..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 06/11/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 06/11/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO - 06/11/2013

VH/ABERTURA

Loc.: Olá, amigos! O índice que mede a confiança dos agricultores rurais brasileiros, elaborado pela AgroFEA, caiu 3 por cento em outubro, apenas os produtores de soja mantêm o otimismo. E o plantio da soja supera média dos últimos cinco anos. As boas chuvas tem ajudado o produtor. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário. Eu sou Flávia Freitas e o Emater em Ação começa agora.

VH/ FIQUE POR DENTRO

Plantio de soja supera média de cinco anos

Loc: Segundo a consultoria AgRural, o plantio da safra brasileira de soja 2013/2014 alcançou 34 por cento da área estimada na última semana. Isso significa aproximadamente 10 milhões de hectares de um total de 29 milhões a serem semeados. O resultado corresponde a um avanço semanal de 15 pontos percentuais e ligeira vantagem na comparação com os 33 por cento plantados em média nos últimos cinco anos. O coordenador técnico de Culturas da Emater-MG, Wilson Rosa, acredita que o crescimento da oleoginosa também vai ser grande em Minas.
Sonora:Wilson Rosa
Começa:“Hoje, o mercado (...)”
Termina:“(...)detrimento da área de milho.”
Tempo:57" 

Nota pé : A melhora da umidade do solo e alternância da chuva e períodos de sol tem contribuído para o avanço acelerado do plantio de soja. Em Minas Gerais, a soja é mais lucrativa para o cultivo, comparada ao milho. Atualmente, a saca de 60 quilos de milho é negociada em média, entre 21 e 26 reais, já a soja, entre 67 e 69 reais.
Tempo:02'06"
BG

Sobe índice de Confiança do Produtor de Soja

Loc: O último levantamento do Programa de Pesquisa em Agronegócio da Faculdade de Economia da USP (AgroFEA), em Ribeirão Preto, mostra que, de julho a outubro, a confiança dos produtores rurais registrou queda. Mas a confiança dos produtores de soja subiu 5 por cento. A medição é feita pelo Índice de Confiança do Produtor Rural (IPCRural) e pelo Índice de Confiança do Produtor de Soja (ICPSoja), realizados desde 2010. O ICPSoja chegou a 114 pontos em outubro, resultado que expressa otimismo do sojicultor para a safra 2013/2014. Já o índice que mede a confiança geral dos produtores rurais brasileiros caiu 3 por cento em relação a abril e atingiu os 89 pontos, seguindo abaixo do nível de confiança. Segundo o professor Roberto Fava, os resultados sinalizam maior preocupação do agricultor quanto aos investimentos na produção e no controle de pragas.
Tempo:01'02"
BG

Epamig inaugura centro de treinamento em Felixlândia

Loc: A Epamig inaugura nesta quinta-feira, dia 7, o segundo Centro de Treinamento da Fazenda Experimental da empresa em Felixlândia, na região Centro-Oeste. O Complexo de Transferência Tecnológica conta com dois centros. O novo tem sala de treinamento com capacidade de 100 pessoas e acomodação de 22. O mais antigo tem auditório para 60 pessoas e alojamento para 40. Desde 2010, mais de 500 técnicos da Emater-Minas e produtores rurais de várias regiões do Estado participaram de capacitação do programa Minas Leite, na fazenda. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura e executado pela Emater-MG. Segundo o presidente da Epamig, Marcelo Lana, o centro de treinamento vai atender os municípios da região com cursos para técnicos e produtores rurais, além de sindicatos e cooperativas do setor agropecuário. A Fazenda Experimental de Felixlândia é referência em pesquisas de bovinocultura de leite com gado F1 desde 1998. O sistema utiliza fêmeas mestiças do cruzamento de Holandês e Zebu.
Tempo:01'10"
BG

Produtor deve imprimir carta aviso da vacinação contra Aftosa

Loc: A segunda etapa da Campanha contra a Febre Aftosa começou no início do mês e vai até o dia 30 de novembro. O IMA informa aos produtores rurais de Minas Gerais que dessa vez a Carta Aviso não será enviada pelo correio ao domicílio do criador. A partir de agora, a emissão será feita pelo produtor diretamente no site do instituto. O processo é rápido e prático. Basta acessar o site, imprimir a Carta Aviso, preencher os dados e apresentar no escritório do IMA mais próximo de sua propriedade.  A Carta Aviso também poderá ser emitida nas revendas de vacinas ou em outras instituições de classe que se dispuserem a atender o produtor. Para comprar a vacina contra a Aftosa, o criador deverá apresentar o cartão de identificação do IMA ou documento de identidade constando o número de CPF. A declaração da vacinação continua sendo feita da mesma forma, apresentando a nota fiscal da compra da vacina juntamente com a Carta aviso preenchida com os números de animas vacinados.  A segunda etapa é realizada sempre em novembro com a vacinação de animais com até 24 meses de idade.
Tempo:01'08"
Tempo total:05'13"

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 22 e 23 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 22 e 22 reais e 50 centavos. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 24 reais e 26 reais e 50 centavos. Já no Noroeste, a saca ficou entre 21 e 22 reais.
BG
Na última semana, a soja foi negociada no Noroeste entre 67 e 68 reais, a saca de 60 quilos. No Triângulo Mineiro, o produto foi cotado entre 68 e 69 reais.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 90 e 100 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 100 e 120 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 90 e 100 reais. Na região do Triangulo Mineiro foi cotado entre 109 e 120 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 235 e 250 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 225 e 230 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 245 a 250 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 240 e 245 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 101 e 102 reais, no Alto Paranaíba e no Triângulo Mineiro. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 99 e 100 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 97 e 100 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 98 a 100 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 31 de outubro a 06 de novembro de 2013.
Tempo:02'09"

VH/O TEMPO (06/11/13)

Loc:  O tempo segue instável e com previsão de chuva a qualquer momento do dia. No entanto, o potencial de temporais é menor. Confira a previsão para as próximas 72 horas em Minas Gerais, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta feira, céu nublado com pancadas de chuva no Noroeste, Centro e Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu nublado com pancadas de chuva. A temperatura máxima é de 34 graus e mínima de 10 graus.
BG
Na sexta feira, céu nublado com pancadas de chuva no Vale do Mucuri, Rio Doce, Norte e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu nublado com possibilidade de chuva. A temperatura máxima é de 33 graus e mínima de 10.
BG
No sábado, céu nublado com pancadas de chuva no Noroeste, Centro, Triangulo, Alto Paranaíba, Oeste e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva isolada. A temperatura máxima é de 34 graus e a mínima de 11.
Tempo:1'16"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui, mas amanhã estamos de volta e você é meu convidado especial. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO
Você ouviu o Emater em Ação, um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:10'09"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados