..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 18/12/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 18/12/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO - 18/12/2013

VH/ABERTURA

Loc.: Olá, amigos! O secretário de  Agricultura de Minas Gerais Elmiro Nascimento apresentou um balanço do agronegócio do Estado, numa coletiva de imprensa.a Apesar da previsão do crescimento do PIB agrícola em Minas Gerais, os baixos preços do café tiveram um forte impacto nos números do setor. E os produtos da ceia de Natal tiveram alta de 8 por cento, segundo a Fundação Getúlio Vargas. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário e a previsão do tempo. Eu sou Flávia Freitas e o Emater em Ação começa agora.

VH/ FIQUE POR DENTRO

Secretário de Agricultura de MG faz balanço positivo de 2013

Loc: O secretário de  Agricultura de Minas Gerais Elmiro Nascimento apresentou um balanço do agronegócio do Estado, na quarta-feira, dia 18, numa coletiva de imprensa, na sede da Emater-MG em Belo Horizonte. Os principais programas da secretaria e suas vinculadas, ações de defesa sanitária em Minas Gerais e perspectivas para 2014 foram tratados. O secretário comentou sobre as principais ações de 2013:
Sonora: Elmiro Nascimento (G2/B6)
Começa: Fizemos o encontro do café que ...
Termina: … que é o nosso queijo”.
Tempo:01'01"

Loc: Na coletiva, o presidente da Emater-MG José Ricardo Roseno também apresentou os resultados da empresa neste ano, entre eles do Minas Sem Fome.
Sonora: José Ricardo

Começa: “Nós conseguimos ultrapassar os 100 mil agricultores...
Termina: … 2014 estaremos ampliando o atendimento desse programa”.
Tempo:53"

Nota pé:  O PIB do agronegócio de Minas Gerais tem previsão recorde para este ano de 149 bilhões de reais e crescimento de um e meio por cento. Nascimento disse que os resultados só não foram melhores devido aos baixos preços do café, produto de grande importância na pauta de exportações de Minas.
Tempo:03'01"
BG

Mortalidade de helicoverpa por inimigos naturais chega a 70%

Loc: Com o surgimento da lagarta helicoverpa na safra passada, uma série de pesquisas em relação aos seus inimigos naturais está sendo desenvolvida pela Embrapa Soja de Londrina, no Paraná.  Ao analisar mais profundamente a ação destes predadores sobre a helicoverpa, os pesquisadores da Embrapa descobriram que a taxa de mortalidade desta lagarta por inimigos naturais é mais alta do que nas outras lagartas. Segundo o pesquisador Samuel Roggia, se comparar com outras lagartas que acometem a soja, a taxa de parasitismo está entre cinco e 25 por cento, enquanto que para a helicoverpa, agora no início do ciclo, é observado 70 por cento de parasitismo.
Roggia explica ainda que o número de predadores desta praga é variado, o que beneficia o produtor a agir contra ela. No entanto, alerta o especialista, é importante que sejam feitos o monitoramento da lavoura e a aplicação dos inseticidas no momento correto.
Tempo:01'09"
BG

Produtos da ceia de Natal registram alta de 8,1%

Loc: O brasileiro terá de desembolsar neste Natal, em média, oito por cento a mais para ter os mesmos produtos da ceia de 2012. Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, a alta de preços é superior aos 5 e meio por cento, registrado pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Entre os itens que tiveram maior aumento de preços no período estão a farinha de trigo, com mais de 30 por cento de alta; a batata-inglesa, com 21 por cento; além de frutas, panetone, azeite, frango, lombo suíno e azeitona em conserva. Mas alguns produtos da ceia tiveram queda de preços, o que evitou uma inflação ainda maior, como a cebola que caiu quase 30 por cento, o óleo de soja, com redução de cerca de 19 por cento, o bacalhau e o arroz.
Tempo:55"
Tempo total:05'06"

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 23 e 25 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 24 reais e 24 reais e 50 centavos. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 25 e 27 reais. Já no Noroeste, a saca ficou entre 23 reais e 50 centavos e 24 reais.
BG
Na última semana, a soja foi negociada no Noroeste entre 69 e 70 reais, a saca de 60 quilos. No Triângulo Mineiro, o produto foi cotado entre 70 e 71 reais.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 95 e 100 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 115 e 120 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 130 e 135 reais. Na região do Triangulo Mineiro foi cotado entre 100 e 104 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 260 e 271 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 260 e 270 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 265 a 270 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 270 e 275 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 105 e 110 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 105 e 107 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 106 e 107 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 98 e 100 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 105 a 110 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 12 a 18 de dezembro de 2013.
Tempo:02'21"

VH/O TEMPO (18/12/13)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Centro, região Metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva isolada. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 10.
BG
Na sexta feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em todo estado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 11.
BG
No sábado, céu encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas no Noroeste, Norte, Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Nas demais regiões, tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 11.
Tempo:01'14"

O Emater em Ação de hoje fica por aqui, mas amanhã estamos de volta e você é meu convidado especial. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO
Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:10'03"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados