..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 11/11/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 11/11/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 11/11/2013

VH/ABERTURA

Olá amigos! A adequação dos protocolos CertificaMinas Café e UTZ já estão concluídas e os produtores participantes do CertificaMinas podem requerer a certificação UTZ na Emater. E de acordo com o último levantamento da Conab, a safra mineira de grãos poderá ter crescimento de quase dois por cento no volume na safra 2013/14. O aumento do plantio da soja e algodão vão contribuir para o aumento da produção. Confira ainda mais uma dica técnica sobre por onde iniciar e qual o manejo correto das bacias hidrográficas.

VH/FIQUE POR DENTRO

Programa de certificação do café de MG adere a protocolos internacionais
Loc:
A adequação dos protocolos CertificaMinas Café e UTZ já estão concluídas e os produtores participantes do CertificaMinas podem requerer a certificação UTZ. Para isso, basta fazer um requerimento à Emater-MG. O UTZ é um programa de certificação mundial que define regras para a produção e abastecimento de café, chá e cacau. Segundo o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, os produtores que aderem a este sistema tem seu produto mais valorizado e reconhecido no mercado externo.
Sonora:Altino Rodrigues
Começa:"A certificação apesar de existir..."
Termina:"..parceiro co/ visibilidade internacional"
Tempo:42"


Nota pé - O CertificaMinas Café é o programa do Governo de Minas Gerais, executado pelo IMA e Emater, ambos vinculados à Secretaria de Estado de Agricultura. Atualmente, duas mil propriedades são certificadas pelo programa. O objetivo do trabalho é a implantação de boas práticas de produção nas propriedades cafeeiras do estado, de modo a aumentar a competitividade do café mineiro. O programa também insere a agricultura familiar no mercado de produtos certificados.
Tempo:01'28"
BG

Produção mineira pode crescer 1,8%

Loc: De acordo com o segundo levantamento da Conab, a safra mineira de grãos  poderá ter crescimento de até um vírgula 8 por cento no volume em 2013/14. O aumento do plantio da soja e algodão são pontos positivos que irão contribuir para que a produção fique maior. Porém, o resultado ainda dependerá do clima. De acordo com a Conab, a produção mineira deve ser de 12 milhões de toneladas. Nesta temporada, em função da fraca comercialização do milho, é esperado que no plantio de verão sejam cedidas áreas para algodão, feijão e também para soja. De acordo com a equipe da Conab, os estados do Paraná e de Minas Gerais deverão registrar os maiores deslocamentos. Em Minas Gerais, devido ao preços altos, a maior liquidez e a demanda aquecida principalmente pela China, a produção de soja deve ser ampliada entre 6 a 9 por cento, com a produção máxima estimada em 3 milhões e meio de toneladas. A área destinada ao plantio da oleaginosa, que ocorre entre outubro e dezembro, deve ter uma expansão de 8 por cento.
Tempo:01'00"
BG

Entrega de tratores cresceu 20% em 2013

Loc: Embalados pelos preços e pela demanda internacional por commodities agrícolas, os produtores rurais brasileiros estão investindo mais em máquinas. Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos e Automotores) mostram que o número de entregas acumuladas neste ano já supera as vendas do ano passado. De janeiro a outubro, 72 mil unidades saíram das fábricas com destino às concessionárias do país, 21 por cento mais do que em igual período do ano passado. As vendas de colheitadeiras tiveram a maior alta nos primeiros dez meses deste ano em relação a 2012. Foram entregues 6 mil unidades, contra 4 mil no ano passado. Já  as vendas de caminhões nacionais de janeiro a outubro cresceram 14 por cento em relação a 2012. No período, as fábricas entregaram 125 mil novas unidades, contra 110 mil vendidas nos primeiros dez meses do ano passado.
Tempo:01'09"
BG

Itaobim realiza tradicional Festa da Manga

Loc: Um dos maiores eventos culturais do Vale do Jequitinhonha, a Festa da Manga de Itaobim será realizada entre os dias 14 e 17 de novembro, de quinta a domingo, no Parque de Exposições da cidade. A festa surgiu como uma oportunidade dos agricultores locais apresentarem e comercializarem produtos derivados da manga. Durante o evento, há exposições de artesanato local, barracas de alimentação com comidas típicas, eleição da Rainha da Manga, concursos e shows. A Festa da Manga  movimenta a economia local e atrai um grande número de visitantes para o município.
Tempo:36"
Tempo total:4'33"

VH/O TEMPO (11/11/13)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na terça feira, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Triângulo, Alto Paranaíba, Noroeste, Oeste, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Centro e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 37 graus e a mínima de 10.
BG
Na quarta feira, céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Sul, Zona da Mata, Noroeste, Campo das Vertentes e região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com pancadas de chuva. A temperatura máxima é de 36 graus e a mínima de 10.
BG
Na quinta feira, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Norte, Noroeste, Jequitinhonha, Triângulo, Centro, Alto Paranaíba, Vale do Mucuri e Rio Doce e região Metropolitana. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 8.
Tempo:01'27"

VH/DICA TÉCNICA

Onde iniciar e qual o manejo correto das bacias hidrográficas
Loc:
Na dica de hoje, o coordenador técnico de Bacias Hidrográficas da Emater Minas, Maurício Fernandes, explica por onde o trabalho de manejo de bacias deve começar, como deve ser feito e os resultados esperados. 
Sonora:Maurício Fernandes
Começa:“O trabalho deve ser iniciado (…).”
Termina:“(...) no solo principalmente.”
Tempo:49"

Nota pé – Outros resultados são a melhoria da qualidade da água dos mananciais, a manutenção e aumento da fertilidade do solo, o aumento da produtividade e da produção agropecuária, a recomposição das florestas, a recuperação das áreas degradas e por fim a criação de áreas de lazer.
Tempo total:1'28"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:08'53"A




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados