Iniciativa é do Governo de Minas Gerais e contou com a Emater-MG na mobilização dos interessados

BELO HORIZONTE (20/02/2018) – Nesta quarta-feira (21/02), artesãos do município de Diamantina, região Central do estado, receberão a Carteira Nacional do Artesão. A cerimônia será às 19 horas, no Centro Cultural David Ribeiro. A inciativa é do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, e conta com a parceria da prefeitura e Emater-MG.

A ação faz parte do projeto estadual + Artesanato, que busca fomentar e valorizar o artesanato mineiro como setor estratégico para o desenvolvimento econômico e sustentável de Minas Gerais. A proposta é incentivar a formalização e a organização da cadeia produtiva formada por artesãos e associações.

No total, 50 artesãos receberão a carteira na cerimônia organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio. Na ocasião também será realizada um debate sobre o Programa + Artesanato. Dentre os critérios de seleção para obtenção da carteira, eles tiveram de apresentar três peças em diferentes estágios de finalização e realizar uma prova de habilidades técnicas.

A Emater atua na qualificação dos produtos junto aos artesãos, participa na mobilização e orientação dos interessados em adquirir o documento. Dentro do + Artesanato, a Emater-MG está inserida no grupo de trabalho de Desenvolvimento Regional.

Segundo a coordenadora técnica estadual da Emater-MG, Cléa Guimarães, a Carteira Nacional do Artesão vem como um documento de identificação que facilitará a participação em feiras nacionais e internacionais e outros eventos do setor. Com o documento, os interessados recebem uma pontuação maior nos editais de seleção. “Isso favorece a comercialização e participação em feiras, principalmente, dos artesãos agricultores familiares e outros que produzem em menor escala. Amplia as possibilidades de comercialização e consequente inserção em novos mercados”, afirma.  

Atuação da Emater-MG
A Empresa atua na capacitação, buscando a produção de peças artesanais que expressem as identidades culturais das comunidades. Também orienta na organização, comercialização e gestão dos grupos de artesanato. Em Diamantina, a Emater-MG presta assistência a 39 famílias. Em outros novos municípios da região o número chega a 184 famílias. “Como resultado, nós temos grupos organizados de artesanato, com produtos de qualidade, com ícones e identidade cultural da região expressos nas peças produzidas. Na região, já temos algumas famílias que, através do aumento da comercialização, estão tendo uma renda agregada advinda da atividade artesanal”, diz a coordenador técnica regional da Emater-MG, Claudete Souza e Costa.

Serviço
Evento: Entrega de Carteiras Nacionais do Artesão
Data: 21/02/2018
Local: Centro Cultural David Ribeiro, Diamantina
Contato: 38 3531-3674

Ascom Emater-MG
Jornalista: Sebastião Avelar
Crédito Foto: Giselle Oliveira
e-mail:
avelar@emater.m,g.gov.br
Tel: 31 3349-8132

Publicado em: 20/02/2018