..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 02/12/2013
 
FAO destaca importância da agricultura familiar
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

FAO destaca importância da agricultura familiar

Loc: A Comissão Europeia e a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) destacaram nesta sexta-feira, dia 29, a importância da agricultura familiar não só para a produção de alimentos, mas também como motor de integração social e de preservação do meio ambiente. A conferência sobre agricultura familiar ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, e teve participantes de todo o mundo. O representante no Brasil da Fao, Alan Bonjavic, disse numa conferência em Brasília que a agricultura familiar tem um grande papel no país:
Sonora:Alan Bonjavic
Começa:“Mais de 60% dos alimentos..."
Termina:"… fundamental para a segurança alimentar”
Tempo:22"

Nota pé – Na conferência em Bruxelas, o diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva lembrou que a ONU declarou 2014 o ano internacional da agricultura familiar e a organização nomeou os embaixadores especiais que promoverão essa iniciativa.
Tempo:01'17"
BG

Andrade diz que medidas são suficientes contra lagarta

Loc: O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, disse na sexta-feira, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, que as medidas agronômicas propostas para o combate à lagarta Helicoverpa armigera são suficientes para controlar o avanço do inseto. A mais nova praga das lavouras brasileiras já levou à decretação de emergência fitossanitária no oeste da Bahia, em Goiás e Mato Grosso e em 90 cidades mineiras.
Reunido com representantes de agricultores das principais regiões produtoras de Minas, Andrade disse que, além do controle químico com o uso de defensivos liberados excepcionalmente pelo governo, é importante a adoção de boas práticas agrícolas. Entre elas, citou o vazio sanitário, a adoção de áreas de refúgio com o cultivo de sementes convencionais e a destruição de restos culturais.
Tempo:55"
BG

Entressafra eleva cotação do tomate

Loc: O início da entressafra do tomate em Minas Gerais gera uma redução de oferta da hortaliça para o atacado e eleva os preços para o produtor mineiro. Esse novo cenário pode estimular a produção do fruto no Estado em 2014. Segundo previsão da Secretaria de Estado de Agricultura, os agricultores mineiros já se beneficiaram da lei da oferta e da procura nas vendas de tomate entre janeiro e junho, porque nesse período houve ajuste da produção nas lavouras à demanda do mercado. Dados do IBGE mostram que a colheita de tomate nas lavouras de Minas teve retração de 4 vírgula 7 por cento na safra 2012/2013 em relação ao período anterior, ficando em 424 mil toneladas. O superintendente da secretaria João Ricardo Albanez avalia que "as vendas do produto no primeiro semestre mostraram o efeito do ajuste da oferta à demanda de tomate, pois foram registradas as maiores cotações do ano, com o valor médio de dois reais e oito centavos o quilo no período, na comparação com a cotação de 97 centavos dos seis meses correspondentes do ano anterior.
Tempo:01'01"
BG

Emater-MG será homenageada pela ALMG
Loc:
No dia 6 de dezembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Extensionista Rural, a Emater-Minas completa 65 anos de fundação. Entre as comemorações, a empresa pública será homenageada na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, na sexta-feira, a partir das oito horas da noite. A Emater trabalha na promoção desenvolvimento rural sustentável no Estado e está presente em 793 municípios de Minas Gerais. A empresa atua em diversas áreas, como preservação ambiental, segurança alimentar, implantação de agroindústrias, comercialização e melhoramento genético. A previsão é que, em 2013, a Emater-MG atenda cerca de 400 mil agricultores familiares. Os principais indicadores dos resultados da Emater-MG podem ser conferidos em programas, como o Certifica Minas Café, Minas Leite, Minas Sem Fome e o Projeto de Adequação Socioeconômica e Ambiental das Propriedades Rurais.
Tempo:01'
Tempo total:04'24"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados