..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 18/11/2013
 
Aumenta número de veículos financiados pelo Mais Alimentos
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

Aumenta número de veículos financiados pelo Mais Alimentos

Loc: A necessidade de aumentar a profissionalização tem feito muitos agricultores familiares buscarem financiamentos no programa Mais Alimentos. Um dos destaques de vendas pelo programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário é o veículo de transporte de cargas, caminhões e caminhonetes. São mais de 20 mil automóveis comercializados desde o início do programa. Até o momento, já foram encomendados mais de 7.500 caminhões e 12.500 caminhonetes. De acordo com o coordenador do Mais Alimentos, Marco Antônio Viana Leite, a maior parte desses veículos é usada para transportar a produção de agricultores que trabalham com agroindústria.
Sonora: Marco Antônio Leite
Começa: “Todo produtor que compra...
Termina: "...indústria de polpa de frutas”.
Tempo:25"

Nota pé: Com o Mais Alimentos, o agricultor familiar pode financiar projetos até 150 mil reais, com juros de um e dois por cento ao ano. São até três anos de carência e até 10 anos para pagar. Para os investimentos em estruturas de armazenagem o prazo pode chegar a 15 anos. O valor dos financiamentos para investimentos vai até 300 mil reais, no caso de empreendimento familiar rural. Para associação e cooperativa vai até 35 milhões de reais.
Tempo:01'41"
BG

Circuito FrutificaMinas chega a Lavras no dia 21

Loc: Na quinta-feira, dia 21, acontece uma etapa Circuito FrutificaMinas 2013, em Lavras, no Sul de Minas. O programa estadual consiste em palestras e dia de campo sobre novas tecnologias de produção e vai tratar da fruticultura irrigada. Serão abordados aspectos como sustentabilidade, qualidade, mercado e comercialização, produção em base agroecológica, agregação de valor aos produtos da fruticultura através de processamentos (doces, sucos, licores e outros), pós-colheita e estímulo às vendas. O circuito é coordenado pela Emater-MG, empresa vinculada a Secretaria de Estado de Agricultura, e tem parceria da UFLA. A entrada é franca e aberta aos interessados.
Tempo:46"
BG

Preços da mandioca seguem em elevação há dez semanas

Loc: A disputa por matéria-prima tem se acirrado entre as indústrias de farinha, já que a disponibilidade de mandioca de segundo ciclo é cada vez menor. Além disso, a raiz de um ciclo continua apresentando produtividade agrícola e rendimento industrial baixos. Assim, os preços da mandioca seguem em elevação há dez semanas. Ainda que os valores estejam em patamares recordes, produtores mais capitalizados postergam a colheita para meados de fevereiro de 2014, apostando em cotações ainda maiores. Entre 11 e 14 de novembro, o valor médio a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de 546, acréscimo de três por cento frente à média anterior. A média parcial de novembro já é quase 20 por cento maior que a de outubro. Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), com baixos estoques, parte das empresas sinaliza não entrar em férias coletivas para manter o ritmo de produção até o final de ano. Com isso, a demanda por mandioca deve continuar elevada, sustentando os preços nos patamares atuais.
Tempo:01'12"
BG

IAC lança variedades de cana para início e fim de safra

Loc: O IAC (Instituto Agronômico de Campinas) está lançando duas novas variedades de cana-de-açúcar voltados para o início e o fim da safra. O pesquisador e líder do Programa Cana IAC, Marcos Landell, explica que nesses períodos o clima não favorece o desenvolvimento das plantas. Essas cultivares são precoces e irão contribuir para que a partir do fim de março e início de abril seja possível ter melhor qualidade nos canaviais. Conforme o instituto, a IACSP96-7569 poderá ser colhida de abril até agosto ou, eventualmente, até outubro. A variedade se caracteriza por ter, no início da temporada, alto potencial de acúmulo de sacarose. A outra cultivar, a IACSP97-4039, tem colheita de maio a agosto. Até o momento, apenas associações, usinas e empresas parceiras participantes da rede experimental do IAC poderão ter acesso a essas cultivares.
Tempo:01'07"
Tempo total: 04'48"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados