..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 13/11/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 13/11/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO - 13/11/2013

VH/ABERTURA

Loc.: Olá, amigos! O projeto Software do Programa de Alimentação Escolar (Sape) foi um dos vencedores do oitavo Prêmio Excelência em Gestão Pública, realizado dia 12, em Belo Horizonte. O programa foi desenvolvido pelo extensionista Lucivan Gomes, da Emater-Minas. E o preço do frango vivo segue com tendência de alta nas próximas semanas. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário e a previsão do tempo. Eu sou Flávia Freitas e é um prazer estar com vocês em mais um Emater em Ação.

VH/ FIQUE POR DENTRO

Software da Emater-MG ganha prêmio de Gestão Pública
Loc:
O Software do Programa de Alimentação Escolar (Sape), desenvolvido pelo extensionista da Emater-MG, Lucivan Gomes, foi um dos vencedores do oitavo Prêmio Excelência em Gestão Pública, realizado dia 12 de novembro, em Belo Horizonte. O projeto ficou em terceiro lugar, na categoria experiências e ideias inovadoras implementáveis. O governador de Minas Gerais Antonio Anastasia e o presidente da Emater-MG José Ricardo Roseno entregaram o prêmio ao extensionista. Lucivan acredita que a premiação vai ajudar a divulgar o programa:
Sonora: Lucivan Oliveira
Começa:"Da uma possibilidade..."
Termina:"...a empresa emater."
Tempo:20"

Nota pé - Lucivan Gomes trabalha no escritório da Emater-MG em Ubá, na Zona da Mata mineira. O software Sape auxilia na implantação do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). O programa tenta resolver de maneira prática os problemas de elaboração de projetos do PNAE e da divulgação dos produtos dos agricultores. O projeto  Manager Off-line - Plataforma Integrada de Cadastro de Informações, da Assessoria de Informática da Emater–MG, também ficou entre os finalistas do prêmio, na categoria experiências e iniciativas de sucesso realizadas sem auxílio técnico/financeiro.
Tempo:01'37"
BG

Cotação do frango vivo em Minas com tendência de alta

Loc: Os preços pagos pelo frango em Minas Gerais ficaram estáveis nos primeiros dias de novembro e a tendência é que apresentem altas durante as próximas semanas. A demanda firme devido às festas de fim de ano, os preços mais competitivos que os das carnes concorrentes e o pagamento do décimo terceiro salário são fatores que irão contribuir para a alta. O quilo do frango vivo no Estado é negociado a dois reais e 60 centavos. De acordo com a Scot Consultoria, após uma seqüência de altas, registradas em setembro, em outubro os preços do frango recuaram significativamente no país. Além das festas de fim de ano, as exportações brasileiras de carne de frango atingiram 355 mil toneladas em outubro, resultado recorde histórico para o mês. O aumento das exportações é fundamental para o controle da oferta e a sustentação dos preços em patamares rentáveis para o setor.
Tempo:58"
BG

Software da Embrapa auxilia agricultor no uso de agrotóxicos

Loc: A Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Informática Agropecuária desenvolveram um programa de computador que auxilia os agricultores a obterem os parâmetros adequados de uso de agrotóxicos de acordo com a cultura e a área. O Sistema Gotas é gratuito e contribui também para o combate à lagarta Helicoverpa armigera. O software normalmente utiliza o cartão comercial sensível à água, produzido pela fabricante Spraying Systems Co e disponível no mercado. O seu uso é recomendado porque o programa apresenta um sistema de correção de fator de espalhamento desenvolvido especificamente para ele. Ao calibrar a deposição de gotas de pulverização de produtos químicos ou biológicos nas culturas, o agricultor evita desperdícios e danos ao utilizar os agrotóxicos. Há ferramentas para recortar determinadas áreas da amostra selecionada, para salvar e recuperar o experimento inteiro com todas as imagens das amostras analisadas e para eliminar as amostras indesejadas. O Sistema Gotas está disponível na Rede AgroLivre.
Tempo:01'01"
BG

Festa apresenta pratos com banana em Santa Bárbara do Tugúrio

Loc: Entre os dias 14 e 17 de novembro, o município de Santa Bárbara do Tugúrio, no Campo das Vertentes, realiza a trigésima Festa da Banana. Estão programadas diversas atrações. No dia 16, às quatro horas da tarde, será realizado o Concurso da culinária da banana, no Clube Municipal. O evento é realizado pela prefeitura com o apoio da Emater-Minas. Os participantes apresentam seus pratos para degustação e venda de porções. O dinheiro arrecadado será doado para instituições de atendimento a crianças carentes da cidade. A festa ainda terá missa campal, concurso para escolha da rainha do evento, desfile das comunidades com seus carros ornamentados e shows.
Tempo:46"
Tempo total:04'23"

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc:A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 21 e 22 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 22 e 22 reais e 50 centavos. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 25 e 27 reais. Já no Noroeste, a saca ficou entre 21 e 22 reais.
BG
Na última semana, a soja foi negociada no Noroeste e Triângulo Mineiro, entre 68 e 69 reais, a saca de 60 quilos. 
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 90 e 91 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 135 e 148 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 90 e 95 reais. Na região do Triangulo Mineiro foi cotado entre 109 e 110 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 228 e 245 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 225 e 235 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 245 a 255 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 250 e 255 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 97 e 98 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 101 e 105 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 99 e 100 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 98 e 100 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 100 a 102 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 07 a 13 de novembro de 2013.
Tempo:02'13"

VH/O TEMPO (13/11/13)

Loc: A frente fria continua avançando para o norte da região Sudeste, mas perde um pouco de força. Nos próximos dias, permanece uma condição de sol, calor e pancadas isoladas de chuva em boa parte do Sudeste. Somente no inicio da próxima semana, há previsão da chegada de uma nova frente fria e queda da temperatura. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Oeste, Triângulo, Norte e vales dos Mucuri e Jequitinhonha. Céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas no Rio Doce, Centro e Zona da Mata. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado com névoa úmida ao amanhecer. A temperatura máxima é de 34 graus e mínima de 11.
BG
Na sexta feira, céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Norte, Noroeste, Rio Doce e vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 10.
BG
No sábado, céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuva em áreas isoladas do Triangulo, Alto Paranaíba, Oeste, Noroeste, Centro, Sul, Zona da Mata, Campo das Vertentes e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 11.
Tempo:01'47"

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela audiência e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO

Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:09'43"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados