Copasa assina convênio com municípios para a iniciativa que prevê mobilização, educação ambiental e obras de recuperação de meio ambiente

 

 


BELO HORIZONTE (22/12/17) – O presidente da Emater-MG, Glenio Martins, participou nesta quinta-feira (21/12), na sede da Copasa, em Belo Horizonte,  da assinatura de convênio entre a Companhia de Saneamento do Estado e 18 municípios participantes do Programa Pró-Mananciais. O programa tem por objetivo a implantação de ações de recuperação ambiental nas sub-bacias hidrográficas dos municípios,  para melhorar as condições e qualidade de vida das comunidades envolvidas.

Conforme parceria firmada em termo de cooperação técnica, em outubro último, a Emater-MG vai participar do Pró-Mananciais, compondo os comitês locais,  apoiando e executando as ações. Os comitês vão participar das etapas de diagnóstico, planejamento, construção e acompanhamento do plano de ações na microbacia escolhida, garantindo a sustentabilidade delas e seus resultados.

A diretora de Infraestrutura da Emater-MG, Fabiola Paulino da Silva, explicou que algumas dessas ações fazem parte do escopo da empresa. “Principalmente agora no contexto da criação da Diretoria de Infraestrutura, serão ações que vão trabalhar a recuperação ambiental. Algumas delas, a empresa já vem executando, como a construção de bacias de captação de chuva, recuperação de estradas vicinais e cercamento de nascentes. São trabalhos que tem um recorte ambiental muito forte, com parcerias que potencializam essas ações e que também estão presentes no programa”, explicou.

Durante o evento, o presidente Glenio Martins ressaltou a parceria entre Emater-MG e Copasa e lembrou da experiência da extensão rural mineira com ações de recuperação ambiental. Falou ainda dos desafios de implementá-las e saudou a parceria entre as duas empresas. “Queremos colocar a Emater à disposição de vocês, contem com a nossa parceria. Gostaria de citar um exemplo, num momento em que o Estado atravessa dificuldade e a gente faz esse arranjo (cooperação técnica). Sem ter uma máquina, mas contando com as parcerias municipais, nós fizemos esse ano quase 6 mil barraginhas. Isso mostra que o estado não ficou parado. Nós encontramos alternativas”, argumentou.


Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Jornalista responsável: Terezinha Leite
Tel.: (31) 3349-8021
www.emater.mg.gov.br
facebool.com/ematerminas

Publicado em: 22/12/2017