebra de mais de 30 por cento na produção das plantações de feijão no interior de São Paulo. Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora.

VH/FIQUE POR DENTRO

Sancionada lei que cria Anater

Loc: A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que autoriza o Executivo a criar a Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural). O principal objetivo da instituição é qualificar e ampliar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Brasil. A nova agência vai atuar em parceria com a Embrapa para auxiliar pequenos e médios agricultores em projetos que contribuam para o aumento da produtividade e a melhoria das atividades rurais. Para o presidente da Emater-Minas, José Ricardo Roseno, é uma grande vitória do setor:
Sonora: José Ricardo Roseno (G2/A30)
Começa: “A Anater, a gente considera...
Termina: … extensão rural em todo Brasil”.
Tempo:30"

Nota pé: A medida estava prevista no Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014, anunciado em junho. Em 120 dias, a agência deverá publicar no Diário Oficial da União regulamento para o credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para a prestação de serviços ou execução de projetos de assistência técnica e extensão rural e regulamento de licitações e contratos e convênios. O estatuto do novo órgão será aprovado pelo Conselho de Administração no prazo de 60 dias.
Tempo: 01'46"
BG

Helicoverpa quebra mais de 30% de lavouras de feijão em SP

Loc: A lagarta helicoverpa chegou às plantações de feijão no interior de São Paulo e provocou quebra de mais de 30 por cento na produção. Os produtores das lavouras atingidas pela praga já pensam em migrar para outras culturas. Os prejuízos são estimados em um bilhão no Estado. O Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo) está recebendo reclamações de várias cidades. Os cooperados estão enviando amostras de lagartas, que identificaram como armigera, para que seja feita a confirmação. A instituição ainda não recebeu o parecer técnico, que diagnostica se a espécie da helicoverpa encontrada é mesmo a armigera, mas já pede para que as cidades fiquem em alerta, principalmente as que estão perto da fronteira com os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que decretaram estado de emergência fitossanitária por causa da lagarta.
Tempo:59"
BG

Óleo da sementes de maracujá é transformado em sabão

Loc: O óleo extraído da casca de sementes de maracujá pode ser transformado em sabão. Esse é o resultado de um experimento feito pela Emater-MG de Araguari, no  Triângulo Mineiro, em parceria com o Viveiros Flora Brasil, por meio dos programas Lotus e Ciclo. O projeto tem o apoio da Ebba (Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos S/A), fábrica de sucos em Araguari, que manda a casca com as sementes que extraiu do maracujá para o Viveiros Flora Brasil. A partir delas, é possível extrair um óleo com características diferentes do óleo de cozinha, com cheiro agradável de maracujá, mais denso e com Ph diferenciado, que é utilizado para produção de sabão líquido. Segundo a extensionista da Emater em Araguari, Regina Célia Marins Silva, o sabão líquido produzido por meio dessa experiência é de primeira qualidade, com alto poder adstringente e clareador do sabão. Outra vantagem do projeto é ele contribui para minimizar o impacto ambiental, dando assim um destino adequado e ecologicamente correto a esse resíduo.
Tempo:1'06"
Tempo total:03'15"

VH/O TEMPO (20/12/13)

Loc: Final de semana terá pancadas de chuva na maior parte do país. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
No sábado, céu nublado a encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas na região Metropolitana, Centro, Norte, Noroeste, Zona da Mata, Rio Doce e vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nas demais regiões, tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 14.
BG
No domingo, céu encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas na região Metropolitana, Centro, Norte, Noroeste, Zona da Mata, Rio Doce e vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nas demais regiões, tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 15.
BG
Na segunda feira, céu encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas em todo estado. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 14.
Tempo:01'17"

VH/SPOT NATAL
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia, um excelente fim de semana e até a próxima segunda-feira.

VH/ENCERRAMENTO
Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalistas: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:08'38"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados