..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 22/11/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 22/11/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO -  22/11/2013

VH/AB ERTURA

Loc.: Olá, amigos! A produtividade de pêssegos em Minas Gerais deve aumentar 20 por cento este ano e os produtores estão antecipando a colheita para lucrar mais. E a  Contag, a maior entidade sindical do campo, está comemorando 50 anos. A entidade representa 20 milhões de trabalhadores rurais, assalariados do campo e agricultores familiares. Confira ainda a programação de eventos agropecuários no Estado e a previsão do tempo em mais um Emater em Ação.

VH/FIQUE POR DENTRO

Aumento da produtividade de pêssegos em MG

Loc: A região de Barbacena, no Campo das Vertentes em Minas Gerais, é uma das maiores regiões produtoras de pêssego do estado, com cerca de 200 hectares plantados e seis mil toneladas da fruta colhidas por safra. A expectativa é de que a produtividade aumente em 20 por cento este ano, pois os produtores estão antecipando a colheita e a ideia é conseguir um preço melhor para a fruta. O coordenador técnico de Fruticultura da Emater-Minas Bernardino Cambussu, explica as vantagens da antecipação da colheita: 
Sonora:Bernardino Cambussu
Começa:“ O produtor deve fazer ...”
Termina:“...atividade lucrativa.”
Tempo:29" 

Nota pé: Hoje, a caixa de seis quilos de pêssegos é negociado à 12 reais pelos produtores, podendo chegar a 20 reais, dependendo do tamanho da fruta. O valor é 10 por cento maior que na última safra.
Tempo:01'25"
BG

Preparativos para o dia da extensão rural

Loc: No dia 06 de dezembro, comemora-se 65 anos da extensão rural no brasil e o dia nacional do extensionista rural. E para festejar a data, a Emater-MG vai realizar uma solenidade, às três horas da tarde, na cidade administrativa, em Belo Horizonte. Também no dia 06 de dezembro, acontece a mostra da extensão rural, com comercialização de produtos típicos de todas as regiões do estado, no térreo do edifício gerais, também na cidade administrativa. Já às 20 horas, a empresa será homenageada em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. As celebrações são promovidas pela Asbraer, com apoio do sistema Ocemg, Senar, Cafébrasil, Cooxupé, Cooparaíso, Cooperrita, Fetaemg e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Tempo:50"
BG

Brasil produz 11.250 MW de energia a partir de biomassa
 
Loc:
O Brasil produziu em novembro 11.250 Megawatts de energia a partir de biomassa. Segundo a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), a produção em 474 usinas supera a capacidade a ser estabelecida até 2019 na Usina Belo Monte, no Pará, estimada em 11.233 megawatts. Em termos de potência, Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás da chinesa Três Gargantas e da Usina de Itaipú. Segundo a Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a biomassa da cana é a principal fonte de geração do país, com 9 mil megawatts ou 81 por cento do total. O restante da potência instalada pela fonte biomassa é preenchido pela geração por meio licor negro, resultante de processo da indústria de papel e celulose, e de resíduos de madeira, biogás, capim elefante, óleo de palmiste, carvão vegetal e casca de arroz. Segundo o gerente em bioeletricidade da Unica, Zilmar Souza, a biomassa já é estratégica para a matriz brasileira, mas temos muito potencial ainda para avançar.
Tempo:1'15"
BG

Contag comemora 50 anos

Loc: A maior entidade sindical do campo, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), comemorou 50 anos, na quinta-feira, dia 21. A entidade representa 20 milhões de trabalhadores rurais, assalariados do campo e agricultores familiares. A Contag participou da conquista de diversos direitos para o campo, como a criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que distribui créditos para a agricultura familiar e também a previdência especial para os trabalhadores rurais. Segundo o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag, Willian Clementino, os trabalhadores brasileiros encerram 2013 com duas celebrações: o cinquentenário da Contag, e o início do Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 (AIAF).
Tempo:53"
Tempo total:04'24"

VH/TEMPO – 18/10/13

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
No sábado, céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no Sul/Sudoeste, Zona da Mata, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste e Campo das Vertentes. Tempo nublado com pancadas de chuva na região Metropolitana de Belo Horizonte, Central Mineira e Noroeste. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado com chuvas isoladas. A temperatura máxima pode chegar a 37 graus e a mínima em 13.
BG
No domingo, céu nublado a encoberto com chuva no Triângulo Mineiro, Oeste, Alto Paranaíba, Noroeste, Central Mineira, Zona da Mata, região Metropolitana de Belo Horizonte, campo das Vertentes e Sul do Estado. Nas demais regiões parcialmente, dia nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura máxima pode chegar a 35 graus e a mínima em 14.
BG
Na segunda-feira, céu encoberto com chuva no Noroeste, Central, Grande BH, Alto Paranaíba e Zona da Mata. Nas demais regiões, tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura máxima pode chegar a 32 graus e a mínima em 14.
Tempo:01'30"

VH/AGENDA

Principais eventos agropecuários do estado 22/11/2013 
No sábado, dia 23, acontece o Concurso de Pratos dos Derivados da Mandioca, em Guaraciama, no Norte de Minas Um dos objetivos é o resgate dos valores históricos e culturais no cultivo da mandioca pelos moradores da região. O concurso é aberto para produtores da comunidade de Cana Brava e região e premiará os três primeiros colocados na categoria Pratos Salgados e os três primeiros da categoria Pratos Doces. Serão avaliados o equilíbrio entre os ingredientes na composição da receita, inovação e originalidade, aparência e montagem, além de sabor e aromas.
BG
No dia 28 de novembro, em Manhuaçu, será realizado a cerimônia de encerramento do nono Concurso de Qualidade do Café das Matas de Minas. São 10 finalistas na categoria Cereja Descascado e 11 finalistas na categoria Café Natural. Serão premiados os cinco primeiros cafeicultores de cada categoria, que também poderão ser premiados no concurso estadual.
BG
No dia 29 de novembro será realizada uma Feira de Touros do  Pró-Genética no Parque de Exposições  de Itapagipe.  A compra de touros registrados pode ser financiada no  Sicoob ou no Banco do Brasil. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Itapagipe, Emater-MG e ABCZ, em parceria com o Banco do Brasil , Sicoob e Sindicato Rural.
BG
Mais informações sobre os eventos estão disponíveis no portal da Emater.
Tempo total:01'38"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Bom fim de semana a todos e na próxima segunda-feira estamos de volta. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO
Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalistas: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:08'59"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados