..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 20/11/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 20/11/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO - 20/11/2013

VH/ABERTURA

Loc.: Olá, amigos! O plenário do Senado aprovou na terça-feira a criação da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural), que vai executar políticas para melhorar a produtividade e a renda no meio rural, além de promover o desenvolvimento sustentável no campo. Minas Gerais é o primeiro estado do país a assinar o convênio com o Ministério da Agricultura para ações de defesa agropecuária. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário e a previsão do tempo. Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora.

VH/ FIQUE POR DENTRO

Senado aprova a criação da Anater

Loc: O plenário do Senado aprovou na terça-feira, dia 19, o projeto de criação da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural). A Anater vai executar políticas nas áreas de extensão rural com o objetivo de melhorar a produtividade e a renda no meio rural, além de promover o desenvolvimento sustentável no campo. A matéria segue, agora, à sanção da presidente Dilma Rousseff. O presidente da Emater-MG José Ricardo Roseno comemorou a aprovação da nova  agência:
Sonora : José Ricardo Roseno
Começa: "Essa agência é uma luta ...
Termina: "... entidades públicas estatais".
Tempo:01'

Nota pé - De acordo com o projeto de lei, a Anater funcionará como um serviço social autônomo, nos moldes do Sistema “S”. O Governo Federal fará um contrato de gestão com a agência, no qual serão estipuladas as metas, os prazos e responsabilidades, bem como os critérios para avaliar a utilização dos recursos repassados. A Anater, em parceria com a Embrapa, concentrará sua atuação na assistência à cadeia produtiva do leite em microrregiões prioritárias, aos agricultores do semiárido nordestino, ao desenvolvimento do Programa Agricultura de Baixo Carbono, Agroecologia e Orgânica (ABC), e no acesso às novas tecnologias.
Tempo:02'18"
BG

Minas assinar convênio para ações de defesa agropecuária

Loc: O Governo de Minas, por meio do IMA, e o Ministério da Agricultura assinaram convênio de apoio a reestruturação e implementação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade (Suasa) e para fortalecer as ações de defesa agropecuária.  OO ministério vai repassar ao instituto cerca de 9 milhões de reais e o governo estadual entra com uma contrapartida de 10 por cento. O prazo de vigência será até 31 de dezembro de 2014. Minas Gerais é o primeiro estado do país a assinar o convênio com a execução de metas e etapas constantes dos Planos de Trabalho. Os recursos serão investidos em novos equipamentos, capacitação e aquisição de materiais utilizados nos sistemas de inspeção do IMA. Serão aplicados na área vegetal e animal, que também incluem as campanhas de vacinação, vazios sanitários e controle de doenças como a aftosa e brucelose, por exemplo. Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o convênio reforça ações de defesa em Minas Gerais.
Tempo:1'08"
BG

Dia de Campo trata de agregação de valor na cafeicultura

Loc: A Secretaria de Estado da Agricultura, por meio da Emater-MG, e o Instituto Federal Sul Minas (Campus Muzambinho) promovem um dia de campo para  cafeicultores, na sexta-feira, dia 22, a partir de uma e meia da tarde, no bairro do Armazém, em Fama, no Sul do Estado. O tema será "Agregação de Valor Para o Fortalecimento da Cafeicultura Familiar”. No encontro será discutido o projeto de identificação de potencial para cafés especiais do município e o Programa Certifica Minas Café. Também haverá palestra sobre os cuidados na colheita e pós-colheita do café. A entrada é franca.
Tempo:41"
BG

Carta aviso da vacinação contra aftosa deve ser impressa

Loc: A segunda etapa de campanha contra a febre aftosa vai até o dia 30 de novembro com a vacinação de animais com até 24 meses de idade. Este ano, a novidade é que a carta aviso não será mais enviada pelo IMA para o domicílio do criador. Ela deverá ser impressa diretamente no site do instituto. Para comprar a vacina contra a aftosa, o produtor deve apresentar o cartão de identificação do IMA ou documento de identidade constando o número de seu CPF. A declaração da vacinação continua a ser feita da mesma forma, apresentando a nota fiscal da compra da vacina junto com a carta aviso preenchida com o número de animais vacinados.
Tempo:43"
Tempo total:04'51"


VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc:A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 21 e 22 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 22 reais e 50 centavos e 23 reais. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 24 reais e 50 centavos e 26 reais. Já no Noroeste, a saca ficou entre 21 reais e 22 reais.
BG

Na última semana, a soja foi negociada no Noroeste entre 68 e 69 reais, a saca de 60 quilos. No Triângulo Mineiro, o produto foi cotado entre 68 e 71 reais.
BG

O feijão carioquinha, saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor foi negociado entre 85 e 90 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 120 e 129 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 100 e 105 reais. Na região do Triangulo Mineiro foi cotado entre 103 e 130 reais e 50 centavos.
BG

A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 228 e 245 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 225 e 235 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 245 a 255 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 250 e 255 reais.
BG

A arroba do boi gordo foi cotada entre 99 e 105 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 101 e 104 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 100 e 102 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 98 e 100 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 99 a 106 reais.
BG

A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 14 a 20 de novembro de 2013.
Tempo:02'20"

VH/O TEMPO (20/11/13)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Sul e Sudoeste. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 38 e mínima de 14 graus.
BG

Na sexta feira céu parcialmente nublado a nublado com pancada de chuva e trovoadas no Sul, Sudoeste, Triangulo. Possibilidade de chuva no Noroeste, Oeste, Centro, Zona da Mata e região Metropolitana. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 39 e mínima de 15 graus.
BG

No sábado, céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no Sul, Sudoeste, Triangulo, Alto Paranaíba, Oeste e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas . A temperatura máxima é de 35 e mínima de 15 graus.
Tempo:01'21"

O Emater em Ação de hoje fica por aqui, mas amanhã estamos de volta e você é meu convidado especial. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO
Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:09'53"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados