..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 19/11/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 19/11/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 19/11/2013

VH/ABERTURA

Produtores e produtoras, amigos do campo! É um grande prazer estarmos juntos novamente. No programa de hoje, vamos falar sobre o aumento da produção de soja e algodão em Minas Gerais. E receita de frutas e hortaliças cresce 11 por cento em outubro no CeasaMinas, entreposto de Contagem. Já a previsão do tempo continua com mais chuvas vindo por aí. Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora.

VH/FIQUE POR DENTRO

Aumento da produção de soja e algodão em Minas

Loc: De acordo levantamento de plantio da safra 2013/2104 feito pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção de soja em Minas Gerais deve alcançar três milhões e setecentos mil toneladas, o que demonstra um crescimento de 9 vírgula quatro por cento, ante os três milhões e quatrocentos mil toneladas registrados na ultima safra. Esse crescimento não é recente como destaca o coordenador técnico de Mercado da Emater Minas, Luiz Fernando Ferreira:
Sonora: Luiz Fernando Ferreira
Começa: "O motivo de crescimento..."
Termina: "...área de milho."
Tempo:33" 

Loc: Outro produto de destaque no levantamento foi o algodão, que pode alcançar cerca de 80 mil toneladas nessa safra, uma variação de 19 por cento. Neste período a área cultivada deve atingir 21 mil e 700 hectares. Sobre o crescimento do algodão, Luiz Fernando Ferreira comenta:
Sonora: Luiz Fernando Ferreira
Começa: "O crescimento do algodão..."
Termina: "...preço mais baixo."
Tempo:19" 

Nota pé: No caso do algodão, o Governo estadual contribui para o fortalecimento do setor por intermédio do Proalminas (Programa Mineiro de Incentivo à cultura do Algodão) que garante a aquisição de toda a produção de algodão do Estado pelas industrias têxteis ao preço de mercado estabelecido pela Bolsa Cepea/Esalq.
Tempo:02'08"
BG

Receita de frutas e hortaliças cresce no CeasaMinas

Loc: As vendas de frutas e hortaliças no Mercado Livre do Produtor da CeasaMinas, em Contagem, foi de 55 milhões de reais em outubro. De acordo com a Subsecretaria de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Agricultura, o valor é 11 por cento maior que o registrado no mês anterior. Já o volume de produtos comercializados no décimo mês, cerca de 47 mil toneladas, equivale a 24 por cento do total do entreposto e teve um aumento de quatro por cento em relação a setembro. Segundo o assessor Erineu Ferreira,as frutas mais vendidas diretamente pelos produtores foram a banana e o morango. Manga, abacaxi, abacate, pêssego, mamão e maracujá completam o grupo das oito frutas mais comercializadas em outubro. No segmento de hortaliças,  o grupo das oito mais valorizadas foram tomate, quiabo, batata, mandioca, cenoura, batata doce, pimentão e chuchu.
Tempo:01'02"
BG

Mandioca é base de concurso culinário em Guaraciama

Loc: A Emater-MG promove no sábado, dia 23, o quarto Concurso de Pratos dos Derivados da Mandioca em Guaraciama, no Norte de Minas. O concurso tem por objetivo o resgate dos valores históricos e culturais no cultivo da mandioca pelos moradores da região. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura do município, associações comunitárias e a Vallourec. O concurso é aberto para produtores da comunidade de Cana Brava e região, e premiará os três primeiros colocados na categoria Pratos Salgados e os três primeiros da categoria Pratos Doces. Serão avaliados o equilíbrio entre os ingredientes na composição da receita, inovação e originalidade, aparência e montagem, além de sabor e aromas. Dentro da programação, também estão previstas palestras sobre saúde e meio ambiente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do escritório local da Emater-MG.
Tempo:01'02"
Tempo total: 04'14"

VH/O TEMPO (19/11/13)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Sul e Sudoeste. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 38 graus e a mínima de 13.
BG

Na quinta feira, céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Sul e Sudoeste. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 38 graus e a mínima de 14.
BG

Na sexta feira, céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Sul, Sudoeste, Triângulo, Alto Paranaíba. Há possibilidade de chuva no Noroeste, Oeste, Centro, Zona da Mata e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 39 graus e a mínima de 15.
Tempo:01'13" 

VH/BATE PAPO
Documento reúne reivindicações dos cafeicultores para Governo

Loc: Para tentar amenizar as dificuldades sofridas nas lavouras da região, cafeicultores de São Sebastião do Paraíso, cidade de Minas Gerais, elaboraram um documento com 18 propostas dirigidas ao governo federal para ajudar a recuperação do setor. O Pacto do Café aponta os principais problemas da cafeicultura e sugere soluções para diminuir a crise no setor. Henrique Menezes conversou com o coordenador Técnico Estadual de Cafeicultura da Emater Minas, Julian Silva Carvalho sobre as reivindicações dos produtores.
Sonora: Julian Silva Carvalho
Começa:"O Pacto do Café ..."
Termina:"... cafeicultores."
Tempo:01'01"

Nota pé – O Pacto do Café está disponível na internet, no site: pactodocafé.com.br e já recebeu o apoio de produtores de todo o país e até mesmo do exterior. O documento tem o intuito de se tornar uma arma para mobilizar os produtores e sensibilizar o governo a adotar asa medidas para a cafeicultura.
Tempo total:02'04"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela audiência e amanhã estamos de volta. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida e Paulo de Ávila
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa:08'49"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados