..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 18/11/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 18/11/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 18/11/2013

VH/ABERTURA

Olá amigos! A necessidade de profissionalização tem feito muitos agricultores familiares buscarem financiamentos no programa Mais Alimentos. Um dos destaques de vendas são os veículos de transporte de cargas. Os juros do programa são de um a dois por cento ao ano. E os preços da mandioca seguem em elevação há dez semanas. Confira a previsão do tempo e uma dica técnica sobre como evitar desperdício de água na produção de suínos. Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora.

VH/FIQUE POR DENTRO

Aumenta número de veículos financiados pelo Mais Alimentos

Loc: A necessidade de aumentar a profissionalização tem feito muitos agricultores familiares buscarem financiamentos no programa Mais Alimentos. Um dos destaques de vendas pelo programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário é o veículo de transporte de cargas, caminhões e caminhonetes. São mais de 20 mil automóveis comercializados desde o início do programa. Até o momento, já foram encomendados mais de 7.500 caminhões e 12.500 caminhonetes. De acordo com o coordenador do Mais Alimentos, Marco Antônio Viana Leite, a maior parte desses veículos é usada para transportar a produção de agricultores que trabalham com agroindústria.
Sonora: Marco Antônio Leite
Começa: “Todo produtor que compra...
Termina: "...indústria de polpa de frutas”.
Tempo:25"

Nota pé: Com o Mais Alimentos, o agricultor familiar pode financiar projetos até 150 mil reais, com juros de um e dois por cento ao ano. São até três anos de carência e até 10 anos para pagar. Para os investimentos em estruturas de armazenagem o prazo pode chegar a 15 anos. O valor dos financiamentos para investimentos vai até 300 mil reais, no caso de empreendimento familiar rural. Para associação e cooperativa vai até 35 milhões de reais.
Tempo:01'41"
BG

Circuito FrutificaMinas chega a Lavras no dia 21

Loc: Na quinta-feira, dia 21, acontece uma etapa Circuito FrutificaMinas 2013, em Lavras, no Sul de Minas. O programa estadual consiste em palestras e dia de campo sobre novas tecnologias de produção e vai tratar da fruticultura irrigada. Serão abordados aspectos como sustentabilidade, qualidade, mercado e comercialização, produção em base agroecológica, agregação de valor aos produtos da fruticultura através de processamentos (doces, sucos, licores e outros), pós-colheita e estímulo às vendas. O circuito é coordenado pela Emater-MG, empresa vinculada a Secretaria de Estado de Agricultura, e tem parceria da UFLA. A entrada é franca e aberta aos interessados.
Tempo:46"
BG

Preços da mandioca seguem em elevação há dez semanas

Loc: A disputa por matéria-prima tem se acirrado entre as indústrias de farinha, já que a disponibilidade de mandioca de segundo ciclo é cada vez menor. Além disso, a raiz de um ciclo continua apresentando produtividade agrícola e rendimento industrial baixos. Assim, os preços da mandioca seguem em elevação há dez semanas. Ainda que os valores estejam em patamares recordes, produtores mais capitalizados postergam a colheita para meados de fevereiro de 2014, apostando em cotações ainda maiores. Entre 11 e 14 de novembro, o valor médio a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de 546, acréscimo de três por cento frente à média anterior. A média parcial de novembro já é quase 20 por cento maior que a de outubro. Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), com baixos estoques, parte das empresas sinaliza não entrar em férias coletivas para manter o ritmo de produção até o final de ano. Com isso, a demanda por mandioca deve continuar elevada, sustentando os preços nos patamares atuais.
Tempo:01'12"
BG

IAC lança variedades de cana para início e fim de safra

Loc: O IAC (Instituto Agronômico de Campinas) está lançando duas novas variedades de cana-de-açúcar voltados para o início e o fim da safra. O pesquisador e líder do Programa Cana IAC, Marcos Landell, explica que nesses períodos o clima não favorece o desenvolvimento das plantas. Essas cultivares são precoces e irão contribuir para que a partir do fim de março e início de abril seja possível ter melhor qualidade nos canaviais. Conforme o instituto, a IACSP96-7569 poderá ser colhida de abril até agosto ou, eventualmente, até outubro. A variedade se caracteriza por ter, no início da temporada, alto potencial de acúmulo de sacarose. A outra cultivar, a IACSP97-4039, tem colheita de maio a agosto. Até o momento, apenas associações, usinas e empresas parceiras participantes da rede experimental do IAC poderão ter acesso a essas cultivares.
Tempo:01'07"
Tempo total: 04'48"

VH/O TEMPO (18/11/13)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na terça-feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Sul, Sudoeste, Triangulo, Alto Paranaíba e Campo das Vertentes. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima de 35 graus e mínima de 13 graus.
BG

Na quarta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, Triangulo e Alto Paranaíba. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 35 graus, a mínima de 12 graus.
BG

Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuva em áreas isoladas do Triangulo, Alto Paranaíba, Sul e Sudoeste. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus, a mínima de 12 graus.
Tempo:01'08"

VH/DICA TÉCNICA

Como evitar desperdício de água na produção de suínos

Loc: A água é fundamental na produção de suínos. Ela deve ser de boa qualidade e oferecida na medida certa para os animais. Hoje, na Dica Técnica, o coordenador técnico de Pequenos Animais da Emater-Minas, Dirceu Alves Ferreira, fala sobre como manter a qualidade da água na produção de suínos e como evitar o desperdício.
Sonora:Dirceu Alves Ferreira
Começa:“O consumo de água(…).”
Termina:“(...)dentro da suinocultura.”
Tempo: 40"

Nota pé – A demanda de água para limpeza varia de 2 a 6 litros por dia para animais em terminação e porcas no rebanho, respectivamente, mas as mangueiras de lavagem, geralmente gastam 160 litros por minuto. O consumo médio das pessoas é estimado em 200 litros por dia. Na quinta-feira é dia do quadro Tire sua Dúvida. Você pode perguntar o que quiser sobre qualquer atividade agropecuária que a equipe de profissionais da Emater-Minas responde. Nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br, repetindo radioemater@emater.mg.gov.br. Participe!
Tempo total: 01'49"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 09'07"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados