..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 09/12/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 09/12/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 09/12/2013

VH/ABERTURA

Olá amigos! Nas comemorações do aniversário de 65 anos da Emater-Minas, a empresa apresentou um pouco do trabalho da agricultura familiar a mais de 15 mil visitantes da Mostra da Extensão Rural. Confira a previsão do tempo e uma dica técnica sobre qual a melhor época para o nascimento e para a desmama de bezerros. Eu sou Flávia Freitas e o Emater em Ação começa agora.

VH/FIQUE POR DENTRO

Emater-MG recebe várias homenagens nos seus 65 anos

Loc: No último dia 6, foi comemorado o dia da Extensão Rural e os 65 anos da Emater-MG. Nas comemorações de aniversário, a empresa pode apresentar os produtos da agricultura familiar a mais de 15 mil visitantes da Mostra da Extensão Rural, realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O secretário de Estado da Agricultura, Elmiro Nascimento, esteve presente ao evento junto com outras autoridades, e salientou a importância da extensão rural e da Emater no país.
Sonora: Elmiro Nascimento
Começa: “Minas...”
Termina: “...no brasil inteiro.”
Tempo:36”

Loc: Na programação comemorativa houve ainda uma reunião da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural), em que foram discutidos os novos rumos do setor e a criação da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural). O presidente da Asbraer, Júlio Zoé de Brito, explica o que deve mudar com a criação da agência.
Sonora:  Júlio Zoé de Brito
Começa:' “Primeiro tem que lembrar…”
Termina: “...extensão rural.”
Tempo:01'33"

Nota pé – A Anater tem como objetivo executar políticas nas áreas de extensão rural para aumentar a produtividade, melhorar a renda no meio rural e promover o desenvolvimento sustentável no campo. O projeto foi aprovado no Congresso e aguarda a sanção presidencial. 
Tempo:03'27"
BG

Produtores discutem combate à Helicoverpa armigera em MG

LOC: Uma ação emergencial de combate à Helicoverpa armigera está mobilizando as instituições do setor agropecuário em Minas Gerais. Nos próximos dias, uma série de palestras com pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) vai levar as informações sobre o combate à praga para as principais regiões produtoras, que já registram a incidência da lagarta. O primeiro encontro será na terça-feira, dia 10, em Paracatu, no Noroeste do Estado. No dia 11, será a vez de Patrocínio, no Alto Paranaíba. No dia 12, será realizada palestra em Capinópolis, no Triângulo Mineiro, e, no dia 17, haverá eventos simultâneos em Montes Claros, no Norte do Estado, e em Alfenas, na Região Sul. A iniciativa é da Emater-MG, Embrapa e Epamig. A Emater-MG já mobiliza as equipes técnicas em todo o interior, para orientar os agricultores quanto ao manejo integrado e controle biológico da praga. No site da empresa está disponível um folder preparado pela Embrapa com o passo-a-passo do controle biológico e técnicas de MIP, que usa predadores naturais para combater a lagarta.
Tempo:01'12"
BG

Demanda crescente faz preço da mandioca continuar em alta

Loc: Com preços atrativos e necessidade de fazer caixa para o final do ano, os produtores continuaram colhendo mandioca, na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea (Centro de Estudos em Economia Aplicada da USP). A ocorrência de chuvas em algumas áreas no início da semana passada facilitou os trabalhos de campo. Fecularias estão precisando intensificar o processamento da raiz para atender pedidos e formar estoques. E a disputa por matéria-prima entre as empresas do setor continua. Apesar da quantidade de mandioca processada nas fábricas ter aumentado, a ociosidade industrial média ficou em 54 por cento da capacidade instalada. Segundo pesquisadores do Cepea, em razão da demanda crescente, os preços da mandioca continuaram em alta. A média semanal a prazo da tonelada do produto, posto fecularia, foi de 568 reais, aumento de 1 vírgula  3 por cento em relação à média anterior. Em quatro semanas, a valorização foi de 4 por cento.
Tempo:01'07"

VH/O TEMPO (09/12/13)

Loc: Com o avanço de uma nova frente fria na terça-feira, praticamente todo Sudeste tem um tempo mais carregado e com chuvas. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na terça-feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Sul, Sudoeste, Oeste, Triângulo e Alto Paranaíba. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isolada. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 13.
BG
Na quarta-feira, céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no Sul, Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Oeste e Triângulo, Alto Paranaíba. Céu nublado com pancadas de chuvas na região Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste e Centro. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado a nublado com chuvas isoladas. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 13.
BG
Na quinta-feira, céu encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas em todas as regiões do Estado. A temperatura máxima é de 32 graus e a mínima de 12.
Tempo:05'47"

VH/DICA TÉCNICA

Melhor época para nascimento e desmama de bezerros

Loc: Para obter uma produção mais lucrativa e animais saudáveis, o pecuarista deve realizar uma programação adequada nos nascimentos no rebanho. Hoje, na Dica Técnica, o coordenador técnico de Bovinocultura da Emater-Minas, José Alberto Ávila, explica qual a melhor época para o nascimento e para a desmama de bezerros:
Sonora: Jose Alberto Avila
Começa:'' “Na pecuária de corte (…).”
Termina:'' “(...)nascimentos ao ano.”
Tempo: 01'26"

Nota pé – Na quinta-feira é dia do quadro Tire sua Dúvida. Você pode perguntar o que quiser sobre qualquer atividade agropecuária que a equipe de profissionais da Emater-Minas responde. Tire sua Dúvida! Escreve para gente! O nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br, repetindo radioemater@emater.mg.gov.br.
Tempo total: 03'02"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.:
Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 11'29"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados