..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


AGENDA - Anote aí!

 

Data de publicação: 13/09/2013
 
Principais eventos agropecuários do estado - 13/09/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

 

EMATER EM AÇÃO

Emater em Ação - Completo
Data de publicação: 13/09/2013
 
EMATER EM AÇÃO - 13/09/2013
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".


EMATER EM AÇÃO -  13/09/2013

VH/AB ERTURA

Loc:
Olá, amigos! No programa de hoje vamos falar sobre o programa Certifica Minas Café, que tem como meta chegar até dezembro com 1.750 propriedades certificadas. Essa semana foi apresentado em Minas Gerais o primeiro clone brasileiro de uma vaca holandesa. E Conab faz leilão de milho para abastecer Montes Claros, um dos municípios afetados pela seca no Norte de Minas. Confira ainda a agenda de eventos agropecuários no Estado e a previsão do tempo.

VH/ FIQUE POR DENTRO

Minas Gerais já possui 1.642 propriedades cafeeiras certificadas

Loc:
O IMA já certificou 1.642 propriedades de café no programa Certifica Minas Café, executado em parceria com a Emater-Minas. A meta é que até dezembro deste ano, 1.750 propriedades de café sejam certificadas. E para isso acontecer, já foram auditadas 2.604 propriedades no Estado, desde o início do programa em 2008. Segundo o presidente da Emater, José Ricardo Roseno, o Certifica Minas é um dos maiores programas de certificação da América Latina e traz várias vantagens para o produtor:
Sonora: José Ricardo Roseno
Começa: “Hoje em 2013, a nossa meta ..."
Termina: "... diferenciando na comercialização”.
Tempo:34"

Nota pé
- Até o momento em 2013, foram auditadas e aprovadas 1.050 propriedades cafeeiras. Dentre atividades de certificação, O IMA é um Organismo Certificador de Produtos do Inmetro. A inscrição no programa, à assistência técnica e as orientações para adequação das propriedades são feitas pela Emater-MG.
Tempo:01'42"
BG

Leilão de milho visa abastecer Montes Claros

Loc:
A Conab irá realizar, no dia 23, uma operação para a compra de 6 mil toneladas de milho em grãos ensacado, oriundos da produção nacional, para abastecer o município de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. O município está entre as cidades que se encontram em estado de emergência, em razão da seca que vem ocorrendo no semiárido brasileiro.  A operação terá início às 9 horas da manhã, por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC). O objetivo é atender criadores locais, por meio do abastecimento de milho destinado à produção animal, nas áreas afetadas pela estiagem. Há propriedades agropecuárias em que há até o risco da morte de animais. Poderão participar do leilão produtores rurais, cooperativas e comerciantes cadastrados junto a uma Bolsa de Cereais de Mercadorias ou de Futuros e em situação regular no Sistema Cadastro Unificado de Fornecedores (Sicaf). O produto deverá ser entregue na regional mineira da Conab, em prazo determinado no edital.
Tempo:01'07"
BG

Apresentado primeiro clone brasileiro de uma vaca holandesa

Loc:
O primeiro clone de gado holandês nascido no Brasil é uma bezerra, que nasceu de cesariana no dia 10 de agosto, mas só agora foi apresentada. Marc Massarati, responsável pela clonagem, explica que as células retiradas do tecido de uma vaca foram cultivadas em laboratório. O processo durou sete dias e gerou um embrião que foi implantado em um animal receptor, também chamado de barriga de aluguel. As células que deram origem ao clone saíram de uma vaca que fica em uma fazenda em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais. O clone foi registrado com o nome de  Taormina. A vaca matriz e o clone vão ficar separados, por seis meses. Esse período de isolamento da bezerra é importante para que os pesquisadores possam estudar de perto o desenvolvimento inicial do clone.
Tempo:53"
Tempo total:03'42"

VH/O TEMPO (13/09/13)

Loc:
Áreas de instabilidades junto à costa do Sudeste seguem causando pancadas de chuva no Nordeste de Minas Gerais. No restante da região, a massa de ar seco e quente, mantém o tempo aberto. Entre o oeste de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, o índice de umidade do ar permanece baixo. Muitos municípios devem entrar em Estado de Atenção, isto é com umidade relativa do ar abaixo de 30 por cento. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
No sábado, céu nublado a parcialmente nublado com nevoeiro no Jequitinhonha, Leste e Zona da Mata. Nas demais regiões, tempo claro a parcialmente nublado com névoa seca e baixa umidade à tarde. A temperatura tem ligeira elevação, com máxima de 35 e mínima de 5 graus.
BG

No domingo, céu parcialmente nublado com nevoeiro e/ou névoa úmida no Jequitinhonha, Leste e Zona da Mata. Nas demais regiões, tempo claro a parcialmente nublado com névoa seca e baixa umidade à tarde. A temperatura está elevação, com máxima de 36 e mínima de 6 graus.
BG

Na segunda, céu parcialmente nublado com nevoeiro e/ou névoa úmida no Jequitinhonha e Leste do estado. Nas demais regiões, tempo claro a parcialmente nublado com névoa seca e baixa umidade à tarde. A temperatura segue estável, com máxima de 36 e mínima de 6 graus.
Tempo:1'41"

VH/AGENDA

Principais eventos agropecuários do estado - 13/09/2013 

Loc:
De 14 a 20 de setembro, acontece a Semana do Fazendeiro, em Viçosa, região da Zona da Mata. Além de vários cursos de capacitação para a família rural, o evento tem ainda a " Semana da Mulher Rural" e " A Semana da Juventude Rural".
BG

No dia 17 de setembro, será realizada uma etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura na cidade de Boa Esperança. O objetivo é fazer a difusão de tecnologias e informações, visando a melhoria da qualidade do café e reduzir custos de produção.
BG

Acontece nos dias 17, 18 e 19 de setembro, em São Sebastião do Paraíso, na região Sul do estado, a Campanha Hora Certa Cooparaiso 2013. O objetivo do evento é proporcionar aos produtores rurais insumos, máquinas e implementos com os melhores preços e condições de pagamento. 
BG
Mais informações sobre os eventos estão disponíveis no portal da Emater.
Tempo total:01'06"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados