..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 14/11/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 14/11/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 14/11/2013

VH/ABERTURA

Olá amigos! 2013 está sendo um ano muito díficil para os produtores de café. Os preços do arábica, pagos ao produtor em outubro, atingiram o menor valor dos últimos 11 anos, de acordo com o Cepea. E devido aos graves danos causados às lavouras pela lagarta Helicoverpa armigera, o ministro da Agricultura, Antônio Andrade assinou texto com as diretrizes para o manejo integrado visando o controle da praga. Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação começa agora.

VH/FIQUE POR DENTRO

Café arábica atinge menor valor dos últimos 11 anos

Loc: Os preços do café arábica, pagos ao produtor em outubro, atingiram o menor valor dos últimos 11 anos. A expectativa é que este cenário permaneça no curto prazo. No começo de janeiro a saca de 60 quilos estava em 335 reais. No fim de outubro, a mesma saca valia  242 reais, de acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O coordenador técnico de cafeicultura, Marcelo Felipe fala sobre a queda dos preços e a tendência de mercado.
Sonora:– Marcelo Felipe
Começa: “Na realidade está sobrando...”
Termina: “...sufoco danado.”
Tempo:01'05" 

Nota pé: Produtores, dirigentes de cooperativas, deputados e técnicos participaram de uma reunião na semana passada na sede da Faemg, em Belo Horizonte. Eles discutiram a crise do setor e um consenso entre as diversas propostas de intervenção do governo no mercado para evitar a pressão baixista sobre os preços.
Tempo:02'04"
BG

Mapa adota medidas emergenciais contra a Helicoverpa

Loc: Devido aos graves danos causados às lavouras pela lagarta Helicoverpa armigera, o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, assinou texto com as diretrizes para o manejo integrado visando o controle da praga. A partir de agora, os estados com emergência fitossanitária em relação à lagarta Helicoverpa terão um plano elaborado pelo Órgão Estadual ou Distrital de Defesa Agropecuária. O Plano deverá ser baseado nos conceitos e práticas do Manejo Integrado de Pragas, desenvolvido pela Embrapa com a participação dos setores acadêmico, produtivo e governamental. Entre orientações estão o vazio sanitário, a adoção de áreas de refúgio, a destruição de restos culturais aliados ao uso controlado de produtos químicos e outras práticas. O texto autoriza, em caráter emergencial e temporário, a importação de produtos agrotóxicos, que tenham como ingrediente ativo a substância Benzoato de Emamectina. As propriedades que utilizarem a substância serão acompanhadas por fiscalização.
Tempo:01'07"
BG

Premiação do Concurso Cafés de Minas será dia 4 de dezembro

Loc: No dia 4 de dezembro serão anunciados os vencedores do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas. A cerimônia de premiação será realizada no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras, no Sul de Minas. Após a entrega de prêmios e certificados aos finalistas, os cafeicultores terão oportunidade de oferecer seu produto para representantes de bares, cafeterias e torrefadores que estiverem presentes. Segundo o coordenador do concurso, Marcos Fabri Junior, será uma oportunidade de comercialização direta para os produtores. O evento é coordenado pela Emater-MG. Foram inscritas 1.213 amostras de café arábica, da safra 2013,  do Cerrado, Chapadas, Matas e Sul de Minas. Os cafés vencedores de cada região produtora serão oferecidos em pequenos lotes de 10 sacas de 60 quilos. Já os grandes campeões estaduais, nas categorias cereja natural e cereja descascado, poderão ser adquiridos em microlotes de uma saca cada.
Tempo:01'07"
BG

Regularização de agroindústrias familiares ficará mais fácil
Loc:
Os procedimentos e os requisitos para regularização da agroindústria familiar serão mais simples e padronizados, de acordo com resolução aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em abril de 2014 vai entrar em vigor a Instrução Normativa número 7, que com novas normas para regularização de interesse sanitário do empreendimento familiar rural. A Resolução também prevê orientações e capacitações sobre matérias de vigilância sanitária para os empreendedores familiares rurais. As capacitações serão promovidas por meio de órgãos governamentais e não governamentais. Em alguns Estados, o processo simplificado já está em operação, como Minas Gerais. Nestes estados, a licença está sendo emitida em três dias. Com a resolução, os empreendimentos familiares ficam ainda isentos do pagamento de taxas referentes às ações de vigilância sanitária. Essa alteração reduz os custos do agricultor familiar ao registrar seu empreendimento.
Tempo:01'06"
Tempo total:05'24"

VH/O TEMPO (14/11/13)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na sexta feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triangulo, Alto Paranaíba, Noroeste, Norte, Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 10 graus.
BG
No sábado, céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuva em áreas isoladas do Sul, Sudoeste, Triangulo, Alto Paranaíba e Noroeste. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 11 graus.
BG
No domingo, céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas no Triangulo, Alto Paranaíba, Sul, Sudoeste e Noroeste. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus, a mínima de 12.
Tempo:01'09"

VH/TIRE SUA DÚVIDA

Como iniciar o cultivo de maracujá

Loc: Renilda Lopes quer saber como iniciar uma produção de maracujá. Quem participa hoje do Tire a Sua Dúvida é o coordenador técnico da Emater Minas, José Salvador Resende, que responde a pergunta da Renilda.
Sonora:José Salvador Resende
Começa:“Primeiro Passo(…) “
Termina:“(...)calagem e adubação.”
Tempo:27"

Nota pé: O período de colheita varia de 6 a 9 meses. Plantios efetuados nos meses mais próximos do verão, permitem início de colheita mais precoce em 6 meses. O maracujazeiro tem longo período de safra. O rendimento da cultura depende de fatores como clima, solo, espaçamento, tratos culturais, adubação e controle fitossanitário. E se você tem alguma dúvida faça como a Renilda , entre em contato conosco. É muito simples! Basta enviar um e-mail para radioemater@emater.mg.gov.br. Repetindo o nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br. Para facilitar nossa ajuda,escreva qual é o seu município. Participe você também e Tire a sua Dúvida! 
Tempo:01'32"
BG

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui, mas segunda-feira estamos de volta. Bom feriado e até lá!

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:09'23"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados