..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 25/11/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 25/11/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 25/11/2013

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e uma satisfação estar novamente com você. Na sexta-feira, a ONU declarou 2014 como o “Ano Internacional da Agricultura Familiar”. A escolha do tema destaca a importância da agricultura familiar no combate à fome e na segurança e soberania alimentar no mundo. E também na sexta-feira, o Ministro da Agricultura Antônio Andrade anunciou a prorrogação das dívidas de cafeicultores para o prazo de cinco anos. Confira ainda uma dica técnica sobre os benefícios da arborização de pastagens.

VH/FIQUE POR DENTRO

ONU lança o Ano Internacional da Agricultura Familiar

Loc: A Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) declarou 2014 como o “Ano Internacional da Agricultura Familiar”. O lançamento ocorreu na sexta-feira, 22, na na sede da organização em Nova York. A decisão quer por o tema no centro das políticas nacionais em matéria de agricultura ambiente e políticas sociais. Segundo o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, a escolha feita pela FAO destaca a importância da agricultura familiar no combate à fome e na segurança e soberania alimentar.
Sonora: Valter Bianchini
Começa: “Quando a gente fala em eliminar..."
Termina: "… mundo sem fome”.
Tempo:43"

Nota pé:  A agricultura familiar – entendida como produção agrícola baseada principalmente no núcleo familiar – continua a representar a forma dominante de agricultura, quer nos países em via de desenvolvimento quer nos países desenvolvidos. Segundo estimativas, existem no mundo mais de 500 milhões de empresas agrícolas de gestão familiar. Estas incluem pequenos e médios produtores, trabalhadores braçais, populações indígenas, pescadores e pastores. A agricultura familiar é de fundamental importância na produção de alimentos e na erradicação da fome nas áreas rurais.
Tempo:01'58"
BG

Ministro anuncia prorrogação para dívidas de cafeicultores

Loc: Na sexta-feira, dia 22, o Ministro da Agricultura Antônio Andrade anunciou medidas para aliviar a situação dos produtores de café que enfrentam dificuldades financeiras devido à forte queda nos preços do grão no mercado. Em entrevista, o ministro informou que os cafeicultores terão suas dívidas das linhas de custeio e de comercialização prorrogadas por cinco anos, com pagamento da nova parcela do financiamento a partir de julho de 2015. As medidas foram aprovadas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), por meio de resolução. O cafeicultor, ao renegociar seus débitos, terá de pagar 20 por cento do saldo até a data que formalizar o interesse em renegociar suas dívidas junto aos bancos, renegociando os restantes 80 por cento da dívida no decorrer dos próximos cinco anos.
Tempo:55"
BG

Lagarta preocupa produtores em Minas

Loc: O aumento da infestação das lavouras com a lagarta Helicoverpa armigera em Minas Gerais, principalmente em regiões fronteiriças aos estados do Centro-Oeste, está levando apreensão aos produtores do Estado. Devido ao alto risco de perda da safra de grãos 2013/14 - milho e soja - e, principalmente, o algodão, autoridades do Estado devem solicitar ao governo federal que seja decretada situação de emergência fitossanitária em 86 municípios de Minas para minimizar os prejuízos causados pela praga. De acordo com o presidente da Comissão de Grãos da Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Claudionor Morais, "este ano, o aparecimento da lagarta ocorreu mais cedo do que na safra passada. Na fase atual, o controle é mais fácil, mas existe o  receio que a praga se alastre, por isso a Faemg vai pedir que o governo do Estado decrete situação de emergência. Após o decreto do Estado, deve ser encaminhado ao Ministério da Agricultura, documento relatando a infestação e pedindo para que sejam adotados procedimentos de controle da praga, o que só é permitido quando declarado, oficialmente, o estado de emergência fitossanitária.
Tempo:01'21"
BG

Emater-MG entrega patrulhas rurais mecanizadas

Loc: Na segunda-feira, dia 25 de novembro, foi realizada na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, uma cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso de entrega de patrulhas rurais mecanizadas para os municípios de Diamantina, Coromandel, Janaúba, Guarda-Mor, Veríssimo, Perdizes, Santa Juliana, Buritizeiro e Pedra Azul. As patrulhas rurais mecanizadas agrícolas e tratores agrícolas de pneus e implementos foram adquiridas por meio de emenda parlamentar. Segundo Carlos Bovo, gerente da Unidade de Planejamento e Estratégia Corporativa (Upec) da Emater-MG, as patrulhas serão usadas nas lavouras das cidades beneficiadas, favorecendo a cerca de 1.500 agricultores familiares.
Tempo:46"
Tempo total:05'01"

VH/TEMPO (25/11/13)

Loc: Na terça, dia 26, devem ocorrer temporais ao longo do dia com elevados acumulados de chuva em Minas Gerais. Há alerta para fortes rajadas de vento em pontos isolados, além de muitas trovoadas. A próxima semana será marcada pelo retorno do calor. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na terça feira, céu encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Centro, Campo das Vertentes, Zona da Mata e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu nublado com pancadas de chuva. A temperatura máxima de 35 graus e mínima de 12.
BG

Na quarta feira, céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com pancadas de chuva isolada. A temperatura máxima é de 34 graus, a minima de 11.
BG

Na quinta feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Norte, Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isolada. A temperatura máxima é de 35 graus, a mínima de 10.
Tempo:01'30"

VH/DICA TÉCNICA

Benefícios da arborização de pastagens

Loc: O produtor rural já está receptivo a alternativas à tradicional pastagem limpa, apenas com capins e leguminosas forrageiras. A disseminação da ILP (Integração Lavoura Pecuária) é um exemplo. Mas, além da lavoura, é possível diversificar com a arborização das pastagens, que promove a melhoria do bem-estar animal. No Dica Técnica de hoje, o coordenador Técnico de Bovinocultura da Emater-MG José Alberto Ávila comenta sobre as vantagens da arborização.
Sonora: José Alberto Ávila
Começa: “A proposta que se tem(…).”
Termina:“(...)carvão ou celulose.”
Tempo:01'52"

Nota pé – A arborização exige uma maior planejamento e dedicação do produtor familiar. Mas a prática traz inúmeros benefícios, inclusive agregando mais uma fonte de renda à propriedade com a venda futura de madeira.
Tempo total:02'44"
BG
O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:10'39"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados