..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 17/12/2013
 
Mercado firme favorece cotação do bezerro em MG
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

Mercado firme favorece cotação do bezerro em MG

Loc: De janeiro a novembro, o preço médio do bezerro de corte alcançou 782 reais por cabeça. O valor é seis por cento maior que o registrado em 2011, o melhor ano para as vendas do segmento numa série iniciada na virada do século. Já em relação a 2012, a cotação dos animais apresentou um crescimento da ordem de 11 por cento. Os dados do indicador Esalq/BM&F foram avaliados pela Secretaria de Agricultura de Minas Gerais. O coordenador de Bovinocultura da Emater-Minas, José Alberto Ávila, fala sobre as razões da valorização dos bezerros:
Sonora: José Alberto (G2/A36)
Começa: “Na produção do bezerro está ...
Termina: … e valorizando o bezerro”
Tempo:51"

Nota pé: A receita com a venda externa da carne bovina de Minas Gerais entre janeiro e outubro de 2013, em relação ao mesmo período do ano passado, cresceu cerca de 16 por cento e alcançou 356 milhões de reais. 
Tempo:01'49"
BG

Estudo mostra que café só deu lucro na Bahia

Loc: A cafeicultura apresentou lucro em 2013 apenas no município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, segundo relatório da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e do Centro de Inteligência de Mercado da Universidade Federal de Lavras. O lucro local foi de 21 reais e 46 centavos em cada saca de 60 quilos. Em Itabela, também na Bahia, a produção de café conilon  apresentou pequeno prejuízo de 94 centavos a saca. Em alguns municípios, os preços não foram suficientes para cobrir o Custo Operacional Total, provocando "um processo de descapitalização do produtor ou incapacidade de renovação da capacidade produtiva". Em média, o prejuízo da cafeicultura de arábica foi de 147 reais a saca. Em Manhumirim, em Minas Gerais, o prejuízo por saca foi de 271 reais. O café arábica apresentou uma desvalorização de 31 por cento no acumulado deste ano, até novembro, ficando na média em 218 reais a saca. No café conilon, a queda nos preços no período alcançou 21 por cento e o preço de venda ficou em 196 reais a saca.
Tempo:01'18"
BG

Prazo para vacinação contra febre aftosa é prorrogado em Minas

LOC: Termina no dia 30 de dezembro o prazo da prorrogação da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2013, em Minas Gerais. A prorrogação aconteceu em consequência da mudança no envio da Carta Aviso aos produtores rurais. Agora o produtor deve acessar o site do IMA e imprimir o documento e preencher seus dados. Além disso, poderá comprar a vacina apresentando seu CPF ou cartão de identificação do IMA. Após esse procedimento e, de posse da Nota Fiscal de Compra e vacinação do animal, tem um prazo de 10 dias após o término da Campanha de Vacinação para entregar a documentação no escritório do Instituto mais próximo de sua propriedade.
Tempo:47"
Tempo total: 03'55"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados