..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 02/12/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 02/11/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 02/11/2013


VH/ABERTURA


Olá amigos! Eu sou Flávia Freitas e é um grande prazer estar com vocês em mais um Emater em Ação. No programa de hoje, vamos falar sobre a importância que a agricultura familiar está ganhando no mundo e o papel dela para garantir a segurança alimentar do planeta. Confira na dica técnica como evitar a degradação de uma pastagem e quanto custa recuperar uma área degradada.

VH/FIQUE POR DENTRO

FAO destaca importância da agricultura familiar

Loc: A Comissão Europeia e a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) destacaram nesta sexta-feira, dia 29, a importância da agricultura familiar não só para a produção de alimentos, mas também como motor de integração social e de preservação do meio ambiente. A conferência sobre agricultura familiar ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, e teve participantes de todo o mundo. O representante no Brasil da Fao, Alan Bonjavic, disse numa conferência em Brasília que a agricultura familiar tem um grande papel no país:
Sonora:Alan Bonjavic
Começa:“Mais de 60% dos alimentos..."
Termina:"… fundamental para a segurança alimentar”
Tempo:22"

Nota pé – Na conferência em Bruxelas, o diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva lembrou que a ONU declarou 2014 o ano internacional da agricultura familiar e a organização nomeou os embaixadores especiais que promoverão essa iniciativa.
Tempo:01'17"
BG

Andrade diz que medidas são suficientes contra lagarta

Loc: O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, disse na sexta-feira, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, que as medidas agronômicas propostas para o combate à lagarta Helicoverpa armigera são suficientes para controlar o avanço do inseto. A mais nova praga das lavouras brasileiras já levou à decretação de emergência fitossanitária no oeste da Bahia, em Goiás e Mato Grosso e em 90 cidades mineiras.
Reunido com representantes de agricultores das principais regiões produtoras de Minas, Andrade disse que, além do controle químico com o uso de defensivos liberados excepcionalmente pelo governo, é importante a adoção de boas práticas agrícolas. Entre elas, citou o vazio sanitário, a adoção de áreas de refúgio com o cultivo de sementes convencionais e a destruição de restos culturais.
Tempo:55"
BG

Entressafra eleva cotação do tomate

Loc: O início da entressafra do tomate em Minas Gerais gera uma redução de oferta da hortaliça para o atacado e eleva os preços para o produtor mineiro. Esse novo cenário pode estimular a produção do fruto no Estado em 2014. Segundo previsão da Secretaria de Estado de Agricultura, os agricultores mineiros já se beneficiaram da lei da oferta e da procura nas vendas de tomate entre janeiro e junho, porque nesse período houve ajuste da produção nas lavouras à demanda do mercado. Dados do IBGE mostram que a colheita de tomate nas lavouras de Minas teve retração de 4 vírgula 7 por cento na safra 2012/2013 em relação ao período anterior, ficando em 424 mil toneladas. O superintendente da secretaria João Ricardo Albanez avalia que "as vendas do produto no primeiro semestre mostraram o efeito do ajuste da oferta à demanda de tomate, pois foram registradas as maiores cotações do ano, com o valor médio de dois reais e oito centavos o quilo no período, na comparação com a cotação de 97 centavos dos seis meses correspondentes do ano anterior.
Tempo:01'01"
BG

Emater-MG será homenageada pela ALMG
Loc:
No dia 6 de dezembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Extensionista Rural, a Emater-Minas completa 65 anos de fundação. Entre as comemorações, a empresa pública será homenageada na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, na sexta-feira, a partir das oito horas da noite. A Emater trabalha na promoção desenvolvimento rural sustentável no Estado e está presente em 793 municípios de Minas Gerais. A empresa atua em diversas áreas, como preservação ambiental, segurança alimentar, implantação de agroindústrias, comercialização e melhoramento genético. A previsão é que, em 2013, a Emater-MG atenda cerca de 400 mil agricultores familiares. Os principais indicadores dos resultados da Emater-MG podem ser conferidos em programas, como o Certifica Minas Café, Minas Leite, Minas Sem Fome e o Projeto de Adequação Socioeconômica e Ambiental das Propriedades Rurais.
Tempo:01'
Tempo total:04'24"

VH/O TEMPO (02/12/13)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na terça feira, céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Triangulo, Alto Paranaíba, Oeste, Centro, Vale do Rio Doce, Campo das Vertentes, Sul, Sudoeste, Zona da Mata e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado com chuva isolada. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 14.
BG

Na quarta feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado possibilidade de chuva isolada. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 14.
BG

Na quinta feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em todas as regiões do Estado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 13.
Tempo:01'15"

VH/DICA TÉCNICA

Degradação e recuperação de pastagens

Loc: Hoje, na Dica Técnica, o coordenador estadual de Bovinocultura da Emater Minas, José Alberto Ávila explica como evitar a degradação de uma pastagem e quanto custa recuperar uma área degradada.
Sonora:Jose Alberto Avila
Começa:"O Brasil Central (…).”
Termina:"(...)à juros de 5% ao ano.”
Tempo:01'23"

Nota pé –  De acordo com o Dieese, entre 50 a 70 por cento das áreas de pastagens do Brasil estão com algum grau de degradação. Dados de 2010 e 2011, mostram que cerca de 70 por cento das pastagens brasileiras teriam capacidade de suporte inferior a 0 vírgula 8 unidade animal por hectare, sendo que metade dessas pastagens teriam capacidade de suporte menor que zero vírgula quatro unidade animal por hectare. Números que revelam uma baixa produtividade dos terrenos!
Tempo total:02'19"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui, mas amanhã estamos de volta. Até lá.
Tempo total:

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:09'10"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados