..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 08/11/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 08/11/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO -  08/11/2013

VH/AB ERTURA

Loc.: Olá, amigos! Chuvinha boa e fim de semana chegando. Mas no sábado tem muita feira livre acontecendo no Estado e a Emater Minas está investindo nesses espaços como forma de fortalecer a comercialização dos produtos do agricultura familiar. E você sabia que o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, classificou o potencial para criação de peixes e outras espécies aquáticas no país como “o pré-sal da produção de alimentos”? Eu sou Flávia Freitas e o Emater em Ação começa agora.

VH/FIQUE POR DENTRO

Programa investe no fortalecimento de feiras livres de MG

Loc: As feiras livres, um meio encontrado para a comercialização de produtos da agricultura familiar, tem sido fortalecidas e fomentadas pela Emater Minas, através do programa Minas sem Fome. Até o final do ano, a empresa deve entregar  equipamentos bancados pelo programa para a implantação de 41 projetos de feiras livres em vários municípios do estado. O gestor do programa e coordenador técnico da Emater Minas, Ademar Pires, diz que o projeto cria novos canais de venda para o produtor:
Sonora: Ademar Pires
Começa: " O projeto de feiras livres ..."
Termina: "...assistencia técnica da Emater."
Tempo: 01'14"
 
Nota pé:
Segunda Ademar, só com a verba do Minas Sem Fome, a Emater Minas terá investido até o final deste ano mais de um milhão de reais em equipamentos, beneficiando um total de dois mil e 200 agricultores familiares neste quase quatro anos de projeto. 
Tempo:02'06"
BG

Ministro compara a aquicultura brasileira a pré-sal
Loc:
O potencial para criação de peixes, camarões e outras espécies aquáticas no país foi classificado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, como “o pré-sal da produção de alimentos”, durante um seminário em Brasília. O otimismo do ministro é respaldado por dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), segundo a qual a aquicultura é um dos setores de produção animal com crescimento mais acelerado. De acordo com a agência da ONU, a produção da pesca e aquicultura vai superar na próxima década a produção de carne de boi, porco e frango. O Brasil tem muitas características favoráveis à aquicultura, como 12 por cento da água disponível no planeta (uma das maiores reservas do mundo); clima propício para o crescimento de organismos cultivados; diversidade de espécies e litoral com 7 mil quilômetros de extensão, além de 5 milhões de hectares de represas e lagos! Mas por outro lado, o ministro admitiu que o aumento do cultivo trará desafios tecnológicos e sanitários para o País.
Tempo:01'08"
BG

IBGE prevê safra de 184 milhões de toneladas para 2014
Loc:
O IBGE divulgou na sexta-feira, dia 8, o primeiro prognóstico de área e produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2014. A produção está estimada em 184 milhões de toneladas, cerca de um e meio por cento inferior ao total obtido em 2013. A área colhida está prevista em 53 milhões de hectares, aumento de quase dois por cento em relação a 2013. Apesar do acréscimo, o volume da produção deve cair devido à opção do plantio de soja e algodão em detrimento do milho primeira safra, cultura de maior produtividade. Já a décima estimativa da safra nacional de 2013 totalizou quase 187 milhões de toneladas, 15 por cento superior à obtida em 2012. Arroz, milho e soja são os três principais produtos deste grupo, que, somados, representaram 93 por cento da estimativa da produção e responderam por 86 por cento da área a ser colhida.
Tempo:01'04"
BG

Emater-MG entrega sementes no Norte de Minas

Loc: A Emater-MG entregou, na virada do mês de outubro para novembro, 370 mil quilos de sementes no Norte de Minas. As sementes são destinadas a cerca de 180 municípios situados nas regiões de Almenara, Salinas, Janaúba, Brasília de Minas e Montes Claros, onde foram realizadas cerimônias de recebimento, com a participação do presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno. A ação faz parte do Programa Minas Sem Fome, do Governo de Minas Gerais. De acordo com José Ricardo Roseno, o objetivo é reduzir os efeitos causados pela seca no Norte do Estado, que enfrenta a pior estiagem dos últimos 50 anos. Segundo ele, a Emater está trabalhando para diminuir os impactos do problema, apoiando os agricultores na recuperação de lavouras e na geração de alimento e renda.
Tempo:52"
Tempo total:05'12"

VH/O TEMPO (08/11/13)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
No sábado, céu encoberto a nublado com chuva no Noroeste, Norte, Centro, Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Nas demais regiões, tempo nublado com chuva isolada. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 10 graus.
BG

No domingo, céu nublado com chuva isolada em todo estado. A temperatura máxima é de 35 graus e a mínima de 11.
BG

Na segunda feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas em todo estado. A temperatura máxima é de 36 graus, e a mínima de 11.
Tempo:55"

VH/AGENDA

Principais eventos agropecuários do estado 08/11/2013 

Loc: No dia 12 de novembro, no município de Inhapim, na região do Vale do Rio Doce, será realizado o Encontro Regional de Agricultores Familiares para Comercialização. Está previsto na programação: palestras, seminários, rodada de negócios, exposição e comercialização de produtos da região.
BG

Entre os dias 14 e 17 de novembro será realizada mais uma edição da Festa da Manga de Itaobim, no Parque de Exposições da cidade do Vale do Jequitinhonha. O evento é uma oportunidade para apresentar e comercializar os produtos derivados da manga. Durante a festa haverá exposições de artesanato local, barracas de alimentação com comidas típicas, eleição da Rainha da Manga, concursos e shows.
BG

No período de 14 a 17 de novembro, tem Festa da Banana, em Santa Barbara do Tugúrio, na região do Campo da Vertentes. As atrações são concurso de culinária, além de apresentações e shows. 
BG

Mais informações sobre os eventos estão disponíveis no portal da Emater.
Tempo:01'09"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia, um excelente fim de semana e até a próxima segunda-feira.

VH/ENCERRAMENTO

Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalistas: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:08'39"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados