Cooperativa atua na aplicação de crédito rural com interação solidária

 

 

BELO HORIZONTE (22/12/2017) - O presidente da Emater-MG, Glenio Martins, recebeu nesta sexta-feira (22/12), em Belo Horizonte, os presidentes da Cresol dos municípios de Fervedouro, Araponga e Tombos. A Cresol é um Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária que atua com agricultores familiares em nove estados do país, inclusive Minas Gerais.  No encontro, foram discutidos os rumos de três contratos assinados entre a Emater-MG e a Cresol para elaboração de projetos e prestação de assistência técnica aos agricultores cooperados.  “A reunião foi para avaliar o andamento dos trabalhos em 2017 e traçar as estratégias para o fortalecimento desta parceria em 2018”, afirmou Glenio Martins.

O presidente da Cresol de Fervedouro, João Paulo Dias da Fonseca, destacou o potencial do trabalho feito pelas duas instituições. “A Cresol acredita no potencial desta parceria, que alia uma instituição que é referência em assistência técnica e extensão rural, a Emater–MG, e uma cooperativa com experiência na concessão de crédito rural. A Cresol vem ampliando sua atuação na Zona da Mata e, ao lado da Emater-MG, quer estar cada vez mais próxima do agricultor familiar", afirmou.

Pelo acordo,  os trabalhos assistidos pela Emater-MG serão financiados pela Cresol para as finalidades de custeio, investimento, comercialização e industrialização.  "Queremos expandir o repasse de recursos via crédito rural nas unidades da Cresol, com acesso rápido e fácil pelo agricultor familiar, que dentre outras linhas pode dispor de Pronaf e Pronamp. Acreditamos, assim, contribuir para alavancar as economias municipais e incrementar o acesso às tecnologias", disse Jerônimo Freitas Navarro, presidente da Cresol de Tombos.

O diretor presidente da Cresol de Araponga, Jésus Ermelindo Macedo, ressaltou que os contratos assinados irão fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido com os agricultores familiares da Zona da Mata. "Fundada no Paraná e em atividade há mais de 20 anos, a Cresol é uma rede de cooperativas comprometida, desde suas origens, com a agricultura familiar, para além de crédito rural, contribuir para o acesso às tecnologias e conhecimentos, para o desenvolvimento do agricultor e dos municípios. Na Zona da Mata são 16 agências, com mais de 15 mil cooperados".

Durante o encontro, os presidentes da  Cresol também entregaram, ao presidente da Emater-MG, o relatório de Atividades e Balanço Social do sistema. A reunião em Belo Horizonte contou ainda com a participação do coordenador técnico estadual da Emater-MG Roberval Juarês de Andrade.

Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Jornalista responsável: Marcelo Varella
Tel: (31) 3349-8096
www.emater.mg.gov.br
facebook.com/ematerminas

Publicado em: 22/12/2017