Solenidade será na sede da empresa, em Belo Horizonte

 

BELO HORIZONTE (05/12/2017) - A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a primeira do setor fundada no país, comemora nesta quarta-feira (06/12) os seus 69 anos. A data também foi consagrada como o Dia Nacional da Extensão Rural. Para marcar os novos tempos, a Empresa lança ainda uma nova marca e homenageia, como já é tradicional, personalidades e entidades que têm se destacado nas ações em benefício do setor agropecuário mineiro. A solenidade será no auditório da Unidade Central da Empresa, em Belo Horizonte, às 9h30, na av. Raja Gabaglia, 1.626, bairro Gutierrez.

Tradicionalmente, nesta data, a Emater-MG também presta homenagens aos próprios funcionários por tempo de serviço. Neste ano, serão contemplados extensionistas com 10, 20, 25, 35 e 40 anos dedicados ao trabalho extensionista. A homenagem é um reconhecimento pela atuação dos servidores, para empreender políticas públicas e transformar a realidade dos produtores rurais e do público urbano atendidos pela empresa. Os agraciados recebem medalha e certificado.

Logomarca e veículos novos

Na solenidade desta quarta-feira será lançada também a nova marca da Emater-MG. O novo símbolo procura integrar elementos  que sintetizam as atividades da Empresa. No evento ainda será lançado um Curso de Ensino à Distância, voltado para os técnicos da Empresa, que busca qualificar as ações dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Outro destaque na cerimonia pelos 69 anos da Emater-MG será a entrega simbólica de dois veículos, de um total de 184 novos carros adquiridos pela Empresa, para renovação e qualificação da frota que auxilia no trabalho em campo. Os veículos foram comprados com recursos do Governo do Estado, por meio da Emater-MG,  e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) da Casa Civil.

Dados e projetos

Atuando de forma integrada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a qual é vinculada, a Emater-MG está presente em 796 escritórios dos 853 municípios do Estado, o que corresponde 90% deles. Em 2016, a Empresa realizou 875 mil atendimentos com repetição e, considerando o período de janeiro a novembro deste ano, já são mais de 1,1 milhão de atendimentos, com repetição. Ampliação alcançada em função do aprimoramento da gestão e sistemas informatizados, desenvolvidos pelo setor de Tecnologia da Informação da Emater-MG.

Para realizar seu trabalho, a Empresa conta com um corpo funcional de 1.893 servidores, sendo 968 deles no campo, junto ao produtor rural. Atuação que beneficia mais de 400 mil agricultores por ano. O trabalho da Emater-MG está estruturado em oito agendas estratégicas, pautadas pelas principais cadeias de valor do Estado e nos desafios para o desenvolvimento sustentável do campo. São elas: agroecologia; comercialização e gestão; cadeia de valor da bovinocultura; cadeia de valor do café; inclusão rural e sucessão na agricultura familiar; produção de frutas, olericultura e pequenos animais; e segurança hídrica e sustentabilidade ambiental.

Destaques

Juntamente com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Emater-MG realiza o Certifica Minas Café, maior programa de certificação de propriedades cafeeiras do mundo. Ao todo, já são 1.300 propriedades certificadas. Ainda dentro do programa, é realizado o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, o maior do Brasil.

Outra ação da Empresa junto aos agricultores e produtores é a valorização do crédito rural, que só este ano alcançou a cifra de R$ 900 milhões em projetos do Pronaf Investimento, executados pela Emater-MG. Tem ainda os trabalhos realizados no Programa Queijo Minas Artesanal que, junto com o IMA e Epamig, orienta os produtores de queijo em boas práticas agropecuárias e de fabricação, sem deixar de lado a comercialização e o reconhecimento do produto na gastronomia mineira e do país. Neste contexto, vale ressaltar a realização do Concurso do Queijo Minas Artesanal que, neste ano de 2017, teve a sua 10ª edição, promovida durante o Festival de Gastronomia de Tiradentes, em agosto.


Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Jornalista responsável: Terezinha Leite
Tel: (31) 3349-8021
www.emater.mg.gov.br
facebook.com/ematerminas
Crédito da foto: Divulgação/Emater-MG

Publicado em: 05/12/2017