..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 28/11/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 29/11/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO -  29/11/2013

VH/ABERTURA

Loc.: Olá, amigos! O Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, é uma das preocupações do Plano Brasil Agroecológico. O bioma vai ser contemplado com 25 ações de dez ministérios. E na próxima segunda-feira, a crise da cafeicultura mineira será debatida em audiência pública com produtores na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora.

VH/FIQUE POR DENTRO

Brasil Agroecológico quer recuperar solo do Cerrado
Loc:
O Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, é uma das preocupações do Plano Brasil Agroecológico, criado para potencializar a produção de orgânicos e a prática agroecológica do Brasil. O bioma vai ser contemplado com 25 ações de dez ministérios segundo o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini.
Sonora: Valter Bianchini
Começa:”A  expectativa é que a gente …
Termina: … minimize o uso de agrotóxicos”.
Tempo:36"

Nota pé - O plano vai seguir quatro eixos estratégicos: Produção, Conservação de Recursos Naturais, Conhecimento e Comercialização. Com isso, os agricultores familiares terão facilidade no acesso a políticas públicas, como os dois bilhões e meio de reais disponibilizados nacionalmente por meio de crédito rural.
Tempo:01'25"
BG

Transgênicos contribui para maior uso de agrotóxicos no país

Loc: O uso de variedades transgênicas na agricultura tem sido um dos principais responsáveis pelo crescimento vertiginoso do consumo de agrotóxicos no país. A afirmação foi feita pelo representante do Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Leonardo Melgarejo, durante no Congresso Brasileiro de Agroecologia, realizado essa semana em Porto Alegre. Para  Melgarejo, hoje existe a necessidade de se utilizar produtos cada vez mais fortes e tóxicos devido à resistência criada por plantas e pragas. Conforme dados apresentados pelo pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso, Wanderlei Antônio Pignati Pignati, o Brasil utilizou na safra 2012/2013 cerca de um bilhão de litros de agrotóxicos, colocando o país como o maior consumidor mundial desses produtos. Ao analisar os mapas de consumo e o de produção agrícola, Pignati verificou que as áreas de maior utilização de agrotóxicos são aquelas onde se concentram os principais Estados produtores de monoculturas, como soja, milho e algodão, especialmente em grandes áreas.
Tempo:01'13"
BG

Audiência Pública debaterá crise do café

Loc: A crise da cafeicultura mineira será debatida em audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na próxima segunda, dia 2 de dezembro, às duas horas da tarde. O encontro foi requerido pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, por intermédio de seu presidente, deputado Antônio Carlos Arantes. Para o diretor da FAEMG e presidente da Comissão de Cafeicultura da entidade, Breno Mesquita, será oportunidade para que produtores de todo o estado apresentem sua realidade, suas demandas e sugestões ao legislativo. O evento é aberto ao público.
Tempo:39"
Tempo total:03'17"

VH/O TEMPO (29/11/13)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):

No sábado, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Sul, Sudoeste, Oeste, Triangulo, Alto Paranaíba, Campo das Vertentes, Zona da Mata e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 14.
BG

No domingo, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Sul, Sudoeste, Triangulo, Alto Paranaíba, Oeste, Campos das Vertentes, Zona da Mata e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 14.
BG

Na segunda feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Noroeste, Sul, Sudoeste, Triangulo, Alto Paranaíba, Oeste, Zona da Mata e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 15.
Tempo:01'25"

VH/AGENDA

Principais eventos agropecuários do estado 29/11/2013

No período de 4 a 9 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte será realizada a Feira Nacional de Artesanato, onde haverá cursos, oficinas, shows e palestras, os ingressos custam 10 reais e podem ser adquiridos no site  ingresso.feiradeartesanato.com.br
BG

Nos dias 9 e 10 de dezembro, em Lavras, região Sul do estado, será realizado o Simpósio de produção florestal.Consta da programação palestras com o tema: Desafios e perspectivas do cultivo da seringueira no estado.
BG

Mais informações sobre os eventos estão disponíveis no portal da Emater.
Tempo total:02'52"

CONVITE GIORDANNA
Tempo total:02'03"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia, um excelente fim de semana e até a próxima segunda-feira.

VH/ENCERRAMENTO

Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalistas: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:08'59"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados