..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 05/11/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 05/11/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 05/11/2013

VH/ABERTURA

Olá amigos do campo! Eu sou Flávia Freitas e é um grande prazer estar com vocês. No programa de hoje, vamos falar sobre a queda nas cotações do milho, tanto no Brasil como no mercado internacional. E o Ministério da Agricultura lançou uma instrução normativa reconhecendo oficialmente 24 municípios mineiros como área livre de Sigatoka Negra, considerada a pior praga que ataca as bananeiras. Já o bate-papo é sobre a ampliação do trabalho do Minas Leite no  Estado.

VH/FIQUE POR DENTRO

Milho atinge maior baixa desde 2010

Loc:  Segundo dados da Bolsa de Chicago, na última semana de outubro, foi registrada baixa de 9 centavos de dólar no preço mínimo do milho nos contratos de dezembro, tornando-se o mais baixo desde agosto de 2010. Mesmo com essa baixa no valor, o mercado continua pressionado por rumores de alta no rendimento na colheita. O coordenador técnico estadual de Culturas da Emater-MG Wilson Rosa comenta sobre essa queda dos preços e a tendência do mercado.
Sonora: Wilson Rosa
Começa:  “O motivo da queda(...)”
Termina: “(...) patamar estabilizado.”
Tempo: 29"

Nota pé: Para o final da temporada 2013/2014, a Conab estima um volume de 22 milhões de toneladas de milho estocadas. Ou seja, a oferta elevada do grão no mercado interno será novamente um fator baixista sobre os preços, em especial após a colheita da safrinha. No Mato Grosso, algumas usinas estão usando o cereal na produção de etanol para reduzir a oferta do grão diminuir a pressão baixista sobre as cotações. No momento, o etanol de milho sai mais barato que o de cana. A diferença do custo é de 97 para 78 centavos.
Tempo:01'41"
BG

24 municípios mineiros como área livre de Sigatoka Negra

Loc: O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Rodrigo Figueiredo, assinou nesta segunda, dia 4, uma instrução normativa que reconhece oficialmente 24 municípios mineiros como área livre de Sigatoka Negra, considerada a pior praga que ataca as bananeiras. A medida libera o trânsito de plantas de bananeira da área para qualquer região do país. Com o reconhecimento, sobe para 86 o total de municípios mineiros autorizados a comercializar plantas e frutos da bananeira para qualquer local do país. Além dos municípios de Minas Gerais, 12 estados brasileiros já foram considerados oficialmente áreas livres da praga. A Sigatoka Negra é causada por um fungo que atinge as folhas mais novas da bananeira, causando estrias marrons. Com o avanço da doença, as folhas têm morte prematura e os prejuízos podem chegar até 100 por cento da plantação.
Tempo:59"
BG

Anvisa vai rastrear distribuição de frutas, legumes e verduras

Loc: A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou um grupo de trabalho para discutir formas de rastrear a distribuição de frutas, legumes e verduras em todo o país. Um dos objetivos do grupo é definir normas que possibilitem que a agência faça um mapeamento dos produtores desses alimentos para facilitar a fiscalização do uso de agrotóxicos. Na última semana, a agência divulgou dados que mostram que 29 por cento dos alimentos pesquisados em 2012 tinham irregularidades no uso de agrotóxicos. A meta do grupo é implementar ações e estratégias que garantam a rotulagem e a rastreabilidade de produtos de origem vegetal in natura dispostos para o consumo humano em toda a cadeia de distribuição e comercialização.
Tempo:48"
Tempo total: 03'219"

VH/O TEMPO (05/11/13)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta feira, céu nublado com pancadas de chuva no Sul, Sudoeste, Triangulo, Alto Paranaíba, Oeste, Zona da Mata e Região Metropolitana. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura máxima é de 34 e mínima de 11 graus.
BG

Na quinta feira, céu nublado a encoberto com pancadas de chuva no Noroeste, Norte, Centro, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu nublado com pancadas de chuva. A temperatura máxima é de 34  e mínima de 10 graus.
BG

No sábado, céu nublado com pancadas de chuva no Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Jequitinhonha e Norte. Nas demais regiões, céu nublado com possibilidade de chuvas. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 10.
Tempo:01'08"

VH/BATE PAPO

Programa Minas Leite vai ampliar atendimento

Loc: O Programa Minas Leite, criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e executado pela Emater-MG, deve alcançar em 2013 o atendimento a 1.300 estabelecimentos de agricultura familiar do Estado. A jornalista Analu Oliveira conversou com a assessora técnica do Programa, Alessandra Botelho sobre a ampliação do trabalho do Minas Leite no  Estado.
Sonora: Alessandra Botelho
Começa: " No ano de 2013, o programa Minas Leite(...)"
Termina: "(...) 1300 propriedades."
Tempo: 01'22"
Nota pé:
Os produtores cujas propriedades recebem assistência do Minas Leite são orientados para utilizar tecnologias simples e de baixo custo, voltadas para a melhoria da produtividade. As boas práticas contribuem para o aumento da qualidade do produto de maneira sustentável e, como consequência, podem gerar elevação da receita.
Tempo total:02'10"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Mas amanhã estamos de volta. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida e Paulo de Ávila
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa:08'05"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados