..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 13/12/2013
 
Vencedores do Criatividade Rural 2013 recebem prêmios
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

Vencedores do Criatividade Rural 2013 recebem prêmios

Loc: A cerimônia de premiação dos vencedores do Prêmio Criatividade Rural 2013 aconteceu nesta sexta, dia 13, na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte. O grande vencedor foi o projeto “Semeador de Cenoura Manual”, do produtor Sander Marcial. O segundo lugar ficou com a “Plantadeira de Sementes de Hortaliças em Canteiros”, de Gilberth Dias, e o terceiro com a “Esticadeira Convencional de Arame Liso”, de Denivan Souza. O “Arrancador de Estacas para Cultivo de Tomate”, de Nílson Souza, ficou em quarto e a “Máquina para Processo de Secagem de Café em Terreiro”, de Thales Chaves, em quinto lugar. Para o coordenador técnico e organizador do Concurso, Waldyr Pascoal Filho, os projetos surpreenderam mais uma vez.
Sonora: Waldyr Pascoal
Começa  “São projetos muito interessantes...
Termina  … tem a capacidade de criar esse tipo de máquinas”.
Tempo: 09"

Loc: O concurso tem por objetivo estimular, identificar e divulgar inovações tecnológicas, que gerem impactos positivos nas áreas social, econômica, cultural e ambiental do meio rural. O Banco do Brasil é o patrocinador do prêmio já há seis edições. O gerente de Negócios de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Carlos Giovane Queiroz, explica a razão dessa parceria desde o início do prêmio.
Sonora: Carlos Giovane Rodrigues Queiroz
Começa: - “Esse Prêmio Emater de Criatividade Rural, sempre você vê que são inventos ...”
Termina: - “...grande produtor.”
Tempo: 27"

Nota pé: O prêmio colocado recebeu um Refrigerador; um Roçadeira costal e uma TV LED de 40 polegadas. O segundo ganhou uma tevê, uma refrigerador e uma lavadora de alta pressão.  O prêmio do terceiro lugar foi um Forno Elétrico, um fogão e um Kit Ferramentas. Já o quarto colocado ganhou um Forno elétrico, uma câmera fotográfica e um fogão. O prêmio do quinto Lugar foi uma lavadora de roupa.
Empresa
Tempo:02'17"
BG

Café robusta tem alta expressiva em novembro

Loc: As cotações do café robusta ou conillon apresentaram um aumento expressivo em novembro no mercado interno. No dia 29 de novembro, o indicador Cepea/Esalq do tipo 6 peneira 13 acima fechou a 214 reais e 54 centavos a saca de 60 quilos, expressiva alta de 15 por cento em relação ao último dia de outubro. Além da influência do mercado externo, a alta esteve atrelada à retração vendedora e à maior demanda por parte dos agentes que precisavam cumprir entregas de contratos fechados anteriormente. De agosto a outubro deste ano, os preços do robusta haviam caído no mercado físico brasileiro, influenciados pelo mercado de arábica. Por isso, o forte avanço nas cotações durante novembro chegou a surpreender alguns agentes e deixou vendedores ainda mais retraídos – à espera de intensificação das altas.
Tempo:57"
BG

Produtor usa armadilha de feromônio para atrair helicoverpa

O produtor Regis Riozelli, de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, decidiu apostar em uma medida simples para atrair a lagarta helicoverpa. Ele comprou uma armadilha de feromônio, que são agentes biológicos produzidos pelos insetos e servem para a comunicação entre eles. Uma das principais características do feromônio é que cada tipo tem ação apenas entre insetos da mesma espécie. Mas  no dia seguinte a aplicação, ele encontrou borboletas de uma série de lagartas presas na armadilha: a lagarta da soja, a falsa-medideira e também a helicoverpa.
Tempo:40"
BG

Venda de tratores eleva demanda por cursos de tratoristas

Loc: O crescimento anual de 15 por cento nas vendas de tratores no Norte de Minas vem aumentando também a demanda por cursos de tratorista na região. De 2005 a 2013, foram realizados 420 cursos de Formação Profissional, com a capacitação de cinco mil trabalhadores. Só em 2013 foram 55 cursos com a formação de 588 tratoristas. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), as vendas totais de máquinas agrícolas cresceram 26 por cento. Para o instrutor Alex Altino Melo, o crescimento nas vendas de máquinas agrícolas esbarra na falta de mão de obra especializada. Segundo ele, encontrar um tratorista bem formado e certificado tem se tornado uma dor de cabeça para os produtores rurais. Em Claro dos Poções e Porteirinha mais 20 trabalhadores fizeram o curso de tratorista no início de dezembro.
Tempo:59"
Tempo total:04'54"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados