..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 22/11/2013
 
Aumento da produtividade de pêssegos em MG
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

Aumento da produtividade de pêssegos em MG

Loc: A região de Barbacena, no Campo das Vertentes em Minas Gerais, é uma das maiores regiões produtoras de pêssego do estado, com cerca de 200 hectares plantados e seis mil toneladas da fruta colhidas por safra. A expectativa é de que a produtividade aumente em 20 por cento este ano, pois os produtores estão antecipando a colheita e a ideia é conseguir um preço melhor para a fruta. O coordenador técnico de Fruticultura da Emater-Minas Bernardino Cambussu, explica as vantagens da antecipação da colheita: 
Sonora:Bernardino Cambussu
Começa:“ O produtor deve fazer ...”
Termina:“...atividade lucrativa.”
Tempo:29" 

Nota pé: Hoje, a caixa de seis quilos de pêssegos é negociado à 12 reais pelos produtores, podendo chegar a 20 reais, dependendo do tamanho da fruta. O valor é 10 por cento maior que na última safra.
Tempo:01'25"
BG

Preparativos para o dia da extensão rural

Loc: No dia 06 de dezembro, comemora-se 65 anos da extensão rural no brasil e o dia nacional do extensionista rural. E para festejar a data, a Emater-MG vai realizar uma solenidade, às três horas da tarde, na cidade administrativa, em Belo Horizonte. Também no dia 06 de dezembro, acontece a mostra da extensão rural, com comercialização de produtos típicos de todas as regiões do estado, no térreo do edifício gerais, também na cidade administrativa. Já às 20 horas, a empresa será homenageada em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. As celebrações são promovidas pela Asbraer, com apoio do sistema Ocemg, Senar, Cafébrasil, Cooxupé, Cooparaíso, Cooperrita, Fetaemg e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Tempo:50"
BG

Brasil produz 11.250 MW de energia a partir de biomassa
 
Loc:
O Brasil produziu em novembro 11.250 Megawatts de energia a partir de biomassa. Segundo a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), a produção em 474 usinas supera a capacidade a ser estabelecida até 2019 na Usina Belo Monte, no Pará, estimada em 11.233 megawatts. Em termos de potência, Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás da chinesa Três Gargantas e da Usina de Itaipú. Segundo a Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a biomassa da cana é a principal fonte de geração do país, com 9 mil megawatts ou 81 por cento do total. O restante da potência instalada pela fonte biomassa é preenchido pela geração por meio licor negro, resultante de processo da indústria de papel e celulose, e de resíduos de madeira, biogás, capim elefante, óleo de palmiste, carvão vegetal e casca de arroz. Segundo o gerente em bioeletricidade da Unica, Zilmar Souza, a biomassa já é estratégica para a matriz brasileira, mas temos muito potencial ainda para avançar.
Tempo:1'15"
BG

Contag comemora 50 anos

Loc: A maior entidade sindical do campo, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), comemorou 50 anos, na quinta-feira, dia 21. A entidade representa 20 milhões de trabalhadores rurais, assalariados do campo e agricultores familiares. A Contag participou da conquista de diversos direitos para o campo, como a criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que distribui créditos para a agricultura familiar e também a previdência especial para os trabalhadores rurais. Segundo o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag, Willian Clementino, os trabalhadores brasileiros encerram 2013 com duas celebrações: o cinquentenário da Contag, e o início do Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 (AIAF).
Tempo:53"
Tempo total:04'24"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados