..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 21/11/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 21/11/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 21/11/2013

VH/ABERTURA

Olá amigos! As quedas sucessivas nos preços do café já estão comprometendo os investimentos nos tratos culturais dos cafezais de Minas. Essa semana, o ministro da Agricultura Antônio Andrade se encontrou com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir a suspensão do pagamento das parcelas das dívidas dos cafeicultores. Já na piscultura, o cenário é promissor. Em Cássia, no Sul de Minas, os produtores estão sendo  capacitados e vão ganhar uma Unidade de Beneficiamento de Pescados. Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora.

VH/FIQUE POR DENTRO

Produtor já pensa em eliminar os cafezais

Loc: As quedas sucessivas nos preços do café já estão comprometendo os investimentos nos tratos culturais dos cafezais do estado. A principal consequência poderá ser a queda da produtividade. A situação da cafeicultura mineira é considerada crítica pelos representantes do setor, e em algumas regiões de Minas Gerias, os produtores estão reduzindo os tratos culturais, como adubação, ou até adotando medidas drásticas como a eliminação dos cafezais. O coordenador Técnico de Cafeicultura da Emater-Minas, Marcelo Felipe, comenta:
Sonora: Marcelo Felipe
Começa: “Nós deveremos ter em um curto e médio prazo ...”
Termina:"...externo e interno.”
Tempo:58" 

Nota pé: O ministro da Agricultura Antônio Andrade disse, nesta terça, dia 19, que a proposta de suspender o pagamento das parcelas das dívidas dos cafeicultores até 28 de fevereiro de 2014 foi encaminhada ao Conselho Monetário Nacional (CMN) e deve ser aprovada pelo governo. A intenção é evitar que o produtor, para quitar as dívidas, seja obrigado a vender o café aos preços atuais. A questão foi discutida entre Andrade e o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Tempo:02'15"
BG

Seminário encerra capacitação de piscicultores

Loc: Um seminário de piscicultura acontece na sexta-feira, dia 22, na Casa da Cultura de Cássia, no Sudoeste de Minas. Segundo a extensionista da Emater-MG, Francielle Andrade, “o objetivo do seminário é trazer novas informações aos produtores sobre a piscicultura em todos os setores da atividade”.  O evento é a última ação da etapa do Programa de Capacitação em Piscicultura que está sendo executado na região desde o dia 22 de julho deste ano devido à construção de uma Unidade de Beneficiamento de Pescados (UBP) em Cássia. O seminário é uma realização da Emater-MG, em parceria com a Prefeitura de Cássia, Central das Associações Rurais de Cássia (CEARCA), Associação dos Aquicultores do Médio Rio Grande (AAMORG) e com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
Tempo:55"
BG

Produtores de cebola sofrem com baixo preço do produto

Loc: Os produtores de cebola têm sofrido com a queda nos preços do produto, fator que tem entre as causas a importação da hortaliça. O setor enfrenta graves problemas de estocagem pelo fato de o produto ser altamente perecível, o que provoca prejuízos para os produtores. Outro problema provém da importação do produto. No primeiro semestre deste ano, o Brasil comprou 226 mil toneladas da hortaliça produzida na Argentina. De acordo com a Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace), não há necessidade da importação, pois a produção nacional seria suficiente para atender a demanda interna. Em outubro, o preço médio pago ao produtor foi de 15 centavos o quilo, bem abaixo dos custos de produção, que estão em torno de 40 centavos. Além disso, os produtores se queixam da falta de armazéns refrigerados para a estocagem do produto e das dívidas do setor.
Tempo:01'
BG

Estação de monta impulsiona mercado de inseminação

Loc: Entre os meses de novembro e janeiro é época de estação de monta nas  regiões Centro e Sudeste. A prática movimenta as fazendas e setores ligados à pecuária bovina, como, por exemplo, a compra de medicamentos, a contratação de técnicos e a aquisição de material genético. É um dos períodos de maior venda nas centrais de inseminação artificial, que, neste ano, deve crescer até 25 por cento em relação ao ano passado. A estação de monta ajuda a programar a reprodução dos animais. Com isso, o criador organiza os trabalhos da fazenda, além de padronizar o rebanho, concentrar o nascimento dos bezerros e ajudar na seleção dos animais. O período ideal para a estação de monta é aquele com maior oferta de alimento, ou seja, pastagem de qualidade. Fazendo esse planejamento, os bezerros consequentemente irão nascer no início do próximo período chuvoso. Segundo pesquisas, isso favorece um melhor peso à desmama.
Tempo:59"
Tempo total:05'11"

VH/O TEMPO (21/11/13)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na sexta feira, céu parcialmente nublado a nublado, com pancada de chuva e trovoadas isoladas no Sul, Sudeste, Triangulo e Alto Paranaíba. Há possibilidade de chuva no Oeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 39 graus e a mínima de 13.
BG

No sábado, céu parcialmente nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no Sul, Sudoeste, Triangulo, Alto Paranaíba, Oeste, Zona da Mata e Campo das Vertentes. Podem ocorrer pancadas de chuva e trovoadas no Noroeste, Vale do Rio Doce e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 38 graus e a mínima de 15.
BG

No domingo, céu encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Sul, Sudeste, Triangulo e Alto Paranaíbam Oeste, Campos das Vertentes, Zona da Mata e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 15.
Tempo:01'59"

VH/TIRE SUA DÚVIDA

Como combater pragas da goiabeira

Loc: O produtor Carlos Cavalcante tem um pomar de goiabas que está sendo atacado por mosca negra e psilídeo. Ele quer saber se existe alguma fórmula e preparo orgânico para aplicar e combater as pragas. Hoje, no Tire a Sua Dúvida, quem responde a duvida do Carlos é o coordenador técnico de Fruticultura da Emater Minas, Bernardino Canguçu. 
Sonora:Bernardino Canguçu
Começa:“Não há um produto orgânico(…) “
Termina:“(...)desaparecimento das pragas.”
Tempo:01'01"

Nota pé:  E se você tem alguma dúvida faça como o Carlos, entre em contato conosco. Basta enviar um e-mail dizendo seu nome, munícipio e pergunta para radioemater@emater.mg.gov.br, repetindo   radioemater@emater.mg.gov.br. Se preferir, utilize nossa página no facebook: www.facebook.com/ematerminas.  Participe você também do Tire a sua Dúvida!
Tempo:01'12"
BG

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui, mas amanhã estamos de volta. Obrigado pela companhia e até lá!

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 10'21"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados