O evento tem a presença do ex-governador do Ceará Ciro Gomes 

 

 

 

BELO HORIZONTE (07/11/2017) – A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) sedia nesta quarta-feira (08/11), em Belo Horizonte, o 2º Encontro de Técnicos Agrícolas de Minas Gerais. A iniciativa, que envolve o Sindicato dos Trabalhadores da Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Sinter-MG), terá início às 10 horas, com palestra, do ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional, o também ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, que irá discorrer sobre o cenário econômico do Brasil. O evento será realizado na sede da empresa pública mineira, de 8h30 às 17h, na av. Raja Gabaglia, 1626, Gutierrez. 

Assuntos importantes para a categoria dos técnicos agrícolas fazem parte da programação do encontro. Entre eles, a organização dos profissionais, com a criação do Conselho Federal dos Técnicos Industriais e Agrícolas e os respectivos conselhos regionais. O Projeto de Lei 5179/16, do Poder Executivo que cria o Conselho Federal e Regionais já foi aprovado nas comissões da Câmara dos Deputados e agora tramita no Senado. 

Segundo o gerente regional da Emater-MG em Belo Horizonte, Vitório Freitas, o reconhecimento da profissão de técnico agrícola é fundamental para o desenvolvimento do país. De acordo com o gerente, o Brasil deve ter em torno de três milhões de técnicos e boa parte deles são agrícolas. Só a Emater-MG tem no seu quadro funcional 516 técnicos agrícolas, do total de 1.893 funcionários.

A esse respeito Freitas argumenta que “o conselho dará independência no processo de regulamentação das atribuições dos profissionais, previstas em lei. Esse profissional está diretamente ligado ao homem do campo, especialmente aos agricultores familiares, responsáveis pela produção de 70% dos alimentos consumidos no Brasil, além de ter um papel fundamental no campo para a produção de exportação”, justifica.

O 2º Encontro de Técnicos Agrícolas de Minas Gerais desta quarta-feira também reservou espaço para debater o impacto da reformas trabalhista e da Previdência. O tema faz parte de palestra de Manoel Dias, ex-ministro do Trabalho e Emprego e presidente Nacional da Fundação Leonel Brizola.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Jornalistas responsáveis: Terezinha Leite

Tel: (31) 3349-8021

www.emater.mg.gov.br

facebook.com/ematerminas

Crédito da foto: Divulgação/Emater-MG

Publicado em: 07/11/2017