..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 16/12/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 16/12/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 16/12/2013

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Flávia Freitas e uma satisfação estar novamente com você. No programa de hoje vamos falar sobre o aumento no número de empréstimos do Banco do Brasil para os agricultores familiares de Minas Gerais. O valor total das aplicações no setor teve uma evolução de 30 por cento. E com uma melhora dos preços internacionais, os produtores brasileiros de café venderam cerca de dois milhões e meio de sacas de arábica no mês de novembro. Confira ainda uma dica técnica sobre como os citricultores podem prevenir contra a ameaça do greening nos pomares.

VH/FIQUE POR DENTRO

Cresce empréstimos para agricultor familiar de MG

Loc: A aplicação de crédito para o desenvolvimento das atividades agrícolas e pecuárias de Minas Gerais na safra 2013/2014, exclusivamente pelo Banco do Brasil, deve alcançar 12 bilhões de reais, em comparação com os 11 bilhões registrados no período anterior. Nos três primeiros meses da safra atual (julho a setembro), as aplicações no Estado somaram 2 bilhões de reais. O valor total das aplicações na agricultura familiar também teve uma grande evolução como comenta o gerente de Negócios de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Carlos Geovani Queiroz:
Sonora: Carlos Geovani Queiroz
Começa: “Na última safra, nós emprestamos ...
Termina: volume emprestado pelo Pronaf”.
Tempo:18"

Nota pé: Por meio do Sicoob – Crediminas foram realizadas aplicações de 584 milhões em atividades de custeio. Os recursos destinados à comercialização somaram  93 milhões e meio de reais.
Tempo:01'15"
BG

Vendas de café avançam 2,6 milhões sacas em novembro

Loc: Os produtores brasileiros de café venderam cerca de dois milhões e meio de sacas de café arábica ao longo do mês de novembro, com uma melhora dos preços internacionais colaborando para a realização de negócios. Segundo a consultoria Safras & Mercado, até 30 de novembro, 51 por cento da safra 2013/14 de arábica, colhida nos últimos meses, foi comercializada, somando 19 milhões de sacas. Houve um avanço de sete pontos percentuais ante a comercialização estimada até o final de outubro. Mesmo assim, as vendas estão atrasadas ante a média em 65 por cento, para o período. Após atingir a mínima de sete anos no dia 6 de novembro, as cotações do arábica em Nova York reagiram levemente nas últimas semanas. No dia 29 de novembro, os preços bateram a máxima de sete semanas. O dólar subiu cerca de cinco por cento ante o real desde o início de novembro, fator que também incentiva o fechamento de negócios.
Tempo:01'06"
BG

Palestra sobre combate à Helicoverpa em Montes Claros
Loc:
A Emater-MG, em parceria com a Embrapa e o IMA, promove na terça-feira, dia 17, uma reunião para tratar das medidas preventivas de controle da lagarta Helicoverpa armigera, que tem causado sérios prejuízos ao setor agrícola, em todo o Brasil, no último ano. O evento vai acontecer no auditório da Sociedade Rural, no Parque de Exposições, de 10 horas da manhã ao meio dia. Segundo o coordenador técnico regional Reinaldo Nunes, serão passadas informações aos agricultores do  Norte de Minas sobre tecnologias para controle da praga. Além disso, será criado um grupo de trabalho com representantes de cada instituição presente para traçar ações  de curto, médio e longo prazos. A Helicoverpa armigera é uma lagarta com enorme poder de destruição, e que causa prejuízos principalmente às lavouras de milho, soja e algodão, culturas muito praticadas na região Norte de Minas Gerais.
Tempo:58"
BG

Demanda aquecida segue elevando preços dos ovos

Loc: As cotações dos ovos têm subido com mais força em todas as regiões pesquisadas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O impulso continua vindo da maior demanda nesse período de preparação para as festas de fim de ano. Com a maior procura, favorecida pelo recebimento do décimo terceiro salário, a oferta já se mostra relativamente enxuta principalmente dos ovos tipo extra. Para os ovos pequenos, a quantidade ofertada também começa a diminuir. Entre os dias 6 e 13, as cotações do ovo tipo extra, branco, colocado na Grande São Paulo subiram 14 por cento, com a média da caixa com 30 dúzias passando para 53 reais.
Tempo:48"
Tempo total:04'08"

VH/O TEMPO (16/12/13)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na terça feira, céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Céu nublado com pancadas de chuva no Centro e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de pancadas de chuva isolada. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 10.
BG
Na quarta feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidades de chuva isolada. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 10.
BG
Na quinta feira, céu nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Norte e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isolada. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 10.
Tempo:01'23"

VH/DICA TÉCNICA

Prevenção contra o Greening

Loc: O citrus greening é considerada a pior doença a acometer as culturas de frutas cítricas em todo o mundo. A praga já causou muitos prejuízos em São Paulo e hoje já atinge alguns pomares em Minas e Paraná. Sua principal característica são as folhas cheias de pintas. Com o tempo, ocorre o desfolhamento e a morte dos ramos infectados. Os frutos também sofrem com maturação irregular, diminuição do tamanho e deformações. Hoje, na Dica Técnica, o coordenador técnico de Fruticultura da Emater-Minas, Bernardino Cangussu, explica como o citricultor deve combater o Greening.
Sonora: Bernardino Cangussu.
Começa: “A principal doença hoje (…).”
Termina:“(…) transmissores desses vetores.”
Tempo: 01'03"

Nota pé - O greening é uma doença causada por uma bactéria chamada citrus greening bacterium, transmitida por um inseto minúsculo, da família da cigarrinha. O inseto ataca a muda de tangerina infectada, hospedando a bactéria e repassando-a para a muda sadia, através da picada.
Tempo total: 02'06"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.:
Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:09'04"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados