..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 03/12/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 03/12/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 03/12/2013

VH/ABERTURA

Olá produtoras, produtores e amigos do campo! O  surgimento da lagarta Helicoverpa armigera nas lavouras está tirando o sono de agricultores de vários estados do país. Em Minas Gerais foi declarado emergência fitossanitária em 90 municípios. No programa de hoje, o gerente de defesa sanitária do IMA Nataniel Diniz Nogueira explica como o produtor deve proceder caso encontre a praga na propriedade dele. Mas hoje também tem boas notícias! O bate-papo fala dos projetos vencedores do  Melhor Ação, um prêmio que valoriza e divulga experiências de sucesso implantadas por extensionistas rurais em vários municípios mineiros. Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora.

VH/FIQUE POR DENTRO

IMA define ações de combate à lagarta Helicoverpa

Loc: Com o objetivo de minimizar os danos causados pelo ataque da lagarta Helicoverpa armigera nas produções de algodão, soja e milho em Minas Gerais, o IMA (Instituto Mineiro Agropecuário) vai estabelecer ações de controle, baseadas nos conceitos e práticas de Manejo Integrado de Pragas, desenvolvido pela Embrapa. O plano de manejo traz uma série de recomendações ao produtor quanto ao combate da praga, como a adoção de áreas de refugio, o uso de forma controlada de produtos químicos e destruição de restos culturais. O gerente de defesa sanitária e vegetal do IMA Nataniel Diniz Nogueira explica como deve ser o procedimento caso o produtor encontre a praga na sua lavoura:
Sonora: Nataniel Diniz Nogueira
Começa: “O produtor...”
Termina: “...manifestação da praga.”
Tempo:  01'02"

Nota pé: A lagarta Helicoverpa armigera apresenta cinco características importantes.  Ela ataca várias espécies de interesse econômico e hospedeiros selvagens e tem alta capacidade de dispersão dos indivíduos voadores, como a mariposa. A praga tem ainda elevada capacidade de reprodução e sobrevivência; potencial de desenvolvimento de resistência a inseticidas e alta capacidade de adaptação a diferentes ambientes, climas e sistemas de cultivo.
Tempo:02'21"
BG

Exportação brasileira de café cresce 8,3% em novembro

Loc: A exportação brasileira de café em novembro alcançou 2 vírgula 7 milhões de sacas de 60 quilos, o que corresponde a uma elevação de 8 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado. Mas em termos de receita, houve queda de 29 por cento no período, ficando em 376 milhões de dólares. Os dados foram divulgados na segunda, dia 2, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Quando comparada com a outubro, a exportação de café em novembro apresenta queda de 7 por cento em termos de volume, com quase três milhões de sacas embarcadas. Segundo o MDIC, no acumulado de janeiro a novembro, houve diminuição de 18 e meio por cento na receita cambial com exportação de café em grão. O Brasil faturou 4 vírgula 2 bilhões de dólares, enquanto no ano passado o valor foi 5 bilhões. A participação do café no embarque de produtos básicos pelo Brasil entre janeiro e novembro caiu de dois vírgula três por cento em 2012 para um vírgula 9 por cento em 2013.
Tempo:01'13"
BG

China vai suspender venda de aves vivas em mercados

Loc: Para evitar a reincidência de novos casos de gripe aviária na China, Xangai vai suspender a negociação de aves vivas de 31 de janeiro, o primeiro dia do Ano Novo Lunar chinês, até o dia 30 de abril de 2014. A medida de precaução foi tomada após um surto em abril deste ano, quando todos os mercados de aves vivas foram fechados em Xangai,  depois de 43 pessoas morreram de H7N9 da gripe das aves na China. A suspensão será feita nos próximos cinco anos, dependendo de pesquisas e alertas sobre gripe aviária no país e seu aparecimento sazonal. O governo chinês introduziu multas pesadas para os infratores.
Tempo:44"
Tempo total: 04'18"

VH/O TEMPO (03/12/13)

Loc: Em novembro, as chuvas foram generalizadas na região Sudeste. Os volumes excederam a média do mês, inclusive, no Norte de Minas Gerais. A região conseguiu recuperar parte do déficit hídrico de vários meses de seca.  Confira a previsão do tempo no Estado nas próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado possibilidade de chuva isolada. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 15.
BG
Na quinta feira, céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Norte, Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva isolada. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 14.
BG
Na sexta feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, Oeste, Triangulo, Alto Paranaíba, Zona da Mata e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 15.
Tempo:01'27"

VH/BATE PAPO

Premiação do Melhor Ação 2013 será dia 6

Loc: No dia seis de dezembro, serão premiados os três vencedores Melhor Ação 2013. O concurso recebeu este ano mais de 60 projetos de todo o estado. Trata-de de experiências, acompanhadas por extensionistas da Emater, que tem melhorado a vida de muitos agricultores familiares em Minas Gerais, gerando mais oportunidades e renda para essas famílias. Henrique Menezes conversou com a coordenadora Técnica Estadual da Emater Minas, Thiara Vieira, sobre os projetos vencedores e o impacto dessas iniciativas para os produtores.
Sonora: Thiara Vieira
Começa: -"Os três..."
Termina:- "...para o resultado deste trabalho."
Tempo:03'13"

Nota pé: O Melhor Ação foi criado pela Emater com o propósito de valorizar as ações proativas dos profissionais da empresa. A entrega do prêmio será feita nas comemorações dos 65 anos da Emater, no dia 6, na Cidade Administrativa.   As festividades são promovidas pela Asbraer, com o apoio do sistema Ocemg, Senar, Cafébrasil, Cooxupé, Cooparaíso, Cooperrita, Fetaemg e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Tempo total:04'19"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela audiência e amanhã estamos de volta com as cotações do mercado agropecuário e as notícias do dia. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.:
Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida e Paulo de Ávila
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa: 11'45"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados